Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Motivos para assistir Vikings

Por: em 14 de novembro de 2016

Motivos para assistir Vikings

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

”More, give me more, give me more

If I had a heart I could love you

If I had a voice I would sing

After the nigth when I wake up

I’ll see what tomorrow brings”

Incrível em sua premissa de drama histórico, Vikings demonstra toda a capacidade producional da History Channel ao narrar com maestria todo o universo viking e nórdico, sua cultura e religião, além de retratar com maestria acerca das famosas incursões comerciais, exploratórias e, principalmente, saqueatórias perpetuadas pelo povo nórdico em um período que remete a Era Viking. Sangrenta, histórica e emocionante, aqui seguem 05 motivos para você se render de uma vez por todas aos encantos de Vikings!

Historicidade Nórdica e Viking

vikings-season3-cast

Mesmo que os críticos apontem algumas falhas na reprodução do modo de vida e sociedade viking na série, a mesma não deixa de se caracterizar como uma fonte histórica de aprendizado, mas majoritariamente, de entretenimento. O show retrata a vida dos habitantes do que hoje conhecemos como países nórdicos, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, uma população em sua maioria camponesa que sobrevivia do que plantava, numa menor parcela estavam os vikings, que se ocupavam de atividades marítimas de comércio e exploração. A era Viking se deu em um período de três séculos, caracterizada como um período grandioso, com a real exploração territorial, contato com outros povos, conquistas sangrentas, e enfim o que contribuiu para o seu desmonte, o contato com o cristianismo, que a priori abalou uma religião mitológica nórdica, com os deuses de Ases, que em conjunto com a influencia européia e consolidação de reinos puseram um ponto final neste período de conquistas.

A verídica saga de conquistas de Ragnar Lothbrok

vikings-ragnar

Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) era um simples agricultor escandinavo, pai de família, mas extremamente curioso a respeito do que poderia vir a ser encontrado com a exploração de novas rotas marítimas. Dito e certo, o mesmo foi uma célebre figura viking, responsável por idealizar as primeiras incursões aos países da Inglaterra e França, e lá, desenvolver alianças e acordos por meio da coerção e medo, isto, em conjunto com os seus companheiros guerreiros de frota, seu irmão e braço direito Rollo (Clive Standen) também importante líder viking, sua ex-esposa Lagertha (Katheryn Winnick) uma verossímil, corajosa e brutal guerreira viking, e o seu primeiro filho Bjorn Ironside (Alexander Ludwig) bom lutador como o pai e corajoso como a mãe. Em conjunto com os seus familiares e tribulação, Ragnar se destaca com uma importante figura nórdica, lendário líder e chefe tribal viking, que seguiu numa saga de conquistas até eventualmente se tornar o rei da Dinamarca.

Empoderamento feminino viking

vikings-lagertha

Num demostrativo de claro retrocesso em relação a igualdade de direitos e liberdade das mulheres nos tempos atuais se encontra, há muitos séculos atrás, a poderosa figura de Lagertha Lothbrok (Katheryn Winnick) e um considerável número de verdadeiras guerreiras vikings, mães de família sim, belas e recatadas, assim como, mulheres corajosas, escudeiras habilidosas de linha de frente nas batalhas; donas de uma posição respeitada na Era Viking as mesmas eram quem quisessem ser. A principal figura deste claro empoderamento é a própria Lagertha que não se deixa definir pelo status de ex-mulher de Ragnar, pelo contrário, ao ser substituída tratou de arranjar os próprios meios para a sua ascensão, se sacrificando até chegar a posição de liderança mais alta da sua tribo que exala pelos poros um real empoderamento, se ajuntando ainda ao ex-marido nas lutas de conquista pela Europa.

As estratégias e batalhas

vikings-floki

Sangrenta, nua e crua. As batalhas travadas pelos vikings são um deleite a parte, é tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que o telespectador meio que se perde no meio do bolo, em meio a ataques com machados, facas, espadas, flechas, entre outros elementos, e de defesa com os escudos e formações de proteção e avanço, além de um diverso arsenal de estratégias de saqueamento e ataques com o auxílio de instrumentos incapacitadores e letais. É nas batalhas que vemos o quanto o povo viking é de fato corajoso e busca acima de tudo uma morte honrada, no campo de batalha, com o objetivo de ter acesso a Valhalla o céu dos guerreiros, firmados em um crença mitológica nórdica.

Fotografia e trilha sonora

vikings-fotografia

Vikings é filmado na Irlanda e só por este fato já dá para se ter uma dimensão do cenário gelado e extremamente hipnotizante de bonito, com lindas montanhas, florestas, riachos e rios praticamente inexplorados, que rendem algumas fotografias de encher os olhos. A série também exerce a sua própria cota de boniteza, com a grandiosidade dos diversos barcos pertencentes a frota viking, a frequente visão panorâmica das batalhas, e a precisa reprodução das aldeias nórdicas e reinos da Europa. Por fim, a maravilhosa trilha sonora que acentua os momentos de tensão e luta.


E vocês, caros leitores, acrescentam mais algum motivo para os que não conhecem darem uma chance a Vikings?
Quanto a vocês que nunca ou já ouviram falar sobre a série, bora dar uma chance?
Não deixem de comentar, até a próxima!


Ana Rebeca Tamandaré

Jovem bahiana simpática e gente boa que curte um bom número de séries e por este motivo tem a audácia de escrever suas opiniões positivas e negativas sobre elas.

Itamaraju/BA

Série Favorita: How i Met Your Mother/Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×