Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Once Upon a Time – 6×09 Changelings

Por: em 1 de dezembro de 2016

Once Upon a Time – 6×09 Changelings

Por: em

A turbulenta relação entre Rumple e Belle está sendo um dos focos de atenção desta temporada, e ainda que eles tenham chegado a um ponto que parece sem esperanças, é preciso dar os devidos créditos aos roteiristas. Changelings foi um ótimo episódio, mesmo centrado no casal mais problemático da série.

belle-blue

Há tempos não víamos Belle tão dona de uma trama. Mesmo nos episódios com flashbacks centrados nela, a personagem sempre parecia, de certa forma, coadjuvante. Desta vez ela dominou completamente a história, e mesmo com um ou outro plot paralelo rolando, nós queríamos mesmo era ver qual seria o próximo passo dela. Tudo me agradou. A firmeza em lidar com as adversidades, a assertividade nos embates com Rumple – ela ainda o ama e todos sabemos o quanto é difícil se desvencilhar de um relacionamento abusivo, ainda mais quando envolve um filho – a inteligência para buscar alternativas para solucionar os problemas e a força para tomar a decisão mais difícil da sua vida.

Entregar o filho à Fada Azul  para afasta-lo de Gold foi inesperado. Mais inesperado ainda foi ver Emma presenciando tudo aquilo sem se manifestar sobre como ela se sentiu todos aqueles anos achando que tinha sido abandonada. Talvez não tenha dado tempo, e talvez elas ainda conversem sobre isso em algum momento, mas Snow e Charming deixaram de cria-la para salvar sua vida, e ainda assim isso causou danos irreversíveis à sua personalidade. O Gideon que Belle encontra em seus sonhos é uma projeção futura de uma pessoa que ainda não nasceu. O Gideon real terá frustrações, experiências e percepções diferentes do mundo. Ele pode, inclusive, ter por Belle o ódio que tem de Rumple quando souber o que ela fez no passado.

Afinal, temos todas as provas do mundo de que Gold é um homem manipulador e que quase sempre consegue o que quer. Se ele conseguiu reencontrar Neal, que viajou séculos por mundos diferentes, não é a falta de um nome que vai impedi-lo de encontrar o outro filho. E se isso acontecer, é bem possível que encontre uma forma de colocar Belle como a vilã que separou a família, e ele a grande vítima de alienação parental. Pode, inclusive, convencer o filho de que os dois se parecem, porque foram abandonados pelas mães. A Black Fairy já tinha sido mencionada dentro da mitologia de Once Upon a Time, mas saber que ela é a Lila do Dexter... quer dizer, a mãe do Rumple, foi uma daquelas raras sacadas que além de imprevisíveis, fazem bastante sentido quando lembramos que o Dark One odeia fadas desde a primeira temporada.

gold-regina

A dinâmica entre ele e a Evil Queen, por outro lado, parece bem estranha. Eles não têm química como casal e não dá para levar a sério a troca de farpas. Porque na real, a gente sabe que Gold é um daqueles personagens intocáveis e a Evil Queen mais cedo ou mais tarde vai sair de cena e vão deixar só a Regina normal mesmo. Além de tudo, eles despertam o pior lado um do outro… e eu nem estou me referindo ao nível de maldade, mas ao de chatice mesmo. Por que tinham que fazer a Rainha tentar matar a Zelena? Para a Regina salva-la e depois falar um absurdo daqueles, de que ela é a culpada pela morte do Robin?

Hook e Emma serviram de elenco de apoio, mas isso não é um ponto negativo. Desta vez, a trama de Belle estava bem mais interessante que a Salvadora descobrindo que a espada que a matou tem um rubi. Oh. Como já comentei, só senti falta de uma conversa dela com Belle para falar sobre como é crescer longe dos pais, mesmo que por circunstâncias caóticas. E tomara que a trama de Agrabah tenha alguma utilidade nessa temporada, porque até agora só serviu para estragar uma versão de Aladdin. Já David passou o dia tão adormecido quanto o plot do pai dele e nem deu as caras. Eles podiam pelo menos fingir que os personagens estavam procurando uma solução para quebrar essa maldição.

Algumas observações:

– Como não lembrar da Claire parindo na floresta com a ajuda da Kate, não é mesmo?

– Oferta do dia no Granny’s: chá sabor Activia Baby.

– Aquela tinta de lula já foi mais ameaçadora, né? Pelo menos podem usar pra fazer um manequin challenge.

– Posso esfregar a lâmpada e pedir pra esse plot do Aladdin nunca ter existido? Posso? Posso?

belle-emma

Gostou de Changelings? Acha que o Rumple vai dar um jeito de encontrar o filho ou Blue vai dar Gideon para ser criado pela Fada Nova e nunca mais aparecer? Deixe seu comentário e até a próxima!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×