Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Primeiras Impressões: Lethal Weapon

Por: em 4 de outubro de 2016

Primeiras Impressões: Lethal Weapon

Por: em

Spoiler Free!

Este texto não contém spoilers,

leia à vontade.

Creio que a maioria das pessoas que vá ler esse texto já tenha assistido alguma vez na vida algum dos 4 filmes da franquia Máquina Mortífera, exibidos inúmeras vezes na Sessão da Tarde. Antes que você pergunte o porquê de eu estar entrando nesta seara, eu já lhe respondo: Lethal Weapon é mais uma das inúmeras adaptações de filmes que estão sendo feitas para a TV – mas não a subestime por isso!

lethal-weapon

Damon Wayans (o inesquecível Michael de My Wife and Kids) e Clane Crawford (Rectify) vivem dois policiais em pleno estágio de pós-traumático, porém em âmbitos completamente diferentes. Enquanto Roger Murtaugh (Wayans) acaba de sobreviver à um infarto em plena sala de parto da sua filha temporã, Martin Riggs (Crawford) transformou-se em um inconsequente e intempestivo homem depois de um grande trauma. Esses dois são, em contextos tão diferentes, são colocados lado à lado como parceiros na Polícia de Los Angeles.

Falando desse jeito pode até parecer que estamos diante de mais uma série clichê sobre policiais na ensolarada Cidade dos Anjos – mas posso soar louca ao afirmar que esse é o maior trunfo de Lethal Weapon. Veja bem, qualquer um que comece a assistir ao Piloto vai esperar todo aquele habitué do gênero que estamos acostumados, subestimando o que se provará 45 minutos do mais puro entretenimento. A série conseguiu estabelecer em seu primeiro episódio elementos que conseguem individualiza-la dentro da mitologia da franquia Máquina Mortífera.

lethal-weapon-bmp-001

Outro acerto está na escalação – Wayans (queridinho dos seriadores) e Crawford (vivendo um policial com tendências suicidas) mostram muita química em cena. Riggs é delirantemente cativante, enquanto o veterano Murtaugh – que não aceitou uma aposentadoria – ainda se prova  de uma habilidade ímpar. E é na conexão instantânea desses dois que surge o potencial de um show que pode se tornar um xodó da galera, ainda mais para os amantes do gênero policial, que estão um pouco órfãos de cenas de ação à lá Velozes e Furiosos (com  restrições orçamentárias, é claro).

O primeiro filme lançado lá em 1987, estrelado por Mel Gibson e Danny Glover, serve de base para esta adaptação da FOX – cujos protagonistas tinham os mesmos nomes e na sinopse se lia : “Um detetive famoso por sua ousadia e sangue frio e um pacato e tranquilo policial que está a espera da aposentadoria se juntam em uma missão para desbaratar uma quadrilha internacional de traficantes de drogas composta por ex-militares da guerra do Vietnã”.Pegue isso e tire a charlatanice característica de Gibson e a sobriedade de Glover, e adicione um pouco mais de carisma – é o que provavelmente veremos em Lethal Weapon, que deverá seguir por um caminho mais leve – misturando ação e comédia – aproximando-se mais de algo como Bad Boys.

lethal-weapon-bmp-002

Obviamente não se pode cobrar uma trama muito intrincada, pelo menos nesse começo. É certo que teremos uma conjuntura procedural, recheada de casos da semana em Los Angeles e momentos de humor e contemplação. Porém eu não acho nenhum demérito, se desde o princípio esta é a proposta de Lethal Weapon. Ela não chegou com nenhum salto alto e entrega o que promete. Sabe aquelas coisas que a gente sabe que pode gostar, mas tem certa vergonha de admitir? Então. Eu só não vou dar todos os controles, pois ainda acho que a narrativa ainda precisa ser trabalhada. Talvez vocês experimentem aqui a  sua próxima Guilty Pleasure… Mas fiquemos tranquilos, pois geralmente estas são as melhores séries da nossa lista.

Lethal Weapon é exibida todas às quartas, nos Estados Unidos. No Brasil, a exibição ficará a cargo do canal pago Warner – nesta terça, 4 de outubro, as 22h30!

Assista ao trailer!

Já conferiu a série? Achou que valeu a pena ou discordou de tudo o que achei? Divida tudo aqui conosco!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×