Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mothern – Manual da série brasileira

Por: em 3 de agosto de 2010

Mothern – Manual da série brasileira

Por: em


Em 2002, quando a internet no Brasil ainda engatinhava, surgiu um blog, o Mothern – As incríveis aventuras de 2 garotas que já pariram, que visava, segunda as próprias autoras Juliana Sampaio e Laura Guimarães, encarar a maternidade com mais leveza e bom humor.

De 2002 pra cá muita coisa aconteceu. O blog virou um livro, o Mothern: Manual da Mãe Moderna, e o livro virou série no GNT, a primeira série de dramaturgia produzida pelo canal a cabo (uma parceria com a produtora Mixer).

Nunca ouviu falar? Só conhece pelo nome? Não tem problema, nós te apresentamos àquela que é, sem exageros, a melhor série produzida em solo brasileiro de 2006 pra cá. Mothern estreiou no final de 2006 com o episódio O Nascimento da Mothern, no qual conhecemos as quatro amigas: Beatriz, Mariana, Luiza e Raquel, enquanto acompanhamos o parto e a transformação de Bia em mais uma mothern, a última do grupo a finalmente experimentar a maternidade. E é uma pergunta de Bia, ainda no hospital, que deixa claro o tom da série: “Porque vocês não me contaram?”. Afinal, todo mundo fala das coisas sérias e bonitas de se ter um filho, mas esquece de avisar que a mãe fica acabada, que a barriga não vai embora depois que o filho nasce, e que junto com o bebê sai uma gosma nojenta! Pois é, parir é punk.


São três temporadas, cada uma com treze episódios que tratam de temas importantes relacionados a mães, filhos e relacionamentos de uma forma leve, descontraída e tantas vezes engraçada. Não é preciso ser mãe pra gostar (e cá estou eu como prova), afinal, antes de sermos mães, ou pais, todos somos filhos. E é assim que nos identificamos com grande parte das experiências vividas por essas mães modernas.

O elenco, na época da estreia, era completamente desconhecido do grande público, já que as quatro protagonistas são oriundas do teatro, o que contribui (e muito) na qualidade da série. Hoje a divulgação seria um pouco diferente, já que um dos maridos das motherns é Rafinha Bastos, nacionalmente conhecido graças ao CQC. Quem também acabou ficando famosa foi a melhor atriz mirim do elenco original: Klara Castanho, que esteve na Globo em Viver a Vida, como uma promessa de vilãsinha que o Ministério Público (oportunista como sempre) não deixou acontecer.

Mais o maior destaque do seriado é mesmo o excelente quarteto protagonista.


Mariana (Fernanda D’Umbra)

Chefe de cozinha, dona de restaurante e mãe solteira (ou quase isso), Mariana cuida da criança mais fofa da série sozinha.  Sua filha Bel (Klara Castanho) tem cinco anos e muita personalidade, o que acaba tornando sua mãe um pouco refém dos caprichos da menina. Ainda na primeira temporada conhecemos João, namorado de Mariana que conquista todo mundo, inclusive a Bel.



Beatriz (Juliana Araripe)

Bia é arquiteta e mãe de primeira viagem, e é com o seu parto que a série começa. Ela é casada com o Zé (Alexandre Freitas) e está aprendendo a ser mãe com o Filipe , um bebê fofo (Miguel de Azevedo Marques) que parece filho do vizinho! Das quatro motherns, Beatriz é provavelmente a que tem menos parafusos no lugar, e suas nóias encluem maluquices como “porque meu filho não sorri?” ou “meu filho só tem uma pinta minha!”.


Luiza (Melissa Vettore)

Luiza é a segunda mulher do Léo (Otávio Martins) e juntos eles tiveram a Nina (as gêmeas Giovana e Giulia Ramos). Quase sempre junto com os dois está Martim (Pedro Henrique Lemos), fruto do primeiro casamento de Léo, que Luíza trata como um filho. Claro, com algumas dificuldades com a mãe do garoto, afinal ela é a madrasta!



Raquel (Camila Raffanti)

Raquel, publicitária, é a representante da família clássica: mãe, pai e dois filhos. Seu marido Marcelo (Rafinha Bastos) é piloto de avião e vive mais longe de casa do que deveria. Laura (Pietra Pan) é sua filha mais velha mas com apenas três anos, e Pedro (Enrico Damaro) o caçula de dois… Já dá pra imaginar a confusão que crianças tão pequenas são capazes de aprontar, não?

Todos os episódios começam com algum depoimento de um sociólogo, psicólogo, etc. E como é de se imaginar, alguns são extremamente interessantes, como os do filósofo e doutor em Educação Mario Sergio Cortella, e outros (poucos) são extremamente chatos. Nada que o botão de flashforward não resolva.

Até o ano passado o GNT ainda reprisava a série. Hoje, Mothern passa no novo canal da Globosat, o Viva, aos sábados e domingos, às 18:30. Mas pra quem não tem o tv a cabo, no Youtube, você encontra grande parte dos episódios, principalmente da primeira e segunda temporadas. É o jeito, já que infelizmente só foi lançado o DVD da primeira temporada, com apenas dez episódios escolhidos como “os melhores”, bastante subjetivo não?

Pra terminar, faço minhas as palavras de Otávio Martins, o Léo, em seu blog. Ainda não viu? Assista. É uma das melhores coisas feitas em TV no Brasil.

A seguir você confere o primeiro episódio, que como em todo começo de série, ainda era um pouco cru. Daí em diante a série só evoluiu.

O Nascimento da Mothern

Curiosidades:

  • As quatro protagonistas se juntaram também para um outro projeto, a peça Confissões das Mulheres de 30, de Domingos Oliveira (que escreveu a peça baseando-se no sucesso da sua filha Maria Mariana, Confissões de Adolescente). No teatro, Melissa Vettore, Camila Raffanti e Juliana Araripe encaram os holofotes enquanto Fernanda D’Umbra assume a direção.
  • A série chegou a concorrer ao Emmy Awards 2007, mas infelizmente não levou o prêmio pra casa.
  • Na terceira temporada algumas crianças tiveram que ser substituídas. A única perda verdadeiramente lamentável foi a de Klara Castanho, que à época tinha ido parar no SBT, sendo substituída por Fernanda Concon.
  • Dois atores do elenco são blogueiros de longa data: Fernanda D’Umbra e Otávio Martins. Foram seus blogs as maiores fontes de fotos e informações da série, tão escassas internet à fora.


  • Cristal Bittencourt

    Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

    Salvador / BA

    Série Favorita: Anos Incríveis

    Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

    • Jessica

      Humm já tinha curiosidade quanto a série, depois do post só aumentou!!! Adorei, realmente parece uma produção imperdível!

    • Crystal,

      Sou suspeita porque sou fã de carteirinha da série, daquele que decorou episódios.

      Só uma correção: o DVD disponível para venda não tem todos os episódios da primeira temporada, apenas alguns que foram considerados melhores 😛

      Uma pena…

      • Obrigada pela informação Simone, vou editar no post.

        Uma pena mesmo!

    • monalisa lessa

      oooooooooown, mothern me deixou órfã com apenas as três temporadas. tomara que role a 4ª, 5ª, 6ª…. adoro! mesmo reprisando, não canso de ver!

      • Agora que o GNT até vendeu os direitos de exibição pro Viva, as chances de rolar mais temporadas são mínimas. Infelizmente.

        Sabe que eu não sei se vi o último capítulo? Estou gravando tudo no Viva pra assistir novamente!

        • Quer dizer, já que GNT e Viva são da Globosat, provavelmente nem vendeu, só cedeu mesmo.

    • FLAVIO DAMARO

      .Eu sou pai do ENRICO DAMARO e fiquei muito orgulhoso de ver meu filho participando de uma serie muito importante como o mothern e ao lado de grades artistas
      tanto adultos como mirins Kara Castanho,Pietra Pan,etc seria muito legal se tivesse a 4 temporada

      • Flavio,

        Parabéns pelo seu filho! Além de ser um fofo ele tem jeito pra profissão. Será que ele vai querer ser ator quando crescer? Lembro principalmente de um episódio em que ele e a família estavam numa pizzaria e o Pedro dizia não pra tudo, até que o Homem Aranha ligou!

        Você sabe nos informar se há algum lugar na internet com os últimos capítulos da terceira temporada? Gostaria muito de assisti-los e ainda não consegui.

        E é tão difícil achar foto das crianças do elenco, tentei achar uma foto com todos pra colocar nesse post e não achei.

        Se puder me ajudar, agradeço!

    • FLAVIO DAMARO

      .Entre no orkut do meu filho ENRICO DAMARO
      la tem diversas fotos inclusive de gravacao
      do mothern e tambem das ciancas juntas e alguns videos beijo desculpe os erros e que meu teclado deu pane vou troca-lo beijo

    • FLAVIO DAMARO

      .Para qual email mando as fotos ?

    • Fabiana lacerd

      ADORO A SÉRIE TB.. NÃO CONCORDEI MUITO COM A PERDA LAMENTÁVEL DE KLARA CASTANHO.. A ATRIZ FERNANDA CONCON QUE A SUBSTITUIU, MANDOU MUITO BEM.. FEZ A LIÇÃO DE CASA DIREITINHO.ALÉM DE SER MUITO LINDA!! A SÉRIE PODERIA VOLTAR..

    • Andralu

      A atriz Pietra PAN a Laurinha de Mothern, está na reprise da novela Uma Rosa com Amor no SBT seg a sex 16 hrs, foi um sucesso com o espetaculo teatral Menina Nina Duas Razões para Não Chorar de Ziraldo e agora prepara-se para a nova trama da seis na Globo.
      Não Percam!!!

      abs

    • Luca P Mello

      Cristal,

      Obrigado pelas palavras generosas sobre Mothern.
      Foram muito especiais os anos que nos dedicamos para criar, desenvolver e produzir a série.
      E Mothern foi a primeira série em que trabalhamos – para todos os que participaram: roteiristas, diretores, elenco, equipe técnica e produtora. Uma experiência inesquecível.

      abs!

      • Luca,
        Dei uma pesquisada no seu nome e, caso o Google tenha acertado quem você é, só me resta lhe agradecer por ter brindado a televisão brasileira com uma série tão bonita quanto Mothern.
        Muito obrigada, como fã e crítica.
        E quando tiver algum projeto novo e quiser divulgar, fala com a gente, será um prazer!
        Abraços!

    • Priscila

      Os ep saíram do YouTube :(((( alguém tem outro link não?

      • Lucas

        Olá. Em 2013 o youtube fez 3 notificacoes em minha conta, porem eu nao vi a tempo de fazer um backup de todo meu conteúdo, inclusive a primeira e segunda temporada de MOTHERN.
        Hoje em dia , nem os dvds encontro para assistir. :'(

        • Maria

          Oi Lucas…. Coincidência eu estar procurando pela série tantos anos depois, e ver um comentário seu, tão recente por aqui! Você sabe se no site do Viva, tem algumas cenas da serie? Lembro que de ter assistido no seu canal alguns anos atras, mas hoje em dia, fazendo um trabalho, pensei que poderia ser util usar alguns exemplos com a serie, e infelizmente não tenho encontrado!

    ×