Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Once Upon A Time – 6×17 Awake/6×18 Where Bluebirds Fly

Por: em 27 de abril de 2017

Once Upon A Time – 6×17 Awake/6×18 Where Bluebirds Fly

Por: em

São episódios como Awake e Where Bluebirds Fly que trazem aquela carga emocional que não nos deixa abandonar Once Upon A Time: o amor verdadeiro, em suas mais variadas formas, sempre vence. O andamento da história e as muletas narrativas do roteiro, entretanto, permanecem e os erros dos episódios acabam se sobressaindo aos acertos.

Depois de mais da metade da temporada trabalhando quase como figurantes, o foco finalmente retornou ao casal Charming e é chegada a hora de quebrar a nova maldição do sono a qual estão submetidos. Aos trancos e barrancos, é claro, o último feito da Evil Queen foi finalmente desfeito e preciso admitir que a cena onde toda a Storybrooke se arrisca para salvar Snow e o Príncipe foi uma das mais bonitas de se ver nessa temporada, carregando consigo a carga emocional que citei logo acima.

Pelo outro lado, os malditos flashbacks. Já comentei em uma review anterior o quanto os flashbacks têm me irritado. Mais uma vez, como já tem se tornado tradição na sexta temporada, as lembranças do passado têm sido usadas para remexer e modificar partes fundamentais da história como conhecíamos de forma a estabelecer conveniências para o roteiro. De lucro, fica a atuação de Ginnifer Goodwin que entregou uma Branca de Neve emocional e muito sincera em cena.

Falando em conveniências de roteiro, pode entrar Pétalas de Fada. Não é de hoje que o mal ronda Storybrooke e acho que a explicação para a aparição das flores mágicas poderia ter sido um pouquinho melhor trabalhada. Sem palavras para a única alternativa de acordar Snow e Charming sendo desperdiçada para buscar Hook, mas ok, a gente releva visto que tudo está bem quando termina bem e, enfim, o amor sempre vence em OUAT.

É bom ver Emma curtindo alguns momentos de felicidade pra variar. Achei que ainda demoraria pra vermos Hook de volta em Storybrooke e não é que o pirata já foi perdoado por todos e mais um arco da temporada se perdeu em si mesmo? Pois é. No meio disso, o casamento está de pé novamente até que não está mais. Snow White está empolgada e quer usar a festa para garantir esperança à população, mas David discorda e, com a Batalha Final batendo à porta, todos decidem que o melhor agora é esperar.

A Batalha Final, inclusive, começa a tomar forma. Finalmente temos um vilão digno do título e a Black Fairy já mostrou que não está pra brincadeira. Pra citar a mesma, ela praticamente inventou a magia negra e Regina acredita que nunca enfrentaram tanto mal. Ainda não sabemos como tudo vai se desenrolar, mas sabemos que a Fada Negra, além de ter um segredinho sujo que não quer espalhado por aí, se prepara para obrigar Emma a enfrentar seu destino como Salvadora.

Where Bluebirds Fly, um episódio focado em Zelena com direito até mesmo a flashbacks em Oz, soou como uma despedida à nossa Wicked Witch – apesar de ela ter desistido de ir embora para sua terra. Será que a bruxa está deixando a série? Logo agora, quando ela finalmente conseguiu se sacrificar o suficiente para garantir sua carteirinha no Clube dos Heróis? Zelena, assim como todos os personagens da série (principalmente os ex-vilões), tomou muitas decisões erradas na vida e, com base em seu passado tão sombrio, acabava sempre escolhendo o caminho mais egoísta.

Em mais um episódio filler desta temporada, Zelena – com destaque para a atuação sempre impecável de Rebecca Mader – salvou o dia. Literalmente, já que seu sacrifício apenas adia um pouquinho a inevitável Batalha Final. Depois de tanto cambalear, a bruxa provou de uma vez por todas que também é uma heroína e o ponto alto do episódio: que faz parte da família. Já estava demorando demais para o amor, que sempre vence, reconciliar e reunir Regina e a irmã.

Outras observações:

  • Não estou familiarizado com a história de Tiger Lily e, sinceramente, não fiquei muito impressionado com ela. Não tenho nada a comentar sobre.
  • Gideon sempre foi um personagem tão inútil que agora está reduzido a aparições mudas e uma ou outra fala desnecessária.
  • Pelo visto e sem mais nem menos, Belle e Rumple moram juntos de novo??????????

José Elias Mendes

Jornalista, aquariano e apaixonado por séries que se esforça pra fingir saber do que está falando (spoiler alert: não sabe).

Uberlândia / MG

Série Favorita: Gilmore Girls e White Collar

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×