Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Once Upon a Time – 6×06 Dark Waters

Por: em 3 de novembro de 2016

Once Upon a Time – 6×06 Dark Waters

Por: em

Está cada vez mais difícil para Once Upon a Time se levantar dos tropeços que tem dado nesta temporada. A escolha de Henry e Hook para protagonizar o episódio da semana foi inusitada, mas não funcionou. Hook é um ótimo personagem no presente, mas seus flashbacks nunca empolgam, já Henry parece ter dificuldades de emplacar boas tramas toda vez que se afasta de Regina ou Emma.

henry-hook

Em primeiro lugar, não sei de onde tiraram toda aquela tensão entre Killian e o enteado. Ok, estamos falando de um adolescente e de uma baita intriga da Evil Queen, mas tanta rejeição parece ter surgido só para sublinhar o sentimento de não pertencer a uma família que Hook precisava para lembrar do irmão, Liam II. Henry nunca foi estúpido daquele jeito antes, e mesmo depois de tudo, continuou relutando em dizer que ele era parte da família. Depois de passarem juntos por tanta coisa, e sabendo o quanto Hook é importante para Emma, é difícil engolir toda aquela birra.

O flashback foi fraquíssimo. Em parte, porque, ao contrário de Good Form, ele se passa em um período em que Hook já era um vilão. E Hook não funciona mais como vilão. Ele funcionou como Dark One porque era quase um personagem diferente, mas aquele cara da segunda temporada não funciona mais. E, em parte, porque a história foi mal desenvolvida mesmo. Eu não poderia me importar menos com aquele papo de família, vingança, submarino e do Liam procurando Nemo. Parece que rolou uma baita preguiça ali de escreverem algo minimamente interessante, preferiram só encaixar uma história avulsa para fazer Henry e Killian estreitarem os laços.

Aliás, uma coisa que vem incomodando nessa temporada é a ausência da sensação de perigo, mesmo quando ela deveria existir. Acho que ninguém acredita que Emma ou Regina vão morrer por causa das visões ou por ser a única forma de destruir a Evil Queen. Também não acreditei nada que Hook ou Henry corressem risco de vida naquele submarino. Em algumas séries a gente não acredita nisso porque ninguém nunca morre, mas esse não é o caso de Once. Já perdemos personagens importantes como Neal, Robin e Cora, e só nessa temporada um monte de gente já partiu pro submundo. Mas existe algo muito falho no roteiro que mina as tensões e faz com que qualquer senso se urgência se perca pelo caminho.

regina-henry

Uma coisa que estava indo bem era a Evil Queen usando as fraquezas da família Charming para desgastar as relações pouco a pouco. É inteligente, porque mesmo que sejam heróis, eles escondem muitas coisas uns dos outros, e expor esses segredos poderia enfraquece-los tanto individualmente, como o grupo todo. Às vezes pareceu um pouco exagerada a onisciência da rainha, que chegou num nível de praticamente ler os pensamentos de todo mundo, mas estava funcionando. Aí de repente, ela desiste de tudo porque Henry e Hook fizeram as pazes e resolve voltar para o jogo de gato e rato atrás do coração da Snow.

Poxa, de novo? Será que depois de tantos anos ainda não deu para entender que o Coyote nunca vai pegar o Papa-Léguas? Quantas bigornas mais ela precisa levar na cabeça para se tocar que isso não funciona? Além do mais, se Gold é mesmo o seu grande trunfo, entregar o que ele queria logo de cara não foi a melhor das ideias. Nenhum acordo explícito foi firmado entre eles, e o senhor das trevas costuma trabalhar olhando apenas para os próprios interesses. Será que ela acredita que flertar com ele é suficiente para manter a sua lealdade? Ou tem alguma carta na manga? Por falar em flerte, a única coisa boa naquela cena foi Belle não ter entrado e nem visto os dois se agarrando, porque de plot manjado essa série já está saturada.

Algumas observações:

– Impressão minha ou a Emma ficou mais chateada com o fato de eles terem de fato de livrado da tesoura que com a mentira inicial?

– Snow, Charming e Regina podem estrelar um crossover de OUAT e Cúmplices de um Resgate.

– Como alguém passa dias (ou semanas?) na floresta, ferido, sozinho, sem comida, água ou abrigo e sobrevive mesmo assim?

– Será que alguém vai lembrar de transformar o Archie em gente de volta? Aliás, pra quê, né?

Quase metade deste primeiro arco da temporada já se passou, e ainda não dá pra saber muito bem para onde a série está indo. A irregularidade na narrativa se reflete em números péssimos na audiência e em frustração de boa parte do público. Será que até o hiato de fim de ano eles serão capazes de trazer Once Upon a Time de volta para os trilhos? Deixe sua opinião nos comentários e até semana que vem.


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×