Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

[Personagem/Ator] Norman Bates/Freddie Highmore

Por: em 15 de março de 2016

[Personagem/Ator] Norman Bates/Freddie Highmore

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

De ganhador de um bilhete premiado para conhecer uma fábrica de chocolate até um dos psicopatas mais conhecidos do mundo. Essa é a bela carreira do incrível ator Freddie Highmore, que com apenas 24 anos conseguiu dar vida a muitos personagens diferentes.
Alfred Thomas Highmore nasceu em 14 de Fevereiro de 1992, em Londres, Inglaterra, em uma família já famosa. Sue Latimer, sua mãe, é uma agente de talentos, tendo trabalhado com ninguém mais, ninguém menos que Harry Potter Daniel Radcliffe e seu pai Edward Highmore é um ator, conhecido pelos sues trabalhos em Elizabeth (1998) e Doctor Who (1984). Seu irmão mais novo Albert, também é ator.

Bates MotelCom 7 anos, Freddie começou a trabalhar em pequenos papéis, como o filme TV Walking on the Moon e Conversas de Mulheres, junto de seu irmão e de Helena Bonham Carter. Mas só em 2004 que ganhou notoriedade com o filme Em Busca da Terra do Nunca, trabalhando com os atores Johnny Depp e Kate Winslet. Nessa performance, conseguiu uma indicação ao Screen Actors Guild.
No ano seguinte, voltou a contracenar com Depp no filme que se tornaria famoso no mundo inteiro. A Fantástica Fabrica de Chocolate é baseado no livro de mesmo nome de Roald Dahl. O livro já contava com uma adaptação não tão fiel lançada em 1971. Porém o remake, além de se aproximar mais da história original e ter um astro como Johnny Depp, contava também com a direção de Tim Burton, fazendo um grande trabalho. Freddie interpretou o garotinho simples Charlie, que ganha um bilhete para conhecer a fabrica de chocolate do intrigante Willy Wonka. Uma curiosidade é que Burton estava com dificuldades para encontrar um ator para interpretar Charlie, até que Depp sugeriu que Freddie fizesse.

Bates MotelApós isso, o jovem ator trabalhou com Robin Williams no filme O Som do Coração e foi protagonista de The Spiderwick Chronicles, recebendo uma indicação ao Young Artist Awards por seu papel. Trabalhou também como dublador nos filmes A Bússola de Ouro e Astro Boy. Em 2010 foi aceito na Emmanuel College para estudar árabe e espanhol. Depois de alguns papeis não memoráveis, voltou a ter destaque no filme de comédia romântica nada elogiado, A Arte da Conquista, no qual contracenou com Emma Roberts (American Horror Story, Scream Queens).
Em 2012, Highmore foi cotado para interpretar o personagem Norman Bates, na série Bates Motel. A série é um prólogo do aclamado filme de suspense Psicose (aquele da cena do chuveiro), de Alfred Hitchock. Esse personagem, considerado um dos maiores psicopatas do cinema, é até o momento o maior desafio do ator.
Norman Bates, sua mãe Norma (interpretada pela incrível Vera Farmiga) e seu pai Sam moravam no Arizona, porém após a misteriosa morte do pai, os dois se mudam para a cidadezinha White Pine Bay, em Oregon. Eles tentam recomeçar a vida e Norma compra um modesto motel e começa a tomar conta do negócio. No primeiro episódio, tudo já começa a dar errado quando Keith Summers, o ex proprietário do motel, ataca Norma e essa acaba matando-o para conseguir se salvar. Depois de esconderem o corpo, acabam conhecendo dois policiais locais que serão muito importantes ao decorrer da temporada. Naquela nova cidade, Norman é um adolescente tímido e fechado, mas começa uma amizade com Emma, uma garota que sofre de uma grave doença, e com Bradley, por quem acaba se apaixonando. Ele também conhece a professora Blaire Watson.

Bates MotelNorma e o filho possuem uma relação bem mais forte do que uma relação de mãe e filho. Norma possui uma influência e autoridade sobre ele. Ela tenta manipular todos os seus relacionamentos, dizendo que ninguém o merece. Enquanto isso, Norman sente muito ciúmes da mãe quando ela começa a namorar um policial e de sua relação com seu meio-irmão, Dylan. É nesses pequenos pontos que percebemos sua psicopatia.
Ele começa a desenvolver um transtorno dissociativo de personalidade, ou seja, a influência de sua mãe é tão grande, que ele começa a vestir as roupas dela, a agir como ela e tudo isso inconscientemente, quando ele está desacordado, assumindo a personalidade da mãe.
Todas as pessoas que Bates mata é porque, supostamente, Norma mandou matar e isso era a coisa certa a fazer. Durante a terceira temporada, ele começa a estudar em casa, pois todos percebem que há algo de errado, menos sua mãe, que nega a doença e coloca tudo debaixo de um tapete. Ao final da temporada, o adolescente assume de vez a sua segunda personalidade em uma cena angustiante.
É importante saber que o personagem Norman Bates foi inspirado no assassino Ed Gein, que foi culpado pela morte de duas pessoas e pelo desaparecimento de mais cinco. Do mesmo jeito que Bates, Gein também sofria com a mãe autoritária e que não deixava-o se relacionar com o mundo.
No filme Psicose, o personagem foi interpretado por Anthony Perkins e já mostra um Norman psicopata e sozinho.
Apesar de seu trabalho na série, Freddie também vai produzir uma nova série de comédia romântica para a NBC. E falando em romance, pouco se sabe de sua vida privada. Quando tem um tempo livre, o ator gosta apenas de jogar futebol.

Não conhece Bates Motel ainda? Dá uma olhada na nova temporada que estreou esses dias:

E aí, qual das personagens que Freddie interpretou você prefere? Conte nos cometários!


Karine Medeiros

Futura jornalista. Mora em uma cidade desconhecida. Apaixonada por séries. Cinéfila e bookaholic. Sonha em um dia morar em Nova Iorque. O que ama mais do que tudo isso? Comer e dormir.

Votorantim / SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×