Os indicados ao Globo de Ouro 2018

As nomeações à 75ª edição do Globo de Ouro foram anunciadas nesta segunda-feira pela manhã por…

Primeiras Impressões: Dark

Dark é uma produção alemã de suspense e terror, criada por Baran do Odar e Jantje…

O surdo e a invisibilidade da pessoa com deficiência na produção audiovisual

Por: em 10 de novembro de 2017

O surdo e a invisibilidade da pessoa com deficiência na produção audiovisual

Por: em

No último domingo, o tema da redação do ENEM surpreendeu e tirou milhares de candidatos de sua zona de conforto: era hora de pensar nos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, direito o qual é negligenciado pelo Estado e pela própria sociedade civil.

Surdos, ao contrário do que muitos pensam até hoje, não tem sua capacidade mental alterada por sua deficiência e podem ter suas plenas capacidades laborais e intelectuais desenvolvidas quando realizadas medidas de acessibilidades adequadas. O problema é que, dependendo do tipo de surdez e do tipo de acompanhamento realizado, as necessidades de acessibilidade são distintas e nem sempre passam pela língua de sinais (LIBRAS).

Inclusive, esse é meu caso: ter um intérprete de LIBRAS não me auxilia, pois não tenho domínio dessa língua. Minha perda auditiva surgiu após dominar o português e para mim o que hoje ajuda no dia a dia é um par de AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) e técnicas de comunicação que facilitem a leitura labial.

Imagem relacionada

Tipos de aparelhos auditivos

O curioso é que antes de me descobrir como deficiente auditiva, nunca tive conhecimento de artistas ou personagens com surdez. E isso também ocorre com outros tipos de deficiências. Você consegue pensar em alguma história contada por pessoas com deficiência ou com personagens deficientes sem olhar no Google? E consegue lembrar de algum surdo?

Hoje, no dia da Prevenção e Combate à Surdez (10 de novembro), vamos tirar do armário essa questão e listar artistas e também séries que trataram do assunto de forma positiva:

Millie Bobby Brown


“Eu simplesmente comecei a cantar. Se soo mal, não ligo porque estou fazendo o que amo”, contou Millie, que ainda deixou recado para seus fãs:

 

Você não precisa ser bom no canto. Você não precisa dançar ou atuar bem. Se você gosta de verdade, então faça. Ninguém deveria poder te impedir.

Jane Lynch


A atriz de Glee é surda unilateral. Ela descobriu ainda na infância ao brincar com o irmão, que ficava trocando o rádio entre um ouvido e outro, quando ela percebeu que não conseguia fazer isso, por só ouvir no ouvido direito.

Maria Otávia Cordazzo

Reprodução | TV Globo

 

Em entrevista para a Revista Glamour, Maria Otavia Cordazzo desabafou “Uma coisa péssima para um deficiente auditivo é quando você não entende algo, pede para repetir e o outro diz ‘deixa pra lá’. É frustrante isso!”.

Espero ser referência [para os deficientes auditivos] sim, não somente para os deficientes auditivos, mas também para qualquer pessoa que busque seus sonhos, independente se possuem algum tipo de deficiência ou não. Quando você realmente quer alguma coisa, o céu é o limite.

Switched at Birth

Reprodução | ABC Family: Switched at Birth

Switched at Birth é uma série de importante representatividade para pessoas surdas: não apenas a personagem principal é deficiente auditiva, mas também a atriz que a interpreta. O ponto principal da personagem Daphne é que, não apenas ela é surda, mas sua representação é motivo de elogios na comunidade dos surdos. A série também teve o primeiro episódio na TV americana a ser falado em linguagem de sinal sem nenhum diálogo.

Master of None

Reprodução | Netflix

Na segunda temporada de Master of None, uma cena hilária surge quando um casal surdo começa a discutir sobre sexo dentro de uma loja e surge uma mãe revoltada que os filhos dela sabiam se comunicar em língua de sinais e começaram a reproduzir a conversa do casal correndo pela loja.

CSI

Em CSI, o personagem Grissom aprendeu a linguagem de sinais com sua mãe, que era surda, e depois descobriu que estava perdendo a audição devido a otoesclerose.


Consegue lembrar de mais algum personagem ou ator surdo? Conta pra gente!


Virgínia Martins

Formada em Engenharia Mecatrônica, brasiliense e completamente viciada em (quase) todo tipo de série.

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

  • janjaoBHz

    eu citei a serie “switched at birth” na redaçao(apesar de ter escrito “switch At birth). mas somente pesquisando vim a saber que varios artistas tem problemas de audiçao. tenho uma irma que precisa de aparelho nos dois ouvidos,mas as vezes fico tao frustado com os valores dos aparelhos. os que ela usa sao de qualidade baixissima. ela sofre demais por causa disso. percebo que muita das vezes ela finge ter ouvido o que dissemos por medo de pedir pra repetir. uma vez ela xingou sua filha de 15 anos que a xingou de surda porque sabia que ela nao estava ouvindo. cara,eh foda viu.

    • Virgínia Martins

      Difícil mesmo essa questão dos valores dos aparelhos. Ela já tentou o SUS? Dependendo da cidade não demora muito. Ou o financiamento acessibilidade pelo Banco do Brasil? Vale super a pena.

×