Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Os Políticos das Séries

Por: em 3 de outubro de 2010

Os Políticos das Séries

Por: em

Hoje é um dos dias mais importantes para a manutenção da democracia. Um dia que se repete de dois em dois anos e que merece sempre a nossa atenção, seja como eleitor ou como blogueiro.

Então, na tentativa de homenagear a data, selecionamos os políticos das séries, gente engajada, para o bem ou para o mal, mas sempre comprometida a tornar o mundo das séries pelo menos um pouquinho mais politizado… Ou não.

E fica aqui nossa menção honrosa para séries como The West Wing, que dedicam todo o seu enredo aos bastidores desse assunto tão importante para o mundo: a política.

Dan Scott (One Tree Hill) – por Alexandre

Dan Scott nunca foi flor que se cheire. Ignorou a existência de Lucas, seu filho bastardo, e tentou de todas as maneiras possíveis controlar a vida de seu outro filho, Nathan. Não foi um bom pai, não foi um bom esposo, não foi um bom irmão e na maioria absoluta das vezes não pensou em ninguém além de si próprio. Dan sempre procurou ter tudo o que queria aos seus pés e fazia o possível e o impossível para que isso acontecesse. Isso não mudou em nada – só aumento, aliás – quando ele decidiu concorrer a prefeito da cidade de Tree Hill.

Dan disputou o maior cargo da cidade diretamente com Karen, mãe de Lucas e seu amor do passado. Como pessoa de personalidade forte que é, Karen representou um perigo para Scott, que não pensou duas vezes. Disposto a tudo para exercer o cargo, Dan joga com todas as armas que tem para vencer. E mesmo antes de ser eleito, ele já procura promover mudanças, como da vez em que tentou afastar Whitney do cargo de treinador da Tree Hill High.

Martha Kent (Smallville) – por Alexandre

Imagine que você é um alien que, ainda criança, caiu no planeta Terra. A maioria das famílias, ao te encontrar, iria expor ao mundo ou até mesmo rejeitar, correto? Não se a mulher que te encontrar for Martha Kent. A senhora Kent, ao lado de seu marido Jonathan, é uma das mais bondosas criaturas que eu já vi no mundo dos seriados. Carinhosa, sincera, amiga, amorosa… Martha é a mãe que todos querem ter. Sempre esteve ao lado de Clark, ajudando-o a entender seus poderes e lhe dando os mais diversos conselhos. Como esposa, não deixou a desejar em nenhum momento e sempre fez das tripas coração para dar o melhor para sua família.

Na 5ª temporada, Martha se coloca ao lado do marido durante a campanha do mesmo para senador do Kansas. Acontece que Jonathan morre poucas horas depois de derrotar Lex na eleição e Martha acaba seguindo os seus passos e assumindo o seu lugar. Na 6ª temporada, decide se dedicar de vez ao cargo e deixa a série, mudando-se para Washington e terminando por se tornar uma influente e grande senadora dos Estados Unidos, sempre lutando pelo que acredita ser correto.

Laura Roslin (Battlestar Galactica) – por Bruna Antunes

Laura Roslin (interpretada por Mary McDonnell) era secretária de educação quando o ataque as 12 colônias aconteceu. Foi nomeada Presidente Civil por ser a quadragésima terceira na linha de sucessão do presidente Adar: a única sobrevivente do governo. Além de encarar a árdua tarefa de comandar o que sobrou da humanidade, ela ainda luta contra o câncer. Roslin se preocupa em organizar as naves civis com capacidade de navegar em FTL (faster than light) e em convencer o comandante Adama a desistir da luta contra os Cylons, já que se tratava de uma guerra perdida.

Junto com seu secretário pessoal, Roslin estabelece seu escritório na nave Colonial One. Roslin tratava dos assuntos relacionados a sociedade civil da frota, enquanto o Comandante Adama cuidava dos assuntos militares e das naves. Laura atuou sozinha como única autoridade governamental dentro da frota até que por pressão popular, aceitou estabelecer um novo Quorum dos Doze: um tipo de assembléia colonial, que contava com um representante de cada uma das 12 colônias.

Charles Logan (24 Horas) – por Camila

Charles Logan é um exemplo de político mau caráter que não queremos nunca ver na presidência de um país, seja qual for ele. Por alguns infortúnios ele conseguiu chegar na posição do maior político da atualidade, presidente dos Estados Unidos. Logan é uma pessoa egoísta e fraca moralmente. Sempre preferiu caminhos fáceis ao invés de corretos. Nunca se preocupou realmente com o seu povo, principal papel de um presidente.

Logan usou sua influência como presidente para atacar o seu próprio estado. Auxiliado por uma equipe de políticos corruptos participou de várias conspirações e não se importou com vidas que precisou tirar. Foi o mandante de atentados terroristas, que só pode ser detido pelo Jack Bauer. Ele foi descoberto e preso, mas ainda tentou voltar a aparecer como um bom político, mas as boas intenções nunca fizeram parte da sua pessoa.

Allison Taylor (24 horas) – por Camila

Para balancear o péssimo exemplo dado pelo Charles Logan, nada como mostrar a primeira mulher a assumir a presidência dos Estados Unidos, um exemplo de mulher forte que coloca sua responsabilidade com o povo norte americano acima de tudo, mesmo da sua vida pessoal. Allison Taylor sofreu muito com o cargo, que despedaçou sua família e a privou de muita coisa. Mas nunca usou dos privilégios que tinha para se beneficiar.

A presidente Taylor precisou combater ameças mundiais, e nesse processo perdeu um filho, precisou mandar prender a filha e acabou se separando do marido como consequência. Nada disso abalou sua moral, ela continuou fazendo o que é certo para o país, e não somente para ela. Na 8ª temporada na tentativa de um acordo de paz mundial ela falhou um pouco com  essa moral, mas no final, o seu bom caráter permaneceu.

Robert McCallister (Brothers & Sisters) – por Cristal

Robert McCallister surgiu em Brohers & Sisters como um senador republicano disposto a usar e abusar de todo o seu charme para conquistar a mais politizada dos Walker: Kitty. E não tardou a ter sucesso na sua empreitada. Ganhou uma esposa e, de quebra, uma grande apoiadora da sua carreira. Kitty, que sempre fora envolvida com política, abraçou de vez o partido republicano ao seu casar com Robert. Para desgosto da sua mãe, claro, democrata até o último fio de cabelo!

Mas a prova de que Robert era um cara legal veio com a relação profissional e posterior amizade surgida entre ele e Kevin. O advogado dos Walker, além de democrata ainda era gay, uma mistura normalmente mal vista aos olhos de um republicano. Com o tempo Robert mostrou a Kevin que nem todo republicano é preconceituoso e comedor de criancinhas… Resultado: Kevin virou o seu mais fiel escudeiro, sempre ao seu lado na seletiva do partido republicano pra presidência.

Taylor  Doose (Gilmore Girls) – por Cristal

O funcionamento da política norte-americana em pequenas cidades é uma coisa deveras esquisita para nós, acostumados com o sistema brasileiro. Uma prova disso é a eleição do “town selectmant“, uma espécie de administrador e conselheiro responsável pela política interna de vilarejos como Stars Hollow. Na nossa cidade querida, o cargo sempre pertenceu a Taylor, que de quebra ainda extendia suas ocupações, agindo também como mexeriqueiro-mor.

Seu reinado só foi interrompido na 5ª temporada, quando Jackson decidiu que havia chegado a hora de alguém barrar o seu autoritarismo sobre a vida dos moradores de Stars Hollow. Desacreditado a princípio, Jackson acabou derrotando Taylor de lavada e tomando o seu lugar de town selectman. Mas aquela não era a vida pra um homem pacato como Jackson, e apenas alguns episódios depois ele acabou renunciando ao cargo pra alegria do solitário Taylor.

________________________________

E não esqueça: política não é piada, vote consciente.


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×