Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

O mundo da programação nas séries

Por: em 13 de setembro de 2014

O mundo da programação nas séries

Por: em

Hoje é o 256° dia do ano e 256 é o número de valores que podem ser representados em um byte de 8 bits. Por isso, hoje é o dia daqueles profissionais que perderam noites de sono para que esse blog fosse possível: os Programadores. E como não podemos existir sem eles, a equipe do Apaixonados por séries prepararou uma singela homenagem juntando duas séries dessa mid season que mostram momentos diferentes da história da programação, Halt and Catch Fire e Silicon Valley.

Halt and Catch Fire -Gordon, Cameron e Joe

 

Produzida pela AMC, Halt and Catch Fire é ambientada num período em que os computadores domésticos chegavam aos poucos ao mercado, sendo ainda uma novidade. A história principal, que tem início em 1983, lida com a ambição de um grupo de empreendedores e sua luta para criar um produto que pudesse competir com as grandes IBM, Apple e Commodore.

Silicon Valley, da HBO, conta a história de um grupo de programadores que, liderados por Richard, acabam atraindo a atenção de poderosos investidores com a descoberta de um algorítimo de compressão de arquivos. Assim, eles se veem diante de uma decisão que pode mudar seu futuro: vender as ações de seu aplicativo Pied Piper, recebendo uma boa quantia em dinheiro, mas perdendo os direitos sobre o produto ou receber patrocínio e recursos de uma empresa para desenvolvê-lo eles mesmos.

Os tempos são diferentes, mas o desafio e a coragem para vencê-lo são equivalentes. Mas isso não seria possível sem a determinação desses queridos programadores:

Podemos admirar Cameron Howe simplesmente por ser uma mulher de 22 anos trabalhando em um universo dominado por homens nos anos 80. Porém, ela vai além e antecipa ideias que são muito comuns para nós hoje, como a internet e os jogos em rede. Ela também está tão próxima ao século XXI quanto ao mundo social, fazer o que acha certo e liberdade sexual são conceitos comuns em sua vida.

Cameron Howe - Halt and Catch Fire

 

Diferente de Cameron, Richard e seus amigos não são o melhor exemplo de pessoas sociáveis. Como diz o próprio criador da série, Mike Judge, eles são semelhantes a muitas figuras do Vale do Silício, “socialmente inaptas”. Mas quando entram em jogo seus ideais, eles deixam de lado as preocupações e não medem esforços para chegar ao topo. Mesmo que através de trapalhadas, eles se unem em suas diferenças e, a exemplo da season finale, surpreendem a todos com seu potencial. Eles mostram, de fato, que são bons programadores ao pensarem além para resolver qualquer problema e aprender com os erros.

Silicon Valley

Porque é desse modo que os programadores são representados no mundo da ficção, como pessoas que pensam além do comum e estão determinadas a fazer o melhor. Dessa forma, Richard se destacaria facilmente na ascensão do mundo dos computadores nos anos 80 assim como Cameron poderia se juntar à equipe do Vale do Silício, pois não importa a época, os programadores das séries vão sempre prever e garantir o nosso futuro.

Enquanto isso, nós vamos continuar acompanhando esses incríveis profissionais e aguardando a segunda temporada de Halt and Catch Fire e de Silicon Valley, que já foram confirmadas pela AMC e HBO, respectivamente. E vocês, gostam das duas séries? Pretendem acompanhar? Venham comentar com a gente.


Giovanna Hespanhol

Jornalista apaixonada pela cultura pop e por tecnologias. Forte tendência a gostar de séries ruins e comédias água com açúcar.

Bauru/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Game Of Thrones

×