Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Masterchef Brasil – 3×25 Final

Por: em 24 de agosto de 2016

Masterchef Brasil – 3×25 Final

Por: em

Quando falam na equipe de edição do Masterchef Brasil, só consigo imaginar um bando de pessoas que buscam sempre a superação… a cada ano, como podem superar o nível de breguice do programa? Nesse quesito, eles dão um show de horrores. Para brigar pelo troféu com a “final falsamente ao vivo” da segunda edição, esse ano eles levaram os competidores até o estúdio de carro, bem no estilo BBB (mais uma vez) e fizeram um clipe “tiozão do pavê” para anunciar o vencedor. A enrolação, no entanto, foi a mesma: é trajetória minimamente comentada pra cá, depoimento emocionante pra lá e tudo de mais clichê para testar a paciência do telespectador.

Passando isso, vamos à final. O resultado foi tão comemorado quanto o gol decisivo de uma Copa do Mundo ou aquele dinheiro que misteriosamente aparece quando a gente mais precisa. O queridinho do Twitter, lobo solitário, crush de todos e underdog venceu a “vilã” da história numa competição bem justa e limpa. Os dois apresentaram menus completos de alto nível e quase impecáveis. Por mais difícil que possa aparecer, Bruna e Leo tiveram quase os mesmos erros e a vitória foi definida nos pequenos detalhes.

Masterchef-Brasil-3x25-Leo-Bruna

Os ventos pareciam nos direcionar para uma vitória de Bruna. Ela tinha um menu mais elaborado e com melhor conceito. A exemplo do que aconteceu no ano passado com Raul, no entanto, essa coerência de cardápio não foi suficiente para vencer a parada. Apesar disso, a determinação e a garra com que ela cozinha são impressionantes e verdadeiramente dignas de um prêmio (ainda bem que o segundo lugar também ganha um curso na Le Cordon Bleu, né?). Bruna talvez tenha sido a pessoa que mais apresentou sua personalidade nos pratos, sendo o maior exemplo sua última sobremesa. Com a teimosia de uma legítima mineira, ela foi ousada e acreditou no próprio taco até o segundo final.

Mais uma vez, Bruna esteve nas mãos de sua receita preferida: a de sobremesas. A ousadia nos docinhos de beterraba foi tão grande que acabou custando-lhe o prêmio. Os sabores não conciliaram da mesma forma que seus pratos anteriores (a exemplo do cordeiro grelhado com purê de ervilhas) o fizeram. A “panna cotta chocolatosa”, como definiu Paola, não agradou como deveria e isso a gente leva de lição pra vida toda. De nada adianta tentar esconder os vegetais com um chocolatinho, as crianças sempre vão descobrir!

“Vou levar esse título para casa”

Masterchef-Brasil-3x25-Bruna-Leo

Leonardo poderia muito bem ter saído na prova do bolo de três camadas. Mas foi nesse grande erro que ele despontou como um dos personagens mais emblemáticos da temporada. Ele não saiu naquele momento porque o prato mais saboroso da noite e isso deu confiança para continuar crescendo. Pode não ter se dado bem com os colegas, o que é um problema muito sério na cozinha profissional, porém conquistou o respeito dos chefs e, de quebra, conseguiu desbancar oponentes muito fortes – inclusive Bruna.

Seu menu parecia um pouco confuso, mas tinha um conceito interessante. Terra e ar seriam seus guias e, apesar dos erros, os pratos foram elogiados pelos chefs. Para quem dizia que sua cozinha era confortável e óbvia, ele arriscou com a barriga de porco e sua sequência milionária (menino Leo sempre ambicioso, não?). A sobremesa pode não ter sido inovadora e passou bem longe da perfeição, mas ainda assim foi melhor avaliada. Dos três pratos, o mais bonito foi o de entrada, com o carpaccio de vieiras parecendo uma obra de arte.

A temporada

masterchef-brasil-305-equipe-azul

A terceira temporada do Masterchef foi repleta de altos e baixos. O que tiramos de positivo disso foi a qualidade dos competidores, que surpreendeu bastante em comparação com as edições anteriores. Eles pareciam bem mais preparados para o ritmo frenético de uma cozinha profissional e demonstraram um desenvolvimento muito considerável. Seguindo o exemplo dos outros anos, a grande favorita não chegou a disputar a final (apesar de ter deixado o programa nos 45 minutos do segundo tempo).

Porém, dois fatores foram cruciais para dar a essa temporada aquela sensação de cansaço: a duração e o drama excessivos. Enquanto o ano passado veio com 18 episódios, esse ano foram 25. Ninguém merece tanta enrolação e tanta gente disputando. De que vale isso se nem lembramos a cara de todos? Talvez para criar empatias e segurar a audiência, o novelão que fizeram foi o maior mico dessa tour. Colocaram um Leo bom moço e coitadinho, tendo que lidar com os invejosos e numa bela noite estrelada conseguiu derrubar a todos com seu troféu. É saudável criar um cenário para não cair na monotonia, mas o que fizeram foi um exagero. Porém, um exagero que funcionou, já que o Brasil pegou Leo nos braços e carregou-o até a final.

Durante esses longos cinco meses, ouvi e li muita gente se questionando: alguém ainda vê Masterchef? O pior é que sim, tanto que a Band não para de testar novos formatos do programa (lembrando que logo mais chega o Profissionais). Essa final bateu um milhão de tweets A emissora deposita tanta fé que desistiu da ideia de adiantar a final e enfrentou a audiência de importantes jogos de vôlei e futebol. Foram vários records batidos e por várias vezes o programa foi gigante, batendo de frente com novela da Globo e, na pior das hipóteses, agarrando o segundo lugar na audiência. Enquanto for lucrativo, vamos ter que engolir Masterchef o ano todo.

Masterchef-Brasil-3x25-chefs

Palmas para você que ficou acordado até mais de 1h da manhã vendo Masterchef.

Últimas observações:

– A Band teve alguns probleminhas na transmissão no início do programa, como foi reportado por alguns telespectadores no Twitter. O sinal chegou até a cair por um minutinho.

– “O troféu Masterchef é como o Oscar” também não é tudo isso, vai..

– Mezanino mais lotado que transporte público em horário de muito movimento.

– “Família da Bruna entra, parecia o Paul McCartney num estádio lotado”.

– Dava vontade de desligar a TV toda vez que começavam a enrolar com mais e mais falação. Será que eles não tem dó de gente que acorda cedo não?

Jacquin com lagriminhas nos olhos falando das comidas. Que fofo, gente.

– Pai da Bruna foi a melhor pessoa que já passou no programa. Pode tomar o lugar da Ana Paula quando quiser.

– O resultado dessa final foi um reflexo da torcida dos leitores do Apaixonados por Séries. Dos 147 votos, cerca de 79% escolheram Leo como o favorito para levar o troféu pra casa.

– Tá liberado comemorar. A edição interminável acabou!

Masterchef-Brasil-3x25-final

Alguns queriam justiça com Raquel na grande e derradeira disputa. Outros viram seus favoritos saindo pouco a pouco. O vencedor foi escolhido. E você, gostou da final de Masterchef Brasil? Agradeço a companhia de todos durante essas últimas semanas e, para não perder o costume, vem comentar com a gente!


Giovanna Hespanhol

Jornalista apaixonada pela cultura pop e por tecnologias. Forte tendência a gostar de séries ruins e comédias água com açúcar.

Bauru/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Game Of Thrones

×