Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Primeiras Impressões: Divorce

Por: em 5 de outubro de 2016

Primeiras Impressões: Divorce

Por: em

E não é todo dia que a HBO chama a gente para ver o primeiro episódio de uma série antes de todo mundo, não é mesmo? Fala se o Apaixonados por Séries está chique ou não? Em um dos prédios mais bonitos que já estive, eu e um grupo de mais ou menos 10 representantes de outros meios de comunicação fomos alocados em uma sala de reuniões para vermos a estreia de 2 series, Divorce e Insecure. Fomos todos muito bem tratados, com cafezinho, água e chocolate. HBO, pode me chamar de novo quando quiser que eu vou, seus lindos!

Divorce - Daenerys te despresa - sala de reuniões da HBO

Divorce é uma daquelas séries de comédia que tem tanto drama envolvido que você fica se perguntando se está realmente assistindo à uma comédia. Frances (Sarah Jessica Parker – Sex and the City) é casada com Robert (Thomas Haden Church – Wings) e, após presenciar uma de suas melhores amigas, Diane (Molly Shannon – Wet Hot American Summer: First Day of Camp) quase atirar em seu marido e lhe causar um ataque cardíaco, decide que não deseja o mesmo destino de tristeza e arrependimento e pede o divórcio.

Divorce - Frances pede o divórcio

Essa é a premissa inicial da série. Durante o episódio, vamos acompanhando Frances conversando com suas amigas, tentando entender o que se passa nesse momento de sua vida e se é realmente o divórcio que ela busca. A dinâmica de sua família é exatamente como a de muitas outras, um casamento medíocre e filhos que ignoram a sua existência. Mas no exterior, tudo está bem, moram em uma bela casa do subúrbio lindamente coberta pela neve.

Não é apenas Frances que não é feliz em seu casamento, sua amiga Diane (que para mim, é uma continuação de Val Bassett de Will & Grace) está extremamente insatisfeita com a sua vida de casada (chega ao ponto de dizer que o marido engordou de propósito, apenas para ela ficar com nojo dele), porém, em sua festa de 50 anos, é quem mais se diverte e quer que todos se divirtam e sejam felizes. Esse é um dos pontos notórios do episódio, a podridão e falsidade escondidas por baixo das aparências de um casal de classe média-alta.

Robert, em um primeiro momento, não passa de um marido mediano, que gosta de repetir as piadas que assiste na TV e – pecado mortal – gosta de Coldplay (eca!). Mas a tristeza que ele sente quando Frances pede o divorcio é comovedora. Ele entende que ainda há algo que valha a pena salvar em seu casamento e é ele quem tenta uma reconciliação. Em um primeiro momento, eu pensei que ele seria a personagem que pouco veríamos, servindo apenas como ponto de partida para a nova vida de Frances, mas eu não poderia estar mais enganado.

Divorce - Robert fica desconsolado

Eu não vou falar o que causa a reviravolta ao final do episódio, mas fica claro que, apesar do nome da SJP causar todo esse peso a ponto de acharmos que ela é a principal, essa é uma série com 2 personagens principais e eles irão brigar a cada minuto pela nossa atenção e torcida. Já vejo que nos dividiremos entre #TeamFrances e #TeamRobert.

A produção da série é muito boa. Todos os cenários e paisagens são muito bonitos, contrastando com a feiura que sentimos quando estamos em relacionamentos tristes e estagnados. A trilha sonora é fofinha e leve, anuviando o clima pesado que fica no ar depois de várias DRs. A qualidade da escrita é inquestionável, pois mesmo entre piadinhas e momentos descontraídos, é possível enxergar que são diálogos que poderiam ser retirados de qualquer conversa entre amigos ou casais. Porém, a identificação de espectador com Frances ou Robert é, ao mesmo tempo, o ponto forte e o calcanhar de Aquiles do show. Ao buscar uma série de comédia, uma boa parcela do público não quer pensar em se identificar com situações tão delicadas, quer apenas se divertir. Se Divorce conseguir cativar seu público, mesmo com esse desconforto inicial, teremos uma ótima série pela frente.

Eu gostei da série e de sua temática. As vezes precisamos de um pouco de vida real, até mesmo para reavaliarmos um pouco a nossa própria vida. Séries como Gilmore Girls e até Sex and the City, mesmo com um viés de comédia mais forte, entram nessa categoria. Eu acho que o público que cresceu com Lorelai e Rory e aprontou todas com Carrie, agora está em um momento mais maduro da vida e poderá crescer um pouco com a ajuda de Frances e Robert. A vida é uma constante curva de aprendizagem, basta enfrentarmos as dificuldades com força, sabedoria, um pouco de risadas e com a ajuda de nossos melhores amigos.


Divorce estreia dia 09 de outubro, à meia-noite, na HBO. E não deixe de acompanhar a nossa análise dos próximos episódios.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×