Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Narcos – 1×08 La Gran Mentira

Por: em 31 de agosto de 2015

Narcos – 1×08 La Gran Mentira

Por: em

O oitavo episódio de Narcos começa de maneira confusa. Dando aquela sensação de “Pera. Será que pulei um episódio?” Foi um dos melhores episódios até então da série, que está dando uma aula de como se faz uma série.

Pablo: Eu ia fazer coisas maravilhosas por este país. Se me transformei em um monstro, como todos vocês dizem, a culpa é de pessoas como o teu pai e dos políticos “de sempre”.

Diana: Sim. Você teria feito coisas maravilhosas. E essa é a parte mais triste.

Somos agraciados com esse pequeno diálogo entre a belíssima Diana Turbay (Gabriela de la Garza) e Pablo Escobar já nos primeiros minutos. E Valeria, mesmo presa tem uma postura sensata, e acaba salvando alguns de seus amigos que foram sequestrados. Enquanto de um lado temos uma repórter ValériaVelez  (Stephanie Sigma) que só se preocupa com a história e com sua fama, do outro temos Diana, que coloca os outros à sua frente. E se prestarmos atenção, Pablo diz: “E dos políticos de sempre”, o que me recorda ao terceiro episódio, que tem como título “The Men of Always“.

Antes de seguir para a maior contribuição de Diana para a história (É claro que, se formos analisar suas ações, ela contribuiu imensamente salvando a vida de seus amigos, mas aqui vamos apenas nos focar no enredo, ignorando os fatos reais e fictícios), temos um outro diálogo que me deixou mais do que feliz de estar maratonando esta série. Quando o Presidente Cesar Gaviria explica para o pai de Diana, as condições impostas por Escobar:

Sabem o que ele está exigindo? Que convoquemos um referendo constitucional para abolir a extradição. Declarar-se culpado de ter traficado drogas somente uma vez. E o pior de tudo, quer construir sua própria prisão e ter seus próprios guardas para vigiá-lo. É fazer um pacto com o diabo.

E o pai da moça responde: “Você é Presidente de um país que virou um verdadeiro inferno. Com quem mais esperava fazer um acordo?”

Narcos 1x08

E aí que acontece a maior contribuição de Diana para a história. Ao ser morta em uma missão que não tinha nada a ver com ela, o Presidente sucumbiu às condições de Pablo. Fernando, o advogado do diabo achou que estaria livre dali em diante, mas parece que ele não leu as entre-linhas, e recebe a tarefa de diminuir ao máximo o tempo que Escobar deverá ficar preso.

Valéria também achou que sua relação com Pablo havia terminado. Afinal, ela se importa demais com sua imagem para ser associada a um traficante. Em um jogo de câmera maravilhoso, a câmera gira passando por detrás da cabeça de Pablo, e “trocando” os personagens – que conversavam de frente, bem próximos – de lugar. A cada vez que a câmera faz esse jogo e perdemos o rosto de Valéria de vista por alguns curtos segundos, quando voltamos a vê-la é como se ela tivesse adotado outra postura. Alternando entre uma mais cautelosa para uma mais confiante, e por último uma receosa. E Pablo finaliza a cena dizendo: Só quero que saiba… que você, Valéria… é uma bandida, assim como eu. Temos uma breve cena mostrando os planos de Escobar para sua castelo prisão, que serve como um lembrete do quão poderoso e rico ele é.

As repórteres parecem ter tomado conta deste episódio, com cenas maravilhosas e frases memoráveis. Em um jantar com Pacho Herrera, o seguinte diálogo ocorre:

Pacho: Você é leal a um homem que nunca a achou boa o bastante para ser esposa dele.

Valéria: Esposa dele? Eu? Não, você está muito equivocado, querido. A última coisa que quero é me casar de novo. Além disso, acha que eu gostaria de ser esposa dele? Acha que quero ficar trancada o dia todo no edifício Mônaco enquanto ele está com… comigo? Não. Isso é muito chato.

Eu não sei vocês, mas até esse momento eu não sabia o que pensar dela. É claro que ela estava deitando-se com o diabo, mas fiquei surpreso com este lado perverso dela. Apesar de que, eu não deveria me surpreender após ela ter sido o motivo de Diana ter sido sequestrada e consequentemente morta.

Família do Escobar

Uma explosão de um carro bomba cria um gancho que espero ser aproveitado na série. Na narração de Steve Murphy é dito que esta foi a primeira vez que alguém dedurou Escobar. Mas e o Cockroach?

Vemos Gustavo sendo capturado por Horatio Carril em um trato feito pelos irmãos Ochoa, e apanhando até a morte. Algo que Carril chamou de “Ira da Vingança Justa”, e a maneira que a família Escobar recebeu a notícia. A represália foi um massacre a dois times de football que jogavam em um campo. Mas o alvo, Pacho,fugiu.

Nos últimos minutos vemos que o final deste episódio é, na verdade, o começo da série. Onde tudo que aconteceu até aqui, serve para contar a história e justificar a decisão tomada por Steve no primeiro episódio. Tudo muito bem amarrado, alguns ganchos soltos para serem aproveitados mais a frente e cenas e diálogos lindos. Digo sem sombra de dúvidas que é meu episódio predileto até agora, e me deixou extremamente ansioso para o Season Finale. 

Me sinto na obrigação de mencionar que, o fato de usarem a língua nativa do país onde se passa a série é algo lindo. Pode parecer bobagem. Pode parecer pouco, mas não é. Isto dá uma imersão muito maior, afinal, foi muito mais prazeroso ouvir “Coma mierda” do que se fosse um “Eat Shit“.

Steve e o bebê


Fernando

Carioca Gaúcho, 24 anos e - quase - formado em Psicologia. Sou "spoilerfóbico", não leio sinopse de NADA e raramente vejo pôster com medo de pegar qualquer spoiler. Para mim, ver que o personagem X está no último episódio da série, já é spoiler, pois já sei que aquele personagem não irá morrer. Sim, sou chato assim com o assunto. Assisto qualquer tipo de série, basicamente. E com isto entende-se que eu não assisto Reality Show, já que para mim, não são séries. ~Intriga~ Dificilmente desisto de uma série, por pior que esteja. Desconheço nome de atores/atrizes, escritores, diretores etc. Minha memória é péssima, logo só decoro o nome daqueles que me marcam de alguma forma. Como diria Sherlock, "temos um espaço limitado na memória", não vou gastá-lo guardando nome de quem para mim, é coadjuvante.

Cachoeirinha - RS

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Reality Show

×