Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

[Personagem/Ator] Effy Stonem/Kaya Scodelario

Por: em 14 de julho de 2016

[Personagem/Ator] Effy Stonem/Kaya Scodelario

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

”Gosto de falar português, mas só falo com a minha mãe, é como se fosse o nosso segredinho” – SCODELARIO, Kaya.

Já não deve ser novidade para ninguém que esta maravilhosidade descende destas terras tupiniquins, Kaya Rose Humphrey nasceu na cidade de Holloway, Inglaterra, no dia 13 de março de 1992; Filha de pai britânico, Roger Humphrey, e mãe brasileira, Katia Scodelario, que se mudou para a Inglaterra no início dos anos 90 para estudar inglês, após a separação dos pais, ainda na sua infância, Kaya foi criada em meio a dificuldades pela mãe e se tornou fluente em português, além de ter adotado o seu sobrenome de solteira. Os avós maternos da atriz residem na cidade de Itu, São Paulo.

kaya-scodelario-brasil

No período da adolescência Kaya sofreu bullying e viu na atuação uma válvula de escape, o que lhe proporcionou auto confiança e a fez se apaixonar pelas artes dramáticas, definiu a atuação como profissão após atuar em uma peça escolar denominada ”Oliver”.  Foi sem nenhuma experiência que Kaya no auge dos seus 14 anos se arriscou e fez o teste para o papel de Effy Stonem em Skins (2007-2013), sendo aprovada deu vida a uma personagem silenciosa e enigmática.

Após atuar no seu papel de maior sucesso e destaque, Kaya migrou para o mercado cinematográfico atuando primeiramente em papéis pequenos, em Monn (Lunar), 2009, Shank, 2010, Clash Of Titans (Fúria de Titãs), 2010, Wuthering Heigths ( O morro dos ventos uivantes), 2011, Now is Good, 2012, no ano de 2013 teve a oportunidade de protagonizar o seu primeiro filme americano The Truth About Emanuel, já em 2014 estreou como co-protagonista na adaptação da trilogia The Maze Runner, e em 2015 participou das gravações do próximo filme da saga Piratas do Caribe – Pirates Of The Caribbean: Dead Men Tell No Talles.

kaya-scodelario-the-maze-runner

Além disso tudo, Kaya também trabalhou como modelo e fez participações em clipes, séries e minisséries. O extenso currículo da atriz britânica impressiona, ainda mais considerando que ela só tem 24 anos e iniciou sua carreira aos 14. Casou-se no ano passado com o ator Benjamin Walker (A Escolha), e neste ano anunciou a gravidez do seu primeiro filho.

Personagem: Effy Stonem

effy-stonem

Dotada de uma capacidade impressionante de sedução e manipulação, a irmã mais nova de Tony (Nicholas Hoult) foi, definitivamente, a personagem feminina mais marcante de Skins. E mesmo que tenha iniciado em um silêncio literal, Effy foi quem mais cresceu e se desenvolveu envolta a cargas dramáticas, mesmo que na maioria do tempo expusesse uma personalidade meio ”tô nem ai” de quem demonstra não sentir e nem se importar com nada.

Ao contrário, a vida de Effy era cercada de problemas e situações que levariam qualquer um a quebra emocional e psicológico, como, o atropelamento que quase tirou a vida do irmão, com quem ela tinha um relacionamento de cumplicidade e companheirismo sendo talvez a pessoa mais próxima a ela, e quando se viu sozinha com os pais teve que lidar com a descoberta da traição da mãe e consequente separação dos dois; situação que desencadeou um quadro de alcoolismo e início de depressão em sua mãe, deixando Effy a seus próprios cuidados desleixados.

effy-stonem-skins

Assim como quase todo o cast de Skins, Effy tinha um claro problema com drogas lícitas e ilícitas desde o início da sua adolescência, era uma péssima amiga, e por causa da impressionante beleza e ar misterioso/desafiador se tornava constante objeto de desejo sexual, tolos eram aqueles que se atreviam a se apaixonar pela moça que era uma verdadeira bagunça e incógnita.

A fase mais sombria da personagem, especificamente na 4º temporada, foi de cortar o coração dos fãs. Effy estava sobrecarregada e a sua tentativa de suicídio foi um necessário pedido de socorro, sua internação numa clínica psiquiatra me fez imaginar que ela incorporaria o tradicional querido personagem que morre em cada uma das fases da trama, eu não poderia estar mais errada.

Apesar de todos os problemas que a rondavam, Effy era essencialmente boa e encantadora, mas tinha uma personalidade complicada e atitudes condenáveis, além de se auto desprezar e subestimar, nenhuma dessas características impediu que o público criasse um vínculo empático por Effy, fazendo com que a mesma entrasse para o rol de personagens mais representativos e importantes do show e em conjunto com Cassie (Hannah Murray) e Cook (Jack O’Connell) voltou para 02 dos 06 episódios que finalizaram a série.


Então, tem como não admirar a beleza e o talento dessa mulher? Ainda mais sabendo que corre sangue verde a amarelo em suas veias… Comente com a gente!


Ana Rebeca Tamandaré

Jovem bahiana simpática e gente boa que curte um bom número de séries e por este motivo tem a audácia de escrever suas opiniões positivas e negativas sobre elas.

Itamaraju/BA

Série Favorita: How i Met Your Mother/Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×