Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Polêmica: Mike & Molly, bullying em SP e jornalista da revista Marie Claire!

Por: em 28 de outubro de 2010

Polêmica: Mike & Molly, bullying em SP e jornalista da revista Marie Claire!

Por: em

Recentemente um assunto polêmico se tornou trending topics no Twitter, nossa conhecida rede social de microblogagem: o “rodeio de gordas“. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realiza o InterUnesp, um evento que alia festas e esportes em programação que dura 4 dias. A edição deste ano – realizada entre os dias 9 e 12/10 – foi disputada por mais de 3.000 atletas-universitários na cidade de Araraquara, interior de São Paulo.

O que aconteceu no evento para a hashtag #rodeiodegordas ter chegado ao topo dos assuntos mais comentados na rede social? Um grupo de alunos criou um tipo de competição, que consistia em alunos – em sua totalidade ou quase isso, homens – montarem em cima de meninas acima de suas médias de peso e as segurarem (como num rodeio) o máximo que aguentasse. Este tipo de situação é insustentável! Bulling na universidade? A assessoria de comunicação do evento, que também comanda o perfil do InterUnesp no Twitter, desculpou-se pelo ocorrido com as seguintes mensagens:

“Sobre as reportagens de hoje: o #InterUNESP afirma que não tem conhecimento de tais práticas, abomina e repudia tais comportamentos”.

“A Liga lamenta e se solidariza com as vítimas que sofreram agressões. O fato vai em desencontro com o espírito esportivo que é proposto pelo evento”.

Suficiente não é, mas, já é um avanço. Fato parecido ocorreu ontem, dia 27/10, na redação da Marie Claire nos Estados Unidos. Uma jornalista freelancer da revista, Maura Kelly, escreveu o artigo “Should ‘Fatties’  Get a Room? (Even on Tv?)”, baseando sua crítica na recém aposta em comédia da CBS, Mike & Molly. Na série, a maravilhosa Melissa McCarthy (aos fãs de Gilmore Girls, nossa eterna Sookie St. James) protagoniza cenas com o também gordinho Billy Gardell (que já apareceu em Bones e em My Name is Earl). O sitcom mostra um casal obeso – homônimo ao título da série – que vai em reuniões de gordinhos anônimos e têm vidas normais, saem com amigos, estão procurando o amor, transam, tem namorados, essas coisas que todo mundo faz. Retratam a realidade de uma grande parte da população norte-americana nua e crua, tal como ela é, e talvez por isso a crítica tenha em seu cunho uma maldade muito maior do que a pretendida.

Maura Kelly deixou seus pontos de vistas sobre o assunto bem claros ao afirmar, por exemplo, que “se sente enojada ao ver dois gordos se beijando ou fazendo qualquer outra coisa” ou que “se sente incomodada mesmo ao ver um gordo atravessando a rua“. Obviamente, o alto escalão da revista não deixou barato e concedeu “direito de resposta” a Mark Roberts, criador da série. Tanto o editor da Marie Claire quanto a jornalista autora do artigo, desculparam-se tanto com a produção do show e com Mark Roberts, quanto com McCarthy e Gardell, os atores protagonistas que foram gravemente ofendidos no texto. O adendo de desculpas da Maura pode ser conferido aqui (abaixo, em update).

E Equipe do Apaixonados Por Séries é com toda certeza solidária às garotas que sofreram agressões em São Paulo e aos personagens gordinhos dos seriados e produções relacionadas. Toda medida, aliás, que tenha a intenção de pacificar o mundo, é válida!

Outras produções

Como se fosse uma mistura de Glee com Ugly Betty, outra comédia norte-americana aborda o tema obesidade com uma ótica menos preconceituosa. Huge conta a história de um grupo de adolescentes num acampamento para emagrecer. Como bem Bianca salientou em sua primeira impressão da série, a série poderia ser usada pelos adolescentes norte-americanos gordinhos como uma forma de se verem de fora, de enxergarem a realidade na qual eles estão realmente inseridos.

Outro personagem gordinho e muito icônico – pra sempre gravado nas mentes de todo mundo que algum dia já assistiu Lost – é o ator Jorge Garcia, intérprete de Hurley. Hurley é, com certeza, um dos personagens mais queridos dessa que foi uma das séries mais polêmicas de todos os tempos. O último disco da banda norte-americana Weezer, inclusive, chama-se Hurley e quem está na capa do álbum é Jorge Garcia!

No cinema, ano passado, o filme Precious trouxe em seu papel principal Gabourey Sidibe, atriz que foge totalmente dos “padrões de beleza norte-americana”, mas que mostrou talento. Atualmente, ela interpreta Andrea na série The Big C, exibida pelo Showtime.

ATUALIZAÇÃO: buscando informações sobre a Maura Kelly, autora do artigo sobre Mike & Molly, encontrei um outro artigo que a mesma jornalista escreveu há um tempo já, intitulado “Is Your Guy Making You Fat?” (“Seu homem está te engordando?“, em tradução literal). Então cabe a reflexão: as desculpas da jornalista foram realmente sinceras?


Lucas Soares

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×