Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mom

Por: em 20 de outubro de 2016

Mom

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

A vida e a convivência no ambiente familiar nem sempre podem ser dos mais agradáveis, superando a inevitável relação parentesca cada um possui a sua própria personalidade e o seu modo particular de viver a vida, além de todos os possíveis conflitos e situações enfrentados cotidianamente que influenciam as relações de algum modo, adicionando ainda a esta conta uma gama de possibilidades ambientais familiares onde se disseminam os dramas, traumas, irresponsabilidades e culpabilizações, dando continuidade a um ciclo reprodutor de atitudes e decisões impensadas e destrutivas dentro do seio familiar.

O fato é que não existe a tal da família perfeita, todas estão suscetíveis a conflitos internos e influências externas, como por exemplo o uso abusivo e consequente vício em psicoativos, que, infelizmente, se constitui como uma realidade recorrente nestes dias; se trata de uma problemática que mina e prejudica qualquer tipo de relação social e, principalmente, familiar.  Apesar de se caracterizar como um tema pesado e extremamente sério nada impede que o mesmo seja satirizado! É com muita comicidade que Mom espelha o mesmo contexto familiar descrito acima, a série foi criada por Chuck LorreEddie Gorodetsky e Gemma Baker a mesma é exibida no canal CBS desde 2014.

mom-family

O show retrata a história de Bonnie (Allison Janney) e Christy (Anna Faris), mãe e filha que tiveram a sua relação e convivência interrompidas e prejudicadas por ambas, a primeira pelo uso abusivo de drogas licitas e ilícitas, responsável por um histórico hilário de irresponsabilidades e situações de alta periculosidade no período da infância e adolescência de Christy, e a segunda por se tornar  tudo aquilo que mais desprezava – a própria mãe em todos os aspectos, e ainda reproduzir o mesmo que sofreu com a própria filha Violet (Sadie Calvano), que envolvida com um idiota e grávida aos 16, no início da série, já dava claros indícios de seguir pelo mesmo caminho da mãe e da avó.

Diferente do que se pode concluir com estas primeiras impressões Mom não é sobre as desgraças cíclicas na vida das mulheres da família Plunkett, ao contrário, é sobre as persistentes tentativas de superação e ascensão deste status, se referindo ao reconhecimento dos erros do passado e vontade que que eles não sejam reproduzidos através das gerações.

No enredo, Christy constituiu a sua própria família em meio a decisões imaturas e sob a influencia das drogas, atualmente trabalha como garçonete e é mãe solteira da adolescente e problemática Violet e do estudioso e encantador Roscoe (Blake Garrett), fruto de um casamento louco já finalizado da mesma com um traficante de drogas de baixo QI, é chefe da própria família e dá tudo de si para prover a necessidade de todos enquanto frequenta as reuniões dos Alcoólicos Anônimos e tenta se manter sóbria, mas a realidade não ajuda muito.

mom-tv-show-2x01

A história se desenvolve em cima do retorno de Bonnie, que impõe a sua presença na vida familiar da filha a seu contragosto, considerando que a mesma culpa a mãe por tudo de ruim que já aconteceu e ainda acontece em sua vida. Mesmo com certa relutância Christy acaba por reconhecer que precisa de ajuda e deixa a mãe ficar mediante a condição de que ela se mantenha limpa de todo e qualquer tipo e drogas e também frequente as reuniões. Nasce daí a reconstrução de uma relação perdida há muito entre mãe e filha, regada a muitas indiretas e referências ao passado engraçadíssimas e situações atuais que desencadeiam novos e velhos conflitos, mas que também ajudam a estreitar os laços.

Contudo, Mom não é só a exploração da relação entre mãe, filha e neta, o outro ponto forte da série é a amizade hilária originada nas reuniões do AA entre Christy, Bonnie, Marjorie (Mimi Kennedy), senhora que já foi inimiga de Bonnie nos velhos tempos, possui um passado de abusos e rende momentos inusitados ao relatá-los e Jill (Jamie Pressly), uma socialite que demonstra um comportamento violento e de stalker, está propensa a recaídas pelo pouco tempo de sobriedade. Juntas elas se relacionam de forma cômica compartilhando experiências e histórias de vida, se ajudando umas as outras a não ter uma provável recaída.

on-the-set-of-mom

Todo o ambiente de Mom é envolto em muita comicidade, mesmo os assuntos mais sérios, como anteriormente ressaltado, o show é ótimo para quem quer rir e passar o tempo, mas também anda em busca de conteúdo real que emocione e realmente conte uma história que valha a pena ser vista. A série possui uma boa recepção da crítica especializada e já ganhou várias indicações e dentre elas dois prêmios, ambos merecidíssmos pelo espírito do show: Allison Janney que interpreta Bonnie.

 


E você, já está familiarizado com o universo de Mom? Está afim de dar uma chance? Comenta com a gente!


Ana Rebeca Tamandaré

Jovem bahiana simpática e gente boa que curte um bom número de séries e por este motivo tem a audácia de escrever suas opiniões positivas e negativas sobre elas.

Itamaraju/BA

Série Favorita: How i Met Your Mother/Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×