Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Orphan Black – 4×06 The Scandal of Altruism

Por: em 22 de maio de 2016

Orphan Black – 4×06 The Scandal of Altruism

Por: em

Não, eu não estou nada bem.

O episódio termina e a agonia permanece. São tantas as informações que nem notei que assistia a tudo com a mão na boca, segurando o choro que fluiu ao ver a desolação de Cosima ou o olhar de Siobhan ao receber a notícia sobre o paradeiro de sua mãe. A vontade era de sair ligando pros amigos, perguntando se eles também se sentiam assim, até que me lembrei de que a única que poderia me auxiliar naquele momento estava a cinco horas de diferença  daqui. E se até semana passada eu pensava que já tinha assistido ao melhor episódio da quarta temporada de Orphan Black, os roteiristas me mostraram que eu não poderia estar mais enganado.

orphan-black-4x06-kendall

Meus deslizes pessoais foram inúmeros. A começar pela precipitada nomeação de Susan como a grande vilã da série. Raciocínio muito similar ao daqueles que pensavam que Kendall poderia ter sido sequestrada por Ira, ou até mesmo por Ferdinand. Por este mesmo motivo as consequências das escolhas de Sarah e Cosima não poderiam ter sido mais tristes aos olhos dos fãs da série. E se no começo de minhas reviews pontuei que não existia muito espaço para o drama em sua forma mais pura, na atual temporada de Orphan Black, a morte de Kendall e a conclusão da peça que falta para explicar a atitude de Beth, me fizeram entender que estou longe, muito longe de antever a genialidade da trama envolvendo as filhas de Malone. O sofrimento imposto à Cosima – uma das minhas personagens preferidas de Orphan Black – ao ter decretada sua sentença de morte após ver seus estudos e pesquisas destruídos por Evie e precisar assistir ao assassinato de Malone ao mesmo tempo em que descobria que Delphine – seu grande amor – havia sido exterminada por Cho no estacionamento do prédio da Dyad, foi similar ao que eu senti quando Paul se sacrificou para salvar Sarah das mãos dos Castores. Mas diferente deste, as irmãs agora voltam à estaca zero e isso significa apenas uma coisa: Cosima tem pouco tempo de vida

Outro equívoco foi achar que Evie apenas serviria como que para explicar a Brightborn, assim como pensar que a cicatriz em sua bochecha tinha a ver com a tecnologia implantada na bochecha de Sarah. Na verdade, tudo ali era sobre Cho e sua caçada para destruir o que pra ela é obsoleto, as clones do Leda. Enquanto Susan carregava junto a sua paixão pela busca de encontrar um meio de prover o genoma perfeito, estudando e acompanhando a evolução de todas – ou quase todas – as filhas de Kendall, Cho desde o início queria por fim ao projeto que, segundo suas próprias convicções, nada mais era que uma grande perda de tempo. Sendo ela a real culpada pelo suicídio de Betty.

orphan-black-4x06-cosima

As informações estavam ali. O problema é que muitas das peças só fizeram sentido tarde demais. E a sensação de que as coisas conspiravam a favor das irmãs também estava ali o tempo todo, seja no momento de que Art tenta proteger Krystal dos olhos de Duko, ou quando Cosima propõe o isolamento das células cancerígenas de Malone, permitindo completar o mapeamento das partes que faltam para encontrar a cura da doença que assola as irmãs de Manning. A grande questão é, como Sarah e suas sestras conseguirão de fato obter algum sucesso, já que não existe mais nada que possa ajudá-las a salvar Cosima, ou de impedir que cada uma das clones morra com o que Evie considera o fim do Projeto Leda.

The Scandal of Altruism retrata o sacrifício de Beth na tentativa de evitar que as irmãs sofressem retaliação por parte de Evie, assim como a falha em buscarem à cura da doença de Cosima, resultando no assassinato de Malone. Tudo muda a partir de agora. O problema é tentar prever como a culpa pela morte de Kendall irá afetar a cada um daqueles que restaram. Como prosseguir quando as esperanças não mais existem. E mesmo que eu tenha errado em quase todas minhas previsões até aqui, ainda insisto em fazer novas ao afirmar que talvez o caminho a ser seguido pela trama é o de que Sarah e as irmãs se unirão contra Cho. Exigindo que Manning consiga reunir o maior número de pessoas dispostas a apoiá-la – o que significaria o retorno de Helena e MK – esta última agora movida pela vingança da verdadeira responsável pela morte de Beth Childs. Mas, infelizmente, pode ser que eu esteja mais uma vez pensando de forma míope. Porém, o que de fato se tem a perder quando não nos resta mais nada?


Confesso a vocês que ainda não assisti ao promo do sétimo episódio enquanto escrevia a review, mas como me disseram que valeria muito a pena deixo-a aqui embaixo. Aproveita e me diz o que está achando desta temporada e qual sua reação ao terminar o episódio desta semana.


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×