Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Once Upon a Time – 6×05 Street Rats

Por: em 26 de outubro de 2016

Once Upon a Time – 6×05 Street Rats

Por: em

Ficar animado com a sexta temporada de Once Upon a Time não parece uma boa ideia. Depois de dois episódios que pareciam ter encontrado um bom rumo para a trama, fomos apresentados ao flashback de Aladdin e, pelo que vimos, era melhor que essa história continuasse não contada mesmo.

aladdin-jasmine

Ainda não conhecíamos Aladdin e Jasmine antes desta temporada, mas o universo deles já tinha sido mencionado em outras ocasiões, o que já causou certa estranheza quando eles foram colocados na terra das histórias não contadas. Fizeram tanto mistério sobre o assunto nos primeiros quatro episódios que, para apresentar tudo, tiveram que correr com a história e se atropelaram no meio do caminho. Eu não vou falar dos efeitos especiais toscos, porque acho que já viramos essa página, mas nada naquele flashback convencia. As atuações, a química do casal, o roteiro vago, que não construiu uma boa mitologia para Agrabah, e a direção, que fez daquela cena no mercado uma das coisas mais ridículas da história da série.

Jaffar tinha tudo para ser um bom personagem, mas não parece nem poderoso, nem inteligente e nem tão mau como deveria ser alguém que levou um reino ao caos. Jasmine parecia saber tudo sobre Aladdin desde o início, mas de onde vieram aquelas informações ou todo o conhecimento sobre a caverna? Aladdin não convenceu como Salvador, considerando tudo o que Emma precisou fazer para se tornar uma. Além disso, a história da tesoura e a camuflagem em Storybrooke por todo esse tempo pareceram elementos inventados em cima da hora para dar uma solução meio preguiçosa aos questionamentos ao redor do personagem. Já é costume querer saber qual é a versão de Once para os contos clássicos, mas Aladdin entrou na mesma categoria de Frozen – era melhor ter deixado como estava mesmo.

A cota de plots reciclados da primeira temporada foi preenchida pelo sumiço de Archie. No fim das contas, a Evil Queen acabou fazendo um bem para Emma quando a forçou a falar sobre as visões para o resto da família. Eles ajudaram na busca por Aladdin e por causa da sua conversa com Henry, seu antecessor criou coragem para aparecer. Foi um pouco desnecessário dizer a Regina que acreditava que ela estava debaixo da capa, né? Poderia ter considerado outras possibilidades, ou pelo menos deixado claro que até ali, não havia nenhuma razão para desconfiar das intenções da prefeita. São atitudes como essa que fazem com que Regina sempre se sinta inadequada naquela família e tome atitudes drásticas como separar a Evil Queen dela mesma.

hook

Hook ficou claramente incomodado com as mentiras de Emma, mas segurou a onda e se manteve do lado dela quando precisou. Foi bem feio ele dizendo “tudo que seu coração desejar” para depois mostrar que estava justamente passando por cima da vontade de Emma. Não duvido nem por um segundo do amor que eles sentem um pelo outro, mas essa relação tem pontos muito mais sérios a serem resolvidos antes de morarem juntos que qualquer profecia. Hook guardou a tesoura para garantir que teria como salvar a vida de Emma em uma situação extrema, assim como Emma transformou Hook no Dark One pelo mesmo motivo. Mas esse é o jeito certo de fazer as coisas? Passando sempre por cima da vontade do outro?

Provavelmente o plot que funcionou melhor neste episódio foi o de Zelena e Evil Queen. Me parece bem óbvio que a rainha está manipulando Zelena porque precisa de uma aliada poderosa, já que Hyde morreu, Gold tem seus interesses próprios e Regina e Emma trabalham juntas. Ainda assim, entendo o fascínio de Zelena, que sempre quis ser amada e aceita por alguém da família e agora ganhou uma irmã que, não só é aparentemente louca por ela, como abraça completamente a maldade que ela tem tentado esconder. É possível que ela só se afaste da Evil Queen quando perceber que ser a bruxa má do Oeste pode colocar Robin em perigo de alguma forma.

Algumas observações:

– Cada vez mais fica claro que Regina e Rumple tiveram um trelelê no passado. Devem abordar isso nessa temporada e eu já estou preparando o saquinho de enjôo.

– A amiga da Jasmine morreu mesmo? Jurava que ela teria uma importância, mesmo que pequenininha.

– Charming deixou mesmo de lado a história do pai?

– Quando a Snow disse que eles não guardavam segredos um do outro, eu fiquei com dó.

regina-zelena

O que achou da versão de Aladdin na série? Emma vai usar a tesoura ou aceitar o destino como Salvadora? Deixe seu comentário e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×