Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 4×18 Skip e 4×19 Search and Destroy

Por: em 26 de abril de 2015

Person of Interest – 4×18 Skip e 4×19 Search and Destroy

Por: em

Antes de mais nada, como vocês devem ter percebido, estou atrasada com as reviews de Person of Interest, mas vou colocar tudo em dia para seguirmos firmes até a season finale (com aquela torcida para a renovação da série). Então, vamos lá!

Skip

Skip é um episódio que se divide e se equilibra em duas histórias: Reese fica – literalmente – algemado à Frankie, enquanto Finch tenta salvar Beth Bridges.

O número dessa semana, Frankie Wells (Katheryn Winnick), é uma caçadora de recompensas que estava trabalhando como uma anfitriã em uma casa ilegal de jogos para matar Ray, dono do local. Mas tudo fica pessoal e mais complicado quando ela descobre que Ray é responsável pela morte de seu irmão.

person-of-interest-reese-frankie

Para completar a confusão, Harper Rose retorna nesse episódio como Tina, alguém que Ray contratou para ajudá-lo a sair do país. Mas ela acaba agindo como apaziguadora dos ânimos para salvar sua própria vida e encontrar um ponto em que todos ficassem um pouco satisfeitos.

Frankie é uma daquelas personagens que dificilmente teria força para segurar um episódio sozinha, mas consegue desenvolver uma relação muito interessante com Reese, que até explora momentos de flerte. É claro que esses momentos são para mostrar como Reese está ligado a Iris, que finalmente teve oportunidade e coragem para se declarar a ele.

O desenvolvimento do episódio também tornou tudo mais interessante. As inúmeras viradas, que em alguns momentos pareceu exagero, eram necessárias para segurar a atenção na história de Frankie. Principalmente, se considerarmos o que estava acontecendo com Finch e Root.

Finch se envolveu em uma história muito mais intensa e emocionante do que seu parceiro. Com a responsabilidade de salvar Beth (Jessica Hecht), que também chamou atenção da Machine, e ainda querendo colocar seu plano para derrubar Samaritan em prática, Finch tem que desafiar Root.

person-of-interest-finch-skip

Root decidiu desobedever a Machine e fazer tudo para proteger Finch, porque ela não pode perdê-lo depois do que aconteceu com Shaw. E tudo aqui significa matar Beth e abrir mão do plano de Finch. O que ela não esperava é que Finch estava muito disposto para salvar sua amiga e que ele arriscaria sua vida tomando o veneno que estava reservado para ela.

Os momentos entre Root e Finch foram tocantes e mostraram duas pessoas que estão cansados da guerra e perdidos com as consequências que ela está trazendo.

Search and Destroy

“Sulaiman Khan hit hard in a cyber attack” é o que lemos enquanto Finch e Reese descrevem o número desse episódio. Khan (Aasif Mandvi) é o fundador e CEO da Castellum Security Inc., a maior empresa em desenvolvimento de sftwares de antivírus do mundo. Como diz o noticiário, Khan foi atacado por um hacker e agora tem que proteger seu posto na empresa e sua reputação. Mas quem seria capaz de atacar um gênio da informática e destruir sua vida em minutos? Bom, Finch tem uma pista: who ever is after him is really good!

O que escapa brevemente pelo julgamento de Finch é que não é uma pessoa que está atrás de Khan, mas algo e nesse caso, SamaritanE é um pouco estranho que essa possibilidade não tenha passado na cabeça de Finch e Reese antes.

person-of-interest-root-search-and-destroy

De qualquer forma, Seach and Destroy traz o melhor de Samaritan. A Inteligência Artificial age, durante grande parte do episódio, como um fastasma, uma mão invisível que vai mexendo em seus fantoches quando necessário. E a cada ação da IA, as coisas ficam mais intensas e perigosas.

Com Khan ficando mais consciente do que poderia ter acontecido, Reese é obrigado a agir de forma mais efetiva e participativa para salvar a vida do número e acaba trazendo perigo para a equipe Machine.

E é assim que o episódio 19 chega ao auge. Search and Destroy consegue equilibrar momentos de pura tensão e ação, sem contar os momentos raros, porém efetivos, de comédia.

A cena de Khan na prisão mostra isso. Enquanto Samaritan desliga as câmeras das celas para que algum preso pudesse matar Khan, Reese e o salva, apesar de todas as orientações de Finch sobre atrair atenção para ele. Se pudéssemos ver a reação da IA nesse momento, certamente ela estaria putíssima.

person-of-interest-search-and-destroy

Não à toa, Samaritan decide ser mais agressiva com a equipe e já no fim do episódio, mandar seu exército humano para contê-los. Entre eles, estava Martine e sua vontade de eliminar Root resultando em mais um momento Root Vs. Martine, menos excitante que o primeiro, mas mais físico.

Mas afinal, qual era o plano de Samaritan? A IA estava usando o software de Khan para procurar Machine e apesar de não ter encontrado a IA – ainda, Greer já estava bem confiante para acender seu charuto ‘comemorativo’ enquanto Khan morria no chão perto dele. Um fim sombrio e cruel para um episódio brilhante.

Outros comentários:

  • Zoey aparece para ajudar Reese e levanta questões importantes sobre o relacionamento dele com Iris. No fim da conversa, ela diz: She’s the one I’m worried about, you know how this ends!
  • O charuto deu um tom de gagster para Greer
  • Fusco: “I don’t care what the computer says!” Oh Fusco, you should!
  • Root recebe outra missão da Machine nesse episódio: roubar uma mala e destroir seu conteúdo. Depois de muito trabalho, Root destrói um ovo de ouro que estava guardado. Pelo jeito, a mala, que mostrou muita resistência, era o importante.

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×