Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Once Upon a Time – 6×01 The Savior

Por: em 28 de setembro de 2016

Once Upon a Time – 6×01 The Savior

Por: em

 Once Upon a Time chega a sua sexta temporada em um episódio que indicava focar em Emma e a sua trajetória como Salvadora. Tivemos a introdução de novos personagens, a continuação de alguns arcos do final da quinta temporada, mas, como sempre, quem de fato “salvou” o episódio foram Regina e Rumple.

jaffar

Jaffar já tinha sido introduzido no universo OUAT  como um dos protagonistas do spin-off Wonderland, mas foi a primeira aparição de Aladdin na franquia – já com a revelação de que ele também foi um Salvador. O que ainda não se sabe é se a troca de ator foi apenas uma decisão de agendas e direção de elenco, ou se de fato eles querem descolar a história de Jaffar da que foi criada na outra série. Será ele o vilão que Emma enfrenta nas suas visões? O pássaro vermelho, representando Iago, e o cetro de cobra levam a crer que ele pode ser a garota que se apresentou como Oráculo, mas tudo pode ser apenas um truque para despistar. Em OUAT, nunca é cedo para fazer teorias, né?

O fato é que se esses personagens foram apresentados agora, quer dizer que os veremos no presente logo, logo. Quem sabe Emma se sente mais à vontade para falar dos seus problemas para alguém que já passou por eles antes? Aliás, um dos grandes incômodos dessa premiére foi a relutância de Emma em compartilhar seus t(r)emores com o resto da família. Todo mundo percebeu que havia algo errado, ela mentiu na maior cara lavada e não estava nem aí. Não faz sentido esse tipo de reserva com quem topa qualquer coisa para lutar por ela, se logo em seguida ela vai procurar ajuda com o morador menos confiável de Storybrooke.

Por mais que seja imune aos poderes de Emma e Regina, Mr. Hyde parece ser um dos vilões mais fracos que já apareceram na série, falando sobre potência narrativa. Sua história de origem não é exatamente querida, sua introdução na temporada passada não foi muito impactante e agora o arco da Evil Queen parece muito mais sedutor que o dele. Ainda tem tempo de sobra para reverter a situação, é verdade, mas as expectativas quanto a ele e aos novos moradores ainda estão bem baixas.

snow-queen-6x01

Sem dúvidas, essa ainda é uma série sobre Regina. Por mais que o roteiro faça um esforço para dar destaque a várias tramas paralelas, é a rainha que guarda o restinho de dignidade que OUAT ainda tem. Neste episódio, a vimos enfrentar o luto pela morte de Robin em todas as suas faces. Ela sentiu a dor, tentou se apegar a uma lembrança, culpou Zelena pela tragédia, tentou entender o que significava que a alma dele tivesse sido destruída até que encontrou a esperança e a resignação durante uma conversa belíssima com Snow. O final feliz de Regina parece cada vez mais distante, mas ela precisa passar por tudo isso para encontrar redenção pelos erros que cometeu no passado.

Ela pode até acreditar que se livrou do seu lado mau, mas a Evil Queen ainda vive, física e metaforicamente. Me parece muito simbólico que a outra metade de Regina tenha ido unir forças a Zelena justamente quando o seu “lado bom” rejeitou a irmã. Regina não só culpa Zelena pela morte de Robin, ela também vê na Bruxa Má do Oeste um pedaço dela que ela quer renegar a qualquer custo. Por isso ela afastou a irmã por causa de uma briga tão trivial, por isso ela a feriu por algo tão repentino. Regina não suporta olhar para Zelena porque ela vê ali uma parte da sua metade que acredita ter matado, e foi justamente essa metade que a procurou para unir forças.

Pode ser que a temporada inteira seja baseada nesse embate entre Regina e Evil Queen, com a mãe de Henry triunfando no fim. Mas eu prefiro torcer para que Regina aceite o que ela foi, e entenda que a rainha má pode ser uma parte dela sem que isso seja uma ameaça para a pessoa que ela se tornou. O mau esteve dentro de Regina, rondando e pronto para aflorar porque essa nunca foi uma questão bem resolvida. Quem sabe encarando essa sua outra face como um outro ser, ela consiga entender isso, aceitar quem ela é e “derrotar” o passado abraçando os seus defeitos e a esperança de ser alguém melhor, apesar de todos eles.

rumbelle-6x01

Acho que desde a primeira temporada não ficava tão contente com um plot do Rumple quanto fiquei desta vez. Rumbelle têm um relacionamento tão problemático que foi bom vê-los voltando por alguns momentos ao início de tudo, a quando tudo parecia possível para quem ama e se permite ser amado. Não tenho certeza de que compro a versão de que aquele era o filho dos dois. Tendo mais a acreditar que ele estivesse preso naquele mundo dos sonhos e induziu Belle a acreditar que era a mãe dele para conseguir o beijo de amor verdadeiro e sair de lá. De qualquer forma, que bom que isso foi suficiente para que ela não caísse na lábia de Gold outra vez, porque ninguém aguenta mais aquela menina fazendo papel de besta.

Algumas observações:

-Até o macaco voador deve ter saído do zero a zero com a Emma e o Hook até agora nada?

– Que tipo de dirigível provoca… terremoto?

– Emma tem olhar de órfã, de ex-presidiária… melhor andar de óculos escuros antes que descubram o que ela comeu no café da manhã.

– Falando em olhar, o do Mr. Hyde me lembra o do Rafael de Jane the Virgin por causa do sanguinho.

– Alguém aí preocupado se a Emma vai morrer? Não sei pra que inventam esses plots se todo mundo sabe que ela vai ficar de boa, nem que Zeus tenha que mandar de volta.

– Já tinha até esquecido que o Archie tava vivo.

Curtiu o retorno de Once Upon a Time? Quer compartilhar suas teorias com a gente? Deixe seu comentário e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×