Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Da Vinci’s Demons

Por: em 18 de abril de 2013

Da Vinci’s Demons

Por: em

Seguindo no propósito de não procurar nada sobre uma série nova antes de assistí-la, quando vi Da Vinci’s Demons só sabia o nome, que por si só já é uma baita informação. Embora modernizações de histórias sejam possíveis, tais como Sherlock, não conseguiria imaginar uma série sobre Da Vinci nos dias atuais, a menos que o protagonista não fosse o Leonardo em pessoa.
Mas sim, a série é sobre um dos maiores artistas da história, figura importantíssima do renascimento, Leonardo Da Vinci tem imensa curiosidade por várias áreas do conhecimento e muitos trabalhos sobre a natureza, botânica e medicina além da pintura. Um dos pecados da série foi justamente tentar mostrar que sabe de tudo isso logo de cara, mostraram um Leonardo curioso e transitando por todos os lados, fazendo experimentos. Ele devia ser realmente desse jeito, mas o episódio se apressou a mostrar a sua vida dessa forma e não se deu ao trabalho de nos fazer importar com o personagem.

A nova série da Starz tem Tom Riley como protagonista, numa atuação bem convincente (mas a jaqueta de couro que ele utiliza me incomoda), representando Leonardo sem a modéstia do personagem, e como dito anteriormente, o roteiro falha ao tentar mostrar muita coisa sem se aprofundar em nada em um piloto bastante promissor. O Leonardo da Starz também tem uma queda pela valentia que eu duvido que o real tinha.

Mas esta é uma série de ficção e se propôs a contar a história não contada de Da Vinci, o verdadeiro era muito reservado, pouco se sabe sobre sua vida particular e seus amigos, e durante os séculos foi alvo de especulações, inclusive de Freud. As ideias e referências ao psicanalista moderno parecem estar muito presente na série, com cenas de sexo óbvias, muita nudez e alguns palavrões para conquistar o público. Mostram a relação da igreja com o sexo, com o poder e controle da região, com o controle do conhecimento. Também vão mostrar os conflitos entre regiões da Itália, e vão colocar Da Vinci bem no meio disso tudo, já que em vida ele transitou entre Florença e Milão, servindo tanto ao Medici quanto ao Ludovico Sforza.

No meio desta ficção a vida de Leonardo é preenchida com algumas pessoas, amigos como Zoroaster (Gregg Chillin) e o aprendiz Nico (Eros Vlahos). Na série temos também a bela Lucrezia Donati (Laura Haddock), com participação controversa, mas provavelmente será um grande problema para Da Vinci. A história também apresenta mistérios na trama, como sociedades secretas, que povoam a nossa mente sobre Da Vinci, e que ficaram tão populares com os livros de Dan Brown.

O roteiro foi um pouco infeliz ao tentar inverter início e final do episódio sem muito propósito, e ainda começar com um personagem inútil, interpretado por um ator bem querido dos fãs de Downton Abbey que foi desperdiçado. Ao longo do episódio alguns fatos poderiam ter sido melhor conduzidos, deixando os telespectadores mais curiosos com o que foi apresentado, não com o que ainda pode ser.

Se não tivemos tanto aprofundamento na história, e isto foi um ponto negativo já que cada detalhe que mostraram ficou um pouco superficial, a série me ganhou com efeitos especiais, com o cenário e com o mistério. A produção de Da Vinci’s Demons procurou um lugar renascentista para fazer as locações, mas não puderam filmar na Florença verdadeira, assim a locação acabou sendo em Swansea, Wales. A cena em que Da Vinci solta os pássaros para desenhá-los me ganhou, achei os efeitos especiais lindos e um tanto quanto romântico!

Outro ponto positivo é que a série está usando os rascunhos e desenhos que realmente foram atribuídos à Da Vinci. Tenho dois livros enormes com pintura e desenhos completos do trabalho do mestre e nunca me cansei de admirá-los. Há algum tempo também teve uma exposição rodando o brasil com protótipos dos seus trabalhos de engenharia. Qualquer um que goste do trabalho e que tenha visto os desenhos e a exposição irá gostar de vê-los na série e quem sabe com histórias de como Leonardo chegou nestes desenhos.

A série tem um grande potencial para ser um sucesso, a emissora já até renovou Da Vinci’s Demons para a segunda temporada. Se souberem dosar os efeitos especiais, os mistérios da vida de Leonardo, os conflitos da igreja e a vida cotidiana de Florença, podemos ter uma grande série.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×