Os indicados ao Globo de Ouro 2018

As nomeações à 75ª edição do Globo de Ouro foram anunciadas nesta segunda-feira pela manhã por…

Primeiras Impressões: Dark

Dark é uma produção alemã de suspense e terror, criada por Baran do Odar e Jantje…

Once Upon a Time – 6×21/6×22 The Final Battle (Season Finale)

Por: em 16 de maio de 2017

Once Upon a Time – 6×21/6×22 The Final Battle (Season Finale)

Por: em

Entre altos e baixos, Once upon a Time perdeu a deixa para se despedir muitas vezes ao longo dos últimos seis anos, mas também soube se reinventar e ganhar fôlego quase tantas vezes quanto. Nesta finale, eles tiveram a maior de todas as oportunidades para dizerem adeus, mas novamente se agarraram à maior de todas as oportunidades para se reinventarem.

Reprodução ABC

The Final Battle patinou o tempo inteiro na linha tênue entre a nostalgia e a repetição de plots saturados. A maldição da Black Fairy acabou se mostrando um remendo confuso da maldição da maldição lançada pela Regina. Uma parte dos personagens voltou para a Floresta Encantada, uma parte continuou em Storybrooke sem memória, Henry continuou lembrando de tudo e Gold acordou no meio do caminho. Fiona precisava fazer com que a Salvadora deixasse de acreditar nos contos de fadas para destruir todos os mundos – e quem quer que estivesse neles – vencer a Batalha Final e ter a vida que queria com a sua família.

A mobilização de todos na Floresta Encantada, com o retorno da Evil Queen e de elementos como o chapéu do Chapeleiro Louco e o pé de feijão que foi a primeira aventura Captain Swan, foram bem mais interessantes que Henry tentando mais uma vez fazer Emma voltar a acreditar. Inclusive o ponto mais alto do episódio foi a cena em que a maldição da Black Fairy se aproxima do castelo, a Evil Queen se sacrifica para tentar ganhar tempo e vemos todos serem encurralados no centro do salão principal até que Emma finalmente encontra Henry, diz que não se lembra de nada, mas que acredita nele e reverte a maldição, trazendo de volta para a cidade quem era para estar de volta, e salvando os demais mundos de quem não vivia mais lá.

Manter o ritmo foi claramente uma prioridade dos roteiristas nesta season finale, e eles não economizaram nos momentos de ação, mesmo sem saber muito bem o que fazer com tudo aquilo. Teve dragão, queda de muitos (muitos) metros de altura que não machucou ninguém, beijos de amor verdadeiro que acordaram até quem não tava amaldiçoado, livro queimado, flashback, flashforward, luta de espada, bola de fogo, passeio por Arendelle, Wonderland, Agrabah, pedido de casamento… mesmo para um episódio de duas horas, foi informação demais. O tempo poderia ter sido melhor gasto dando um fim mais digno para personagens como Zelena, Mulan, Ruby e principalmente a família de Rumple.

Reprodução ABC

Fiona foi alardeada por uma temporada quase inteira como o grande mal a ser superado, a criadora da maldição mais poderosa, o último e definitivo inimigo da Salvadora. E no fim, foi  uma das adversárias mais fáceis de se derrotar. Quando Rumple a confronta e a transforma em cinzas, eu fiquei esperando ela ressurgir para travar a sua batalha final contra o filho, enquanto Gideon enfrentava Emma. Tô esperando até agora. Rumple lutando contra o Dark One também foi uma ideia interessante, mas tratada às pressas e sem nenhum resultado efetivo além de fazê-lo parecer merecedor de um final feliz ao lado de Belle e Gideon depois de todas as escolhas ruins que fez por séculos.

A luta de Emma e Gideon, por tudo que foi dito antes, deveria ter sido mais impactante. Era o confronto final, o sacrifício da Salvadora, o último desafio para trazer de volta os finais – ou começos – felizes. Emma se rendeu, para que nem o seu coração e nem o de Gideon fossem tomados pelas trevas, ficou inconsciente por alguns segundos, mas acordou logo em seguida com um beijo do Henry. Tudo aconteceu em um espaço de tempo tão curto que não deu nem para gerar tensão ou expectativas. Quando vimos, todo mundo já estava na santa ceia dividindo o pão e a lasanha e vivendo felizes para sempre. Será?

Por mais que a série parecesse um beco sem saída às vezes, parte do público se manteve fiel para continuar acompanhando a trajetória dos personagens, mas o que esperar de um futuro em que os únicos rostos conhecidos serão os de Regina, Hook, Rumple e uma versão completamente nova do Henry? Foi uma boa sacada repetir a história de Emma e introduzir a nova personagem que vai ocupar o lugar de criança fofa que o Jared não ocupa mais há muito tempo. Mas a série ainda precisava de reinvenção neste ponto, quando tudo já estava resolvido? Que expectativas podemos ter de uma temporada sem Emma, sem os Charmings, sem Zelena, sem Storybrooke e sem os personagens coadjuvantes que ajudaram a construir essa história? Provavelmente, nenhuma. Once Upon a Time tende a seguir o mesmo caminho que o spin-off de Wonderland e não durar muito mais.

Reprodução ABC

The Final Battle não foi um episódio ruim, mas como “series finale parcial”, o musical funcionou bem melhor. Teve uma construção mais criativa, mais original e mais envolvente. Emma enfrentando Fiona com a canção que esteve dentro dela a vida inteira foi bem mais emocionante que o duelo de espada com Gideon. O casamento com a participação de todos cantando sobre um novo começo foi mais inspirador que o jantar em família, mas ainda assim foi muito legal ver os poucos finais que eles deram para alguns personagens, especialmente Snow e Charming.

Algumas observações:

– A série deixará de ser exibida aos domingos e passará para as noites de sexta na fall season.

– Será que a cena no início do episódio vem antes ou depois da do final? Se vier antes, Henry perde a memória, se vier depois, Lucy o convence a voltar para a Floresta Encantada.

– Violet apareceu esperando o ônibus, ou foi impressão minha?

– Henry superou a puberdade com louvor, não é mesmo?

– Bebê Neal passou três anos sendo uma criança de colo, mas de repente já tem até galocha pra ele no tapetinho.

– Se gravaram  voz do Sean pra cena com a Evil Queen, podia ter aparecido uns segundos pelo menos, né? Até o Sven apareceu.

– Quero saber como vão justificar Henry ter que “salvar a família”, se a família quase toda já saiu da série.

José infelizmente teve um problema essa semana e não pôde fazer a review da finale, por isso eu voltei essa semana.

O que achou do final da temporada? Deixe seu comentário e obrigada por acompanhar as reviews aqui no Apaixonados por Séries!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

  • Maria Leonor

    Só digo duas coisas : Henry vai ser meu crush na próxima temporada e vou sentir falta do Gideon, pq Gilles Matthey é muito amorzinho <3

    • Laís Rangel

      Oi, Maria! Realmente, Henry deu um bom upgrade depois da maioridade ahahah Já do Gideon não vou sentir falta, achava ele muitooo chatooo xD

      • Maria Leonor

        Realmente,tinha horas q o Gids era um pouco chato mesmo, mas é como eu falei, o Gilles é muito amor <3

  • Dulce Silva

    Eu amei essa season Finale,se a série acabasse agora ficaria bem satisfeita,me emocionei na cena final e confesso que so vou assistir a 7° temporada porque Lana Parrilla ainda está na série,do contrário não teria mais graça.

    • Laís Rangel

      Oi, Dulce! Eu ainda não sei se vou continuar assistindo. Achei o final bacana e gostaria de guardar a lembrança da série assim. Mas provavelmente quando começar a ver spoilers e notícias não vou resistir à tentação de assistir novamente. Fazer o que, né? ahahah

  • Debora Dias

    Gente, custava terminar a série agora? Do jeitinho que terminou essa temporada? Ficou perfeita!

    No inicio quando apareceu o homem com a menina pensei ser o Henry mesmo… “Quero saber como vão justificar Henry ter que “salvar a família”, se a família quase toda já saiu da série” …Creio ser a maior duvida de todos, hahaha…

    • Laís Rangel

      Poxa, seria um fim tão legal, né? Nem tudo foi do jeito que eu gostaria, mas era um encerramento satisfatório.
      Caramba, eu tenho muitas dúvidas. Tipo, como assim Hook sem a Emma? Será que Regina, Rumple e Hook vão envelhecer tbm, ou só o Henry? Quem é a mãe daquela menina? Acho que vamos ter que esperar mais alguns meses pra ter essas respostas…

  • Jamilly Campos

    Eu estava esperando uma coisa tão monstruosa que fiquei feliz com o resultado final. Não teve mais impacto a Emma se sacrificar porque ela não morreu de verdade, a quase morte aconteceu antes dela virar Dark One e essa sim foi emocionante. Rumple acabou matando ambos os pais. Fiquei feliz da Belle ter a chance de criar um bebê mesmo sendo o chato do Gideon. Não sei pq inventam de colocar dragão quando deixaram a história da Malévola e da Lily sem continuação.
    Apesar dos pesares acho que valeu.
    Agora, se vão fazer reboot deviam é ter coragem de renovar o elenco inteiro. Demitiram os descartáveis, mas não tiveram coragem de largar o Rumple, Hook, Regina e Emma. Jennifer foi a mais sensata e se demitiu. Os outros não tiveram a mesma coragem, convenhamos a maioria dos atores fica desempregado mesmo sua série tendo sido um sucesso. São poucos que conseguem vários papéis de sucesso.
    Vou continuar assistindo, mas sabendo que é outra série só com o mesmo nome.

    • Laís Rangel

      Oi, Jamilly! Acho que a maioria das coisas não teve o efeito esperado por ser uma repetição de coisas que já tínhamos visto antes. A Emma se sacrificando, Snow e Charming se acordando, Gideon virando criança novamente… também não entendo a necessidade do dragão ahahah
      Não faz sentido um reset desses, com uns pingados remanescentes. Até para flashback fica estranho manterem só esses personagens, mas vamos aguardar…
      Obrigada pelo comentário!

  • José Elias Mendes

    Muito muito muito obrigado, Lais! Não li a review pq ainda não pude ver o episódio, mas volto pra ler assim que conseguir! Beijao!

    • Laís Rangel

      De nada, Zé! =D

  • Raquel Alves

    Amo OUAT, achei a season finale boa, mas concordo que podia ter acabado. Mas como disse a Dulce a Lana permanecerá e amo demais Regina, a voz dela, as atitudes, os carões, risos! Enfim, para mim é a melhor de todas e por ela vou assistir até o fim…
    Concordo com vc Laís, alguns personagens tinham que ter tido mais chance nesse final já que não retornarão, mas os criadores quiseram assim, ok, rs!
    Vamos aguardar a 7ª temp e ver no que vai dar!!!

    • Laís Rangel

      Regina <3

  • Erik Meira

    Alguém sabe onde assisto online ou baixo ??? Ajudem plz

  • Danilo da silva borges

    Eu gostei mais do episódio 20. Foi perfeito. Agora esses dois últimos realmente foram fracos. Eles poderiam ter acertado em várias coisas, mas continuaram com o mesmo texto “a batalha final”, que no fim acabou não sendo muita coisa. O Rumple poderia ter enfrentado a mãe dele mesmo. mas vemos a fada negra realmente morrer com bastante felicidade. Até a rainha da Neve fez mais estragos e teve um final mais empolgante. kkkk. Agora só não entendi porque o Gideon voltou bebê. Mas no geral eu gostei e me senti satisfeito. Mas a sétima temporada não vai se a mesma coisa sem a EMMA.

  • Evil Queen

    Lana vai levar a série mais um ano nas costas, espero que depois OUAT se encerre num ep especial com todos os atores.

×