Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Outcast – 1×05 The Road Before Us / 1×06 From The Shadows it Watches

Por: em 19 de julho de 2016

Outcast – 1×05 The Road Before Us / 1×06 From The Shadows it Watches

Por: em

Hoje a review será dupla! Infelizmente tive uns contratempos nas últimas semanas, mas vamos colocar ordem na casa e deixar tudo bonitinho para que nós possamos – juntos – continuar acompanhando Outcast. Depois de um início forte com uma estréia sólida e eficiente, a série enfrentou um problema com a desaceleração de ritmo nas semanas que se seguiram. Ao focar em casos procedurais – tal qual “o demônio” da semana – deixou um pouco a desejar por não desenvolver o seu potencial enredo da maneira que podia.

Mas essa conjectura mudou em A Wrath Unseen, quando – ao focar em demônios nada sobrenaturais – Outcast conseguiu fazer o seu melhor episódio desde a estréia. Depois disso, tendo sido explorado um pouco mais do passado de Kyle e o motivo dele ser tão importante na vida da irmã, abusada na infância – e, o mais importante, mostrar que a saga pessoal pela qual o Reverendo Anderson abdicou a sua vida foi um belo de um tiro n’água…

1×05 – The Road Before Us

E foi esta problemática que principalmente desdobrou-se nos dois últimos episódios. Em The Road Before Us (exibido dia 8 de julho), Kyle e Anderson saem para fazer uma devassa nas últimas pessoas que passaram pelo exorcismo do clérigo. É claro que o Reverendo está com o ego muito ferido com a sugestão de que toda sua dedicação foi em vão e acabamos vendo ele e Kyle em um duelo velado para cada um fazer valer seu ponto. Mas todos nós sabemos onde a razão reside nesta história, correto?

Outcast 1x05.bmp

O episódio começou com um soturno take dentro da casa que era a residência da feliz família Barnes antes do incidente que o fez ganhar uma ordem de restrição da esposa e da filha. No final do último episódio, com a constatação de que os demônios conseguiam se disfarçar, nos restou evidente que Allison ainda estaria acometida por algum anjo caído. A vibe meio gótica suave da personagem, bem como sua insólita dinâmica com Amber, nos fez ter mais certeza ainda disso. Mas faltava ainda alguma confirmação desta falência do exorcismo tradicional de Anderson, para que Kyle tomasse alguma atitude em relação a sua família

O “demônio da semana” aqui não foi prejudicou o a progressão da narrativa, muito pelo contrário, deveria ter sido dessa forma que eles deveriam ter sido abordados desde o começo, como um trampolim para a história principal. Foi o que finalmente abriu a cortina para a possível e amedrontadora realidade de que enorme quantidade de demônios se mantiveram em seus hospedeiros, chancelados pela segurança de Anderson na eficácia do seu trabalho. Um homem que fez seu nome pelo seu legado, começa a ver toda sua obra desmoronar em decorrência da sua decisão em ter Kyle como parceiro.

Outcast 1x05.bmp-001

The Road Before Us vem então para romper com a aparente tranquilidade da pacata cidade de Rome – infestada por demônios. Em suma, não importa o quão certo você esteja das coisas à sua volta, a qualquer momento alguém pode chegar e mostrar que você sempre esteve errado. Anderson acaba sendo desafiado em sua mais importante prerrogativa: de que o bem vai sempre vencer o mal, que Deus está acima de todas as coisas e que ele é uma abnegada ferramenta Dele. O quanto mais Kyle provava o contrário, mas ele procurava meios de fazer valer esta visão de mundo. Os casos da menina que foi se prostituir e do homem cujo casamento acabou e agora moram em um petshop, fazem com que a verdade seja enfiada pela sua goela: Apesar de nobre, o seu trabalho não serviu para nada.

Diante de toda esta situação, Kyle intempestivamente aparece na soleira de Allison. Ali, aparentemente encontrando a esposa pela primeira vez, fica bem claro que Kyle fez tudo o que pode para que a sua família não enfrentasse essa realidade que o persegue desde pequeno. O flashback de uma Allison desfigurada, acordando sem memória em uma cama de hospital, comprova como o seu marido desistiu do próprio nome para que ela tivesse uma chance de vida “normal” com Amber. Eu acho isso muito injusto, ainda mais quando ela se mantém reticente diante de uma história que nunca lhe foi esclarecida. Na conversa dela com Megan, deu para notar o quão estruturada era o núcleo familiar antes do incidente e como agora ela não estava mais conseguindo lidar com sua vida depois dela ser desestruturada.

Outcast 1x05.bmp-002

Novamente não foram os seres sobrenaturais que perseguiram os nossos protagonistas – talvez por isso The Road Before Us tenha sido um bom episódio. Um pequeno desespero bateu quando eu vi a Allison na frente da casa do Kyle, pois eu não sabia quais consequências esse encontro na calada da noite poderia trazer para história. Como eu ressaltei nos parágrafos acima, mais uma vez vimos o confronto entre o que se tinha por normalidade e a verdade. Impressionante notar como a vida pode passar da segurança para o desespero em razão de minutos, no caso, 10 minutos que mudaram para sempre a vida do casal.

Allison implorou para que o marido lhe contasse a verdade. Ela sabe que ele nunca teria feito o que todos (e o próprio) falam que ele fez, mas ela precisa entender as circunstâncias que a fizeram acordar em uma cama de hospital que refutem essa versão oficial. Mas Kyle mas uma vez coloca a esposa no escuro, abrindo mão de uma possível chance de reaproximação da família – ainda mais depois de perceber que nada o impedia de tocar na mulher – em prol da probabilidade de Allison e Amber nunca mais precisarem enfrentar novamente o terrores que inevitavelmente ele traria de volta para perto delas.

Outcast continuou aqui a sua lenta introdução de duas frentes narrativas. A primeira no que toca ao misterioso caso do trailer investigado por Mark. O Chefe Gillies, com a sua aproximação tácita do amigo e potencial suspeito de alguma atividade criminosa, conseguiu criar uma certa tensão. Não consigo prever para onde isso vai seguir, mas realmente espero que não estejamos gastando nosso tempo com algum subplot inútil. A segunda frente é a lenta apresentação de Sidney, aos poucos vão sendo dadas algumas dicas da sua identidade e do seu real propósito ao se aproximar de Kyle .

1x05 Outcast.bmp

O seu (re)encontro com Mildred deu a entender que ele é uma entidade poderosa e hierarquicamente superior aos outros demônios. Na minha cabeça só vem a imagem de que ele possa ser a personificação do mal, mas isso ainda precisa ser apurado! O que eu quero saber mesmo é o que é essa tal Fusão (Merge), vide que aparentemente tudo o que se passa na vida de Kyle desaguará neste acontecimento.

1×06 -From The Shadows it Watches

Tendo em vista todos os acontecimentos de The Road Before Us, o colapso emocional de Anderson nesta semana era algo completamente justificado. Nós ainda não sabemos os termos que levaram ele optar pela vida de exorcista, ou se a sua família ainda está viva em algum lugar, mas o que temos agora é um homem completamente desiludido com a sua fé.

A sequência dele assistindo às gravações das suas sessões com pessoas possuídas e, aparentemente  obtendo sucesso, nos faz levantar uma questão: Qual a real escala da infestação demoníaca que estamos tratando em Outcast? Porque, ao que tudo indica, quase toda Rome já foi (ainda é) hospedeira de algum demônio, não? Vide o fato de que todos esses seres do mal aprenderam a dissimular e a enganar o mais engajado dos homens.

Outcast 1x06.bmp

Aproveito o momento para confessar uma coisa: Sei que um dos principais elementos dos quadrinhos e da série é a dupla formada por Anderson e Kyle, mas é nessa que reside um dos maiores problemas de Outcast. Philip Glenister e Patrick Fugit não conseguiram me convencer como dupla dinâmica, ou algo parecido. Falta química e aquela tensão necessária para fazer com que o relacionamento dos dois fosse um elemento narrativo tridimensional. Não que o protagonista não convença (aliás, acho que Fugit está ótimo) – mas talvez seja a abordagem dada pelo roteiro ao reverendo, fazendo dele um verdadeiro pé no saco, concordam?

Pois bem, em From The Shadows it Watches, um dos maiores problemas foi justamente o tempo dedicado para a crise existencial do clérigo – somando-se à isso o drama forçado com aquela viúva, me desculpem a franqueza, mas nada ali me cativou. Ficou meio chato vê-lo em todos estes episódios sustentando a mesma atitude, sem nunca desconstruir a sua visão de mundo. Ora, não foi ele mesmo que insistiu para que Kyle o acompanhasse? O que ele esperava do rapaz? O pior é constatar que mesmo com as provas de que o seu exorcismo não surtia efeito, ele continuou teimando em provar que estava certo – por puro e simples orgulho – enquanto Kyle decidiu se afastar depois deles terem se desentendido sobre os desígnios divinos.

Barnes, depois de seu rápido reencontro com a filha e esposa, resolve fingir que ele não é um para raio demoníaco, e resolve pavimentar ruas para variar um pouco. Sério, como assim, Bial? O mundo todo desabando ao seu redor e o amigo acha razoável sair tapando buraco  de estrada – talvez isso faria sentido se a história se passasse aqui no Brasil, mas se ele quisesse mudar mesmo a primeira coisa que deveria fazer para dar uma guinada na vida seria mudar daquela casa inóspita.

Outcast 1x06.bmp-001

Foi engraçado ver ele sendo atacado por Mildred. A senhorinha ficou em polvorosa com a oportunidade de ter o Outcast todinho para ela. Mais uma vez ficou implícito de que Kyle é peça chave de algum plano maligno, mas ainda não ficou claro para mim se o dom que ele possui é algo bom ou ruim. Veja, ele aparentemente tem o poder de subjulgar estas entidades, mas ao mesmo tempo, ficou implícito que elas se fortalecem ao se alimentar do que quer que seja aqui que emana dele. Então realmente o papel dele aqui na Terra é meio controverso, correto? Vocês conseguem acompanhar meu raciocínio?

Se não fosse por Sydney, ele provavelmente teria sido completamente consumido por Mildred. Ela estava meio que em um estado de êxtase quando o  homem do chapéu Formation apareceu para contê-la. Eu só não entendo uma coisa, se Kyle consegue sentir as vibrações demoníacas das pessoas, porque ele não desconfia em nenhum minuto de Sydney? Ora, ao que tudo indica o protagonista conhecia Norville desde a infância e, do nada um homem com figurino de caderudo ocupa a casa do “falecido”. Todos os sinais apontam para alguma virada importante no que tange estes dois personagens – assistindo ao episódio me questionei sobre quem seria o pai de Kyle… Enfim, total vibes Bebê de Rosemary!.

Outcast 1x06.bmp-002

Depois de ser procurado pela namoradinha de Anderson, Kyle é acometido por uma vontade avassaladora de deixar de pavimentar estradas. Não me causa muita estranheza, já que deve ser muito mais emocionante socar uns possuídos do que ficar jogando piche em rodovia, não? Mais uma vez o Reverendo confronta o seu ego ao expor o seu fracasso – ele estava mantendo um homem possuído preso desde o início do episódio, falhando miseravelmente na tarefa de expurgá-lo do que quer que estivesse dentro dele.

Novamente ele precisou assistir Kyle ser a pessoa que possui as ferramentas para dar alguma chance de normalidade à essas pessoas. Pela primeira vez o rapaz parecia saber estar fazendo,  tendo o controle não só da situação como causando alguma reação pendente de explicação que fez com o que a sombra que estava no corpo daquele brutamontes se desintegrasse. Diante disso, ele  parece finalmente realizar que não adianta fugir do inevitável – é ele, e somente ele, a pessoa capaz de lidar com essa loucura e eventualmente exterminá-la. Só assim, Kyle vislumbra uma nova oportunidade de vida com Allison e Amber.

Outcast.bmp-002

A chapa esquentou mesmo no final. No final das contas, o trabalho do Reverento se provou não ser tão inútil assim, pois ele parece ter incomodado o mais poderoso dos demônios. Ainda não há uma confirmação de que Sydney seja o próprio Lúcifer, ou algo do gênero, mas ficou sugestionado. Por mais horrível que tenha sido ser marcado pelo mal, acredito que ao mesmo tempo Anderson tenha tido o reconhecimento que tanto esperava. Sydney afirma que desde o princípio o reverendo soube quem ele era e ele virou uma pedra em seus sapatos de couro ao fazer com Kyle começasse a perceber a extensão dos seus poderes. Receio que agora que ele recebeu este sinal cravado em seu corpo, Anderson comece um processo de degradação, afinal, não foi o bem quem ganhou dessa vez.

Enquanto isso, no plot mundano de Outcast, Megan descobriu que Mark praticamente inutilizou o homem que abusou dela na infância. Se eu fosse ela teria dado um jeito de dar cabo na vida dele naquele hospital, mas parece que ela aceitou quaisquer que fossem as condições Donnie (meu estômago revirou). Só isso explica a reação dela em afastar o marido daquela forma, sem confrontá-lo. Ao mesmo tempo que ela talvez esteja chateada com a mentira de Mark, acredito que ela não suporte a situação que ele a fez estar – em suma, mais um vez sendo subjugada por Donnie.

Outcast 1x06.bmp-003

Ainda não consegui entender muito bem qual é a do arco envolvendo o trailer. Apesar de começar a dar indícios sobre a sua história central, Outcast está desenvolvendo bem devagar suas tramas paralelas. O Chefe Giles parece que está sempre meio que a par de tudo, tanto que ele reconheceu que não se metia nos exorcismos de Anderson pois sabia a relevância dele para a comunidade. Agora Kyle abriu o jogo com ele sobre os demônios e como ele é a pessoa que pode enfrentá-los, logo, não faz sentido que todo esse mistério envolvendo o amigo do SAMU seja em vão. Ainda mais depois de encontrar uma fotografia do mesmo trailer na casa de Mildred.

Outcast ainda peca um pouco pela falta de ritmo em seus episódios, mas nos últimos três conseguiu uma progressão muito maior da sua história do que nos três primeiros. Ainda sinto que falta alguma coisa para justificar a toda expectativa que foi depositada neste projeto, mas acredito que há a oportunidade de correspondê-las até o final da temporada.

Fique agora com a promo de The Demage is Done, que vai ao ar dia 24 de julho, na Fox Brasil.

– Observações:

– Só eu achei a atriz que faz a Allison bem ruinzinha?

– Não entendi? A Mildred morreu mesmo?! =(

– Além de toda desilusão, Anderson teve que escutar que estar possuído é uma coisa boa.

– Juro! Não sei como a Megan não desligou o aparelhos do Donnie – mesmo que ela esteja com raiva de ter sido colocada nesta situação, achei meio injusto o que ela fez com Mark. Porque não conversa logo com ele?

– E o filho RBD da Patrícia? Já quero ele exorcisado e levando uns tabefes!

Muita coisa para acompanhar? O que você achou dos últimos acontecimentos de Outcast? Será que agora Kyle vai finalmente aceitar a sua missão? Quais serão as consequências da marca do Reverendo? Fique a vontade para dividir suas impressões e até a próxima review!

Quer ficar por dentro de tudo sobre a série? Curta Outcast Brasil no Facebook e não perca nenhuma novidade sobre a adaptação dos quadrinhos de Robert Kirkman!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×