Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 4×14 Guilty e 4×15 Q&A

Por: em 25 de fevereiro de 2015

Person of Interest – 4×14 Guilty e 4×15 Q&A

Por: em

Guity e Q&A são episódios bem distintos, mas igualmente bons. Enquanto, Guilty nos traz de volta para os “dias normas” da série, Q&A aprofunda no drama “Samaritan e seus planos”.

Guilty

Sem sinal de Shaw e de Root, Guilty abre com Mr. Finch e Reese sentados em uma mesa de café discutindo um possível número novo. Reese comenta que alguns garotos estariam sendo sequestrados e Mr. Finch reclama que estará ocupado pois terá que acompanhar um julgamento. Logo, somos tomados por um clima nostálgico e Finch nos lembra “It’s just me and you again, Mr. Reese!”.

person-of-interest-reese-finch-season-4

Sim, neste episódio fomos transportados de volta para a primeira temporada, então não há nada mais justo do que nos aprofundarmos em um personagem que era mais explorado (psicologiamente e sentimentalmente) nas duas primeiras temporadas da série, quando Person of Interest estava mais engajado com o passado e vida de John Reese. 

As sessões com a psicóloga Iris Campbell não são novidade na série e chance dela se tornar um romance para Reese também não são expectativas que surgiram nesse episódio. Porém, Person of Interest é difícil e não se entrega as possibilidades logo de cara. As sessões fizeram Reese mais vulnerável e até mesmo Zoe (Paige Turco, que voltou neste episódio) percebeu que Reese estava mais amável e que ele estava interessado em outra pessoa. É difícil imaginar como a série pode continuar com esse “romance” ou como ela saber que ele não é um policial pode complicar as coisas, mas essa é definitivamente uma nova faceta para o personagem.

person-of-interest-reese-iris-season-4

Quando Finch disse que era melhor manter as coisas entre eles por enquanto porque eles estão perdendo muitos soldados, isso incluía deixar Fusco fora de qualquer problema. Então, apesar do breve retorno Zoe auxiliando assuntos jurídicos, Finch e Reese tiveram que lidar com o número sozinhos. No fim do episódio, Fusco exige que quer ser parte de todos os acontecimentos e que isso é uma escolha dele. É sempre estranho como Fusco é uma parte do time, mas é excluído do plano maior. Então, mesmo ajudando na “guerra” da bolsa de valores, a palavra Samaritan ainda não faz parte do vocabulário do policial, só não sei até quando.

O número em si foi divertido, mas fraco. Emma Blake (Blair Brown), uma professora aposentada foi escolhida para influenciar o resultado de um julgamento sob ameaça que outras pessoas poderiam morrer se ela não fizesse o combinado. Por sorte, Machine colocou Finch para ajudá-la no julgamento.

Q&A

Se Machine tem Root, Samaritan tem Claire (Quinn Shephard), que foi devidamente escolhida pela Inteligência Artificial em Nautilus. Essa associação ficou vagando desde o episódio transmitido em setembro, mas foi consolidado em Q&A. Claire não é apenas um soldado, ela se transformou na melhor representante de Samaritan, aquela que defende a causa e que se arrisca por ela.

Apesar dela conhecer as táticas da Inteligência Artificial (incluindo quando o sniper dedide atirar no seu braço e o plano era atirar em qualquer outro lugar só para assustar Finch) e quantas pessoas podem morrer por isso, ela está convencida pelas coisas humanitárias que Samaritan pode fazer.

person-of-interest-reese-season-4

Além disso, ela também é manipuladora e quase conseguiu enganar Finch ao atraí-lo para um jogo, enquanto Reese e Fusco estavam ocupados protegendo o número dessa semana, Anna Mueller. Apesar de Finch conhecer como Samaritan trabalhar e duvidar inicialmente das intensões de Claire, ele só conseguiu escapar porque ela se enganou no próprio jogo ao tentar convencê-lo da bondade por trás das ações da Inteligência Arficial, facilitando até mesmo o retorno de Root com duas armas em mãos para salvar o dia!

Voltando ao número. Anna era uma programadora de software de dia e lutadora de MMA a noite. O caso não foi interessante, mas seria justificado se fosse parte de um plot maior que é o que somos levados a acreditar ao final quando Greer aparece na empresa que Anna trabalhava e nos deixa supondo que o algorítimo que estava ameaçando a vida de Anna era parte de um plano de Samaritan e agora ela precisava de alguém dentro da empresa para dar continuidade.

 person-of-interest-root-season-4


E vocês? Gostaram dos episódios? Contem nos comentários!

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×