Movimento #DubladoSemOpçãoNão!

5 de fevereiro de 2012 Por:

É com muito orgulho que o Apaixonados por Séries mergulha de cabeça nesse movimento!

Campanha da Sociedade dos Blogs de Séries em prol do direito de escolha pelo assinante de TV por assinatura no Brasil.

Questão de Escolha

Quando você compra ou aluga um DVD ou Blu-ray, é possível escolher se vai assistir ao conteúdo com áudio original e legendas ou dublado em português. É um recurso simples, democrático, acessível e independente da preferência pessoal do espectador. Infelizmente, o mesmo não ocorre na TV por assinatura brasileira. Desde 2007, diversos canais fechados passaram a investir em conteúdo dublado (ignorando a parcela de assinantes com deficiência auditiva, diga-se), sobrepondo-o em cima do original legendado, muitas vezes da noite para o dia e sem conferir a opção de escolha. Poucos hoje oferecem legendas e a tendência por oferecer o áudio dublado por padrão hoje é dominante. Pautados em pesquisas de mercado como esta do Instituto DataFolha, que indicam a preferência pela dublagem por uma relativa maioria (afinal, pouquíssimos são consultados), canais de TV investem na imposição da dublagem de atrações que costumavam ser exibidas com áudio original e legendas. Você foi consultado?

Questão Técnica

Assim como ocorre no exemplo do DVD ou Blu-ray, a maioria das operadoras de TV por assinatura estão tecnicamente preparadas para oferecer todas as opções para o assinante, seja para aquele que prefere assistir filmes e séries com áudio original e legendas, ou para os que preferem dublado. “Tecnicamente disponibilizamos isso para todos, basta o programador mandar. Se os canais nos mandam a legenda e dois áudios, estamos prontos para oferecer as opções em 100% dos canais”, declarou o gerente de marketing da NET, Alessando Maluf, em entrevista ao Jornal do Comércio. Isso tanto é verdade que canais dos grupos Tele Cine e HBO, por exemplo, já disponibilizam todas as faixas para seus assinantes, que precisa apenas selecioná-los no controle remoto. Mas por que esse, então, não é o padrão?

Questão Financeira

Nem todos os canais estão dispostos a incorrer nos custos necessários para a implantação desta tecnologia. Alexandre Annenberg, presidente-executivo da ABTA disse que “isso envolve custos adicionais que não são triviais, pois passa a ocupar faixas diferentes da capacidade de transmissão. Se você simultaneamente estiver transmitindo dois filmes, um dublado e um legendado, ocupa um espaço que tem um custo, obviamente”. Ele ainda complementa que “Na medida em que a TV por assinatura recentemente começou a receber uma marcha significativa de assinantes de classe C, percebemos que isso passou a ser uma exigência dessa classe que se sente, digamos assim, mais confortável com programação dublada. A partir daí, para atender a esse contingente expressivo, nós passamos a investir também na dublagem de filmes e séries”. Vergonhoso com o assinante e com o consumidor.

É curioso notar, contudo, que de acordo com dados da Anatel, a TV por assinatura no Brasil teve um crescimento estrondoso, de mais de 30%, com uma base superior a 12 milhões de assinaturas. Ora, tamanho crescimento reflete diretamente no faturamento de canais e empresas, razão pela qual o argumento “falta dinheiro” é absolutamente refutável. Falta interesse e, principalmente, respeito com você assinante que paga caro para ter um produto incompleto e discriminatório. Por isso, o Ligado em Série, alinhado com a Sociedade dos Blogs de Séries inicia aqui o movimento “DUBLADO SEM OPÇÃO, NÃO!”, pelo nosso direito de escolha de áudio original e legendas ou dublagem na TV paga.

O Que Fazer?

Nesta campanha, organizamos uma Petição Pública para ser assinada por todos aqueles que querem ter a prerrogativa de escolha na hora de assistir TV. As assinaturas serão coletadas pelos organizadores do movimento, impressas e encaminhadas anexadas a ofícios impressos dirigidos às principais operadoras de TV, aos canais infratores e à ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura, que representa o lobby dos principais canais.

Mas você também pode se fazer ouvir. Abaixo estão listados todos os canais de filmes e séries que não disponibilizam a opção ao seu assinante, bem como seus principais meios de comunicação em redes sociais para fazermos barulho! Mandem mensagens no Facebook, twittem e exijam que a opção de áudio seja disponibilizada a todos! Siga também os perfis dos blogs parceiros, que organizarão manifestações online à favor do direito de escolha! Nós não vamos cansar até modificar este panorama! Ajude, compartilhe a petição e faça-se ouvir e use a hashtag #DubladoSemOpçãoNão!

Canais de Séries Infratores

FX: Facebook | Twitter

– Exibe quase toda a programação dublada, sem opção de áudio original e legendas.

A&E: Facebook | Twitter

– Exibe quase toda a programação dublada, sem opção de áudio original e legendas.

FOX: Facebook | Twitter

– Exibe apenas algumas atrações com opção de escolha de áudio e legendas; a maioria da programação é dublada, com opção apenas de SAP.

AXN: Facebook | Twitter

– Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.

Sony: Facebook | Twitter

– Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.

SonySpin: Facebook | Twitter

– Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.

LIV: Facebook | Twitter

– Exibe algumas séries dubladas, apenas com opção de SAP, bem como algumas atrações legendadas por padrão.

Canais de Filmes Infratores

TNT: Facebook | Twitter

– Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.

Space: Facebook | Twitter

– Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.

MGM: Contato

– Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.

TCM: Facebook | Twitter

– Exibe filmes e séries dublados, sem opção de SAP em vários casos e sem legendas.

HBO2: Facebook | Twitter

– Exibe filmes e séries somente dublados.

 

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do blog.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

  • Hellen Nogueira

    ESTOU SATURADA DAS DUBLAGENS, COMO ASSISTO SOMENTE DEPOIS DA 21:00H OS FILMES E SÉRIES, SEM AS LEGENDAS FICA SIMPLESMENTE HORRÍVEL, ALÉM DA FALAREM EXTRAMAMENTE E SEM EMOÇÃO OU GRAÇA, CASOS DAS SÉRIE DE HUMOR, O SOM PRECISA SER AUMENTADO E QAUNDO CHEGA O COMERCIAL, O BAIRRO TODOS OUVE ACORDANDO TODOS, ME SINTO ENGANADA E DESRESPEITADA, PAGO PARA VER E OUVIR NO ORIGINAL E NÃO DUBLADO, NESSE CASO AS TV’S À CABO COM O TEMPO DEIXARAM DE EXISTIR, POIS AS TV’S ABERTAS COMEÇAM A PASSAR OS SERIADOS
    DUBLADOS, COMO JÁ FAZEM, FICANDO SOMENTE ESPORTES PARA TRANSMITIREM. A SONY ONTEM (19-02)PASSOU EM TODOS SEUS CANAIS MESMO HORÁRIO NOVA SÉRIE DUBLADAS, O QUE ESTÁ OCORRENDO NOS OBRIGANDO A ASSISTIR DUBLADAS E SEM ALTERNATIVAS EM ALGUNS CANAIS, É COMO UM ESTADO NÃO DEMOCRÁTICO. TAMBÉM NÃO CONSEGUI POR SAP E NEM LEGENDAS, VAMOS FAZER MILHÕES DE ASSINATURAS
    PROTESTANTO CONTRA ESSA DETERMINAÇÃO SEM OPÇÃO DE ESCOLHA.
    HELENA

  • Ohh povo besta
    vão brigar agora por causa de audio ehh???
    vá pros Eua ohh bando de palhaços!!!!!!!!!!!

    • PALHAÇO É QUEM PERDE TEMPO ESCREVENDO COMENTÁRIOS OFENSIVOS!

  • Apoio muito a campanha! As pessoas pagam para terem uma boa programação e por isso tem o direito de escolher a opção de audio e legenda!

  • Realmente acho que todos devemos ter a opção de escolha seja lá no que for.Ninguém é obrigada a engolir goela abaixo teorias baratas que não levam a nada e se elas persistem então que seja dada a opção. Dublado ou legendado é uma boa forma de contentar a gregos e troianos, agora simplesmente nos colocarem em frente de uma TV paga e bem cara por sinal, só passando filmes repetidos e ainda por cima dublados acho abominável.No momento que toda a programação das TVs por assinaturas passarem a serem somente dubladas, me desligo delas.O que ainda me prende são os poucos canais que ainda são legendados e quando esses saírem do ar, também saio junto.

Painel de Timeless na Comic-Con 2017

2 horas atráscomentarios

A volta dos que não foram! Timeless, drama sobre viagem no tempo da NBC que estreou no ano passado, ganhou fama por ter sido cancelada e ressuscitada três dias depois pela emissora, algo inédito até então na TV aberta dos Estados Unidos. Como não poderia ser diferente, todos os presentes no painel da série na Comic Con San Diego 2017 agradeceram imensamente ao público pelo salvamento. Os ‘clockblockers’, como são chamados os fãs da série, armaram uma verdadeira operação de guerra nas redes sociais assim que souberam que o seriado seria cancelado, o que acabou tendo um resultado positivo. O painel começou com a exibição de um vídeo de agradecimento aos fãs, que levou o público presente ao delírio. O […]

Leia o post completo

Painel de Colony na Comic-Con 2017

2 horas atráscomentarios

Colony foi um dos primeiros painéis de séries que tivemos nesta Comic Con 2017. Com muita expectativa para saber qual vai ser o andamento da série na sua confirmada terceira temporada, os produtores e o elenco foram recebidos pela audiência em San Diego. Estiveram presentes no painel, os protagonistas Josh Holloway e Sarah Wayne Callies, os atores Peter Jacobson (Snyder), Tory Kittles, os criadores Carlton Cruise e Ryan Condal. Sem muitos spoilers, Condal antecipou que muitas das respostas que buscamos virão logo nos primeiros episódios da terceira temporada. Entre elas, claro, como está o resto do país e do mundo, uma vez que no finale da segunda temporada os Bowman deixam de vez a Colônia de LA. Como disse Carlton […]

Leia o post completo

Painel de Van Helsing na Comic-Con 2017

3 horas atráscomentarios

Após um final de temporada sofrido, a equipe de Van Helsing tinha a grande missão de convencer o público de que a série ainda tem fôlego e merece mais uma chance. Pois eles chegaram ao painel sedentos (ops) de sucesso e conseguiram deixar os mais incrédulos bastante interessados. Presentes à mesa estavam os atores Jonathan Scarfe (Alex), Rukiya Bernard (Doc), Christopher Heyerdahl (Sam), Paul Johansson (Dmitri) e Aleks Paunovic (Julius). Também estavam Missy Peregrym, que terá sua personagem apresentada nessa temporada, o showrunner Neil LaBute e os produtores executivos Mike Frislev e Chad Oakes (que foi o moderador do Painel). A protagonista Kelly Overton (Vanessa) não pode comparecer, pois acabou de dar a luz à sua segunda filha, mas fez […]

Leia o post completo

Siga as nossas redes sociais e fique sempre conectado:

Assine nossa newsletter