Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Masterchef Brasil – 3×22 Top 5

Por: em 3 de agosto de 2016

Masterchef Brasil – 3×22 Top 5

Por: em

Orai por nós porque agora só teremos fortes emoções nesse Masterchef Brasil.

Masterchef-Brasil-3x22-Fabio-Luriana-Raquel-Bruna-Leo

Lembra quando eu falei sobre a maldição da receita de família? Parece que a produção percebeu isso também e resolveu levar sua trollagem a níveis ainda mais cruéis. Mas, cá entre nós, que apelação, não é mesmo? Já não basta aquela final cheia dos depoimentos emocionantes, tivemos uma prévia disso no top 5. Para comprovar que receita de família é a maior furada do Masterchef, quem foi a pessoa que mais se atrapalhou na prova? Claro, a única que teve a “sorte” de pegar uma fórmula conhecida. Além de tudo isso, Leo ainda contou com as já habituais “forças ocultas” (também conhecidas como praga do Fábio) rondando sua bancada. E olha só: foi a carne queimando, a segunda tentativa quase indo para o mesmo caminho e a explosão do creme de leite. Teoria da conspiração ou só um dia de azar mesmo?

Tirando a forçada de barra em forma de videozinho de festa de 15 anos, foi uma prova bem pensada. Contando com a sorte, a pegadinha era pegar a receita da própria família. Além de envergonhar os entes queridos, ainda tinha o risco de não saber fazer uma releitura correta do prato. Bruna e Luriana entraram no clima de apelação e trabalharam no discurso de “a gente era migas, agora somos quase irmãs”. Foi brega? Até demais – só que pelo menos surtiu efeito. Suas tortas foram as melhores e Bruna ganhou o direito de subir para o mezanino. Raquel e Leo foram os piores (lembrando que ela também teve o azar da panela de pressão queimando tudo), para profundo desgosto dos chefs.

Masterchef-Brasil-3x22-Paola-Jacquin-Fogaça

Masterchef gostou mesmo do esquema de várias provas, com total intenção de mexer com o emocional de todos. Estamos de olho, produção! Dessa vez, Leo ficou de fora da brincadeira, por causa da penalidade sofrida anteriormente. Seria a prova de sua vida, mas ele teria que adiar um pouquinho. Aos participantes, deram o tempo de 30 minutos para preparar o melhor dos risotos. Por ser algo mais “simples”, os chefs queriam algo excelente – mais uma vez, exemplo ótimo de pegadinha. Como de costume, a confiança em excesso poderia colocar tudo a perder, o que foi o caso de certas pessoas que se acham perfeitas.

Como a Raquel disse, várias receitas passaram pela cabeça, mas pra dificultar um pouco a brincadeira, eles só poderiam usar os ingredientes dispostos na bancada. Luriana apostou na abobrinha, Fábio na abóbora e Raquel na linguiça. O Senhor Perfeito estava com tanta certeza de que garantiria ali seu lugar nas quartas de final que deu até um nervoso – aliás, ele não acreditou que perdeu a prova para um risoto de linguiça. Mas o que vence prova não é gogó, é boa comida. Como Leo tinha previsto (não foi agorando, como certas pessoas faziam com ele), o risoto de Luriana passou do ponto, dando a vitória para Raquel.

Masterchef-Brasil-3x22-Paola

Por fim, chegou a prova que deixou muita gente curiosa desde a prévia transmitida na semana passada. Podemos fazer belos e nutritivos pratos com cascas, talos e outros “restos” que passam batidos no cotidiano. Mas e mato, tem serventia na cozinha? Paola veio com toda sua sutileza e sabedoria para jogar na cara da sociedade as tantas utilidades daquelas folhas. O que os competidores apresentaram passou longe bem longe do que a chef apresentou – e, sinceramente, nenhum dos pratos me pareceu apetitoso. Mas acredito que a iniciativa tenha sido muito importante para eles enquanto profissionais. A consciência adquirida ali foi uma ótima sacada e deu espaço para mostrar ao público algo diferente. Desses últimos episódios, foi a prova mais desafiadora e diferente.

Dava para perceber que os três concorrentes estavam que nem baratas tontas naquela cozinha. Ninguém sabia o que fazer com aqueles ingredientes com que nunca tinham trabalhado. Venceria quem tivesse mais conceito na montagem e soubesse usar bem as folhas na preparação do prato. Mais uma vez, Leo provou o amargo sabor da negatividade alheia e por pouco não temperou seu peixe com sangue. Novamente, mostrou seu talento e foi o melhor dessa última parte do programa. Todos os pratos ali tinham defeito, mas o dele foi o menos criticado.

Quando o Leo subiu ao mezanino, Raquel teve a melhor das reflexões da noite. Os dois são lobos solitários na competição e ela se deu conta de que pode “chamá-lo de aliado mesmo sendo concorrente”. O mesmo não poderia ser dito dos dois competidores que ficaram para a berlinda. A maior diferença entre o prato de Luriana e Fábio estava na apresentação – enquanto ela manteve uma lógica na montagem (apesar de ter rebocado demais), ele teve ideias infelizes de acompanhamento e a aparência não ajudou muito.

Dessa vez, Fábio quebrou a cara com seu jogo de amizades e inimizades. Depois de fazer o fofo com muitos ali dentro, ele finalmente revelou sua verdadeira face e não fechou mais a torneirinha de veneno. E nem suas aliadas estavam torcendo por ele no fim das contas. Particularmente falando, era a eliminação mais justa e perfeita ali. Não basta ser um bom cozinheiro. Tem que focar todas as suas energias em se superar sempre que possível e fazer um bom trabalho nas provas. Fábio parecia bem mais preocupado com o desempenho dos concorrentes e não deixava de soltar comentários maldosos com o único intuito de atacar os coleguinhas. Alguém assim provavelmente não terá um trabalho fácil em uma cozinha profissional, em que é preciso lidar com outros cozinheiros para fazer o melhor para os clientes. Tem que comer muito o arroz e feijão da humildade, amigo.

Masterchef-Brasil-3x22-Fábio-Luriana

Algumas observações:

Jacquin tem o superpoder de sentir canela em tudo, né? Ninguém engana aquele paladar treinado!

– Alguém, por favor, manda o Fábio guardar todo seu veneno pra ele? Tá cada vez mais feio.

– A “prova do mato” seria ideal para a cozinha-laboratório do Lee – mas não me entendam mal, jamais queria ele ali no programa novamente. Que seja feliz na vida, só que longe das telinhas.

– Quem deve permanecer no Masterchef? A torcida do Leo estava a todo vapor com 74% – uma diferença imensa do segundo lugar, que era Luriana (com 20%).

– Ana Paula da Depressão: “eu nunca como nada. Comer mato já está bom”.

– Fábio e Luriana parecendo alunos em prova oral: é aquela coisa assim que eu não lembro o nome, mas tá aí, professora.

– Veja bem, não sou eu que estou dizendo:

Falta pouco para o final e já temos nossos quatro finalistas. Gostou do episódio de Masterchef Brasil? Para quem vai sua torcida? Conta pra gente nos comentários!


Giovanna Hespanhol

Jornalista apaixonada pela cultura pop e por tecnologias. Forte tendência a gostar de séries ruins e comédias água com açúcar.

Bauru/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Game Of Thrones

×