Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Primeiras Impressões: High Maintenance

Por: em 5 de outubro de 2016

Primeiras Impressões: High Maintenance

Por: em

Spoiler Free!

Este texto não contém spoilers,

leia à vontade.

Quando dei play em High Mantainance, demorei alguns minutos para me ambientar dentro proposta deste novo e curioso projeto da HBO. Os traçados desta inusitada narrativa foram feitos nos idos de 2012, quando o casal Bem Sinclair e Katja Blichfeld começaram a postar despretensiosamente sua websérie no Vimeo. A premissa, também adaptada pela gigante americana é simples: Começamos conhecendo o Cara(sem nome, vivido por Sinclair) que trabalha fazendo entregar de maconha em sua bicicleta por Nova Iorque. Sim, simples e curioso ao mesmo tempo.

s

A cada episódio, iremos conhecer um pouco do cotidiano de algumas pessoas que têm como ponto de convergência o Cara, que pedala apressado para satisfazer as necessidades dos seus clientes – muitos, diga-se de passagem. O resultado é uma coletânea dos mais diversos indivíduos que povoam o agitado cotidiano de Nova Iorque – vozes daquelas pessoas que muito provavelmente têm dificuldade de se fazer ouvir, bem como o esforço gigantesco que elas precisam fazer para conseguir algum tipo de guinada na vida… mesmo que no final não dê muito certo.

A série é um retrato da sociedade contemporânea, onde se está conectado com muitas pessoas e nenhuma ao mesmo tempo – e, de uma forma curiosa, o Cara que entrega a sua maconha também aparentar ser o mais razoável de todos.  Outras válvulas de escape também devem ser abordadas, como neste Piloto foram o Encontro entre Dependentes e o próprio aplicativo de celular que proporcionou que o personagem, em total desgosto com a sua vida, experimentasse o que para ele seriam ideais de relacionamento e amizade.

A HBO, casa de grandes épicos, tem em High Mantainance o sopro da linha experimental – algo que talvez nós estejamos mais acostumados à ver com os documentários do canal (não  colocaria Girls dentro da mesma panela, apesar dela ter tido à princípio a mesma atmosfera hipster que vemos aqui). Em síntese, é uma série sem muitos recursos sobre a vida em Nova Iorque – e que pode vir a promover catarse naqueles que assistem. Tudo é calculadamente amador para aproximar a experiência vista na tela da vida real.

high-maintenance-bmp-002

Eu só não consegui decidir em qual categoria encaixá-la, vide que ao mesmo tempo que algumas situações podem ser cômicas, elas também são trágicas. É a típica série que não usa recursos fantásticos para criar os seus arcos, mas sim uma amiga chata que fala de si mesma ou a obrigação de aturar um cara babaca pelo fato de estar em desvantagem. Poderia muito bem ser alguém como eu retratada ali, entre uma das clientes do Cara, sofrendo bastante com problemas de primeiro mundo – sendo a maconha apenas um detalhe.

Confira o trailer:

High Maintenance é exibida todas as sextas, 0h45, na HBO Plus.


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×