Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Primeiras Impressões: Dirk Gently’s Holistic Detective Agency

Por: em 30 de outubro de 2016

Primeiras Impressões: Dirk Gently’s Holistic Detective Agency

Por: em

Holístico ou holista é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. É importante entendermos esse conceito para conseguirmos compreender a nova série da BBC America, baseada no livro original de Douglas Adams. Caso você seja parte do mundo nerd, vai reconhecê-lo como o autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, então sabe que vem coisa boa por aí. Eu devo confessar que comecei a assistir com um preconceito muito grande, mas as séries esse ano tem sido uma sequência de felizes surpresas para mim.

Dirk Gently Logo

Quem amou tudo da abertura, do logo ao clima retrô da música deixa um coração nos comentários!

Acompanhamos a vida de Todd Brotzman (Elijah Wood), um mensageiro de hotel que vive uma vida medíocre até que se encontra envolvido, contra sua vontade, no meio de uma investigação de assassinato, ao encontrar 3 corpos na cobertura do hotel. Claro, não se trata de um simples assassinato, os corpos estavam partidos ao meio ou com partes faltando, sangue borrando paredes inteiras e móveis queimados mas sem sinais de fogo. Eu estou acompanhando várias séries de assassinatos e não vi tanto sangue quanto nessa cena.

Entra em cena Dirk Gently (Samuel Barnett de Penny Dreadful), Detetive Holista, que acredita na interconectividade de todas as coisas e foi contratado para resolver esse caso de assassinato… pela própria vítima. Patrick Spring o contrata 6 semanas antes do crime e Todd deve ajudá-lo, pois utilizaram a sua chave mestra para entrarem no quarto e fazer o serviço. Para melhorar, a filha de Patrick, Lydia Spring, está desaparecida há 4 dias. Você tem que concordar que tudo isso é, no mínimo, interessante!

Dirk Dently Hi mate!

Ainda temos muitos outros mistérios para serem desvendados. Parece haver o envolvimento de algum tipo de seita, não sei dizer se é satânica, mas tem um cara com um sotaque bem quebrado, tipo da Europa oriental, que você espera que esteja invocando demônios antes da dominação mundial. E eles não parecem ser muito avançados tecnologicamente, pois precisam terceirizar os serviços de hacker (#amadores). E estão atrás de um gato. Tem como ser mais clichê de vilão?

Outra personagem bem focada foi Bart Curlish (Fiona Dourif de True Blood), até o momento, minha personagem favorita. Ela é uma assassina holística. Sua interpretação está impecável. A cena da explicação de o que vem a ser uma assassina holística chega a ser hipnotizante de tão bem executada. Caracterização perfeita, maquiagem no ponto. Enfim, quero ser ela de Halloween. Se a motivação de Dirk é encontrar soluções e estabelecer a ordem, a de Bart é causar o caos e desestabilizar o status quo.

Dirk Gently Bart, diva, te amodoro

Temos muitas outras personagens para prestar atenção, como os Rowdy 3 – os 3 Desordeiros, que na verdade são 4, a irmã de Todd, Amanda Brotzman, que tem uma doença que a faz ter alucinações e a impede de sair de casa, a dupla de detetives designada ao caso do assassinato de Patrick Spring, os 2 militares atrapalhados que tem como missão secreta proteger Dirk e o misterioso dono do cãozinho perdido que apareceu no saguão do hotel.

O que é importante notarmos – e que ainda não apareceu muito nesse piloto – é que esse é um mundo mágico. Temos várias pistas. Vamos ver se você percebe. Logo na primeira cena, quem está ligando para Dirk? Esse episódio foi muito bem construído, eu não vi nada que pudesse ter sido jogado fora, portanto, são todas pistas, até mesmo as rajadas de vento ou o que as apresentadoras de televisão estão dizendo. Depois que assistirem, comentem lá embaixo o que encontraram, ok?

Dirk Gently Todd e o vento

Como disse, essa série é baseada no livro original, mas a melhor descrição seria “inspirada”, por vários motivos. Todd, entre outros, são personagens originais. A história se passa em Seattle, não em Londres. Até onde pude perceber, Dirk é o único Britânico (o que agradeci muito, pois sou péssimo com esse sotaque). Eu sempre acho que essa é a melhor forma de se fazer séries. Se você se mantêm muito próximo do original, não vai conseguir agradar aos fãs, que nunca vão ficar 100% satisfeitos, ainda mais utilizando um material criado em 1987, seria impossível adaptar para os dias de hoje de forma eficaz.

A série foi criada, produzida e escrita por Max Landis. O cara já fez de tudo na vida, dirigiu vídeo clip da Ariana Grande, escreveu o filme Victor Frankenstein com James McAvoy e Daniel Radcliffe e escreveu Superman: American Alien, uma série limitada para a DC Comics em 2016 que foi extremamente elogiada pela crítica. O que esse cara coloca a mão, vira ouro. Problemas de estrutura ou falta de criatividade com certeza é o que não vamos encontrar aqui.

Gostei muito da seleção musical, bem divertida, mas só poderei dar uma nota perfeita se derem um jeito de tocar Spice Girls!

  • American Cars – Donora
  • Step Up – Miss A.
  • Housekeeping – Wishkicker
  • Mayflower – Diane Coffee
  • First Things First – Neon Trees
  • Fire in the Gutter – Danny Adler

Pois bem, se você buscava uma nova série cult para acompanhar, já encontrou. Se buscava mistério, é aqui mesmo. Se queria comédia, não mude de canal. Se o sobrenatural é o que te atrai, fica mais que vai ter bolo. Se quer ver sangue rolando, puxa a cadeira e fique a vontade. Dirk Gently’s Holistic Detective Agency vai ao ar na BBC America aos sábados, às 21:00. Agora, caso você não goste de acompanhar semanalmente, é só esperar um pouco. A Netflix é coprodutora e deve disponibilizar todos os episódio a partir de 11 de dezembro.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×