Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Primeiras Impressões: Lore

Por: em 7 de novembro de 2017

Primeiras Impressões: Lore

Por: em

Dentre tantas séries em lançamento, uma ou outra acabam se destacando pela trama proposta. Cumprindo o que promete, Lore nos apresenta uma realidade de mitos, mas que funcionam de um jeito diferente do imaginado.

Reprodução/Amazon Prime Video

Com uma temporada completa disponibilizada pela Amazon, a série desenvolvida por Aaron Mahnke, criador do podcast de mesmo nome, traz para a tela nomes como Adam Goldberg (Fargo), Colm Feore (The Borgias), Robert Patrick (The X Files), Holland Roden (Teen Wolf), Campbell Scott (House of Cards), Connor Hammond (Underground) e Sandra Ellis Lafferty (Containment). Com uma premissa interessante, a série indaga os telespectadores sobre a existência de vampiros, lobisomens, zumbis e outras criaturas, apresentando o ponto de vista que deu origem a esses mitos tão conhecidos.

Sendo uma antologia, cada episódio conta com uma história diferente e uma formação de atores diferentes. Durante eles, as atuações não decepcionam e conseguem passar as emoções sentidas pelos personagens ou a ausência delas. Seguindo um estilo adotado por diversos documentários, as cenas conseguem alterar entre passado e presente sem confundir o público, com a fotografia apresentando uma tonalidade viva e forte, mas que ao mesmo tempo transmite o vazio em que cada personagem se encontra perante os perigos e provações. Entretanto, um dos poucos pontos negativos é a pressa que se percebe ao ver que o roteiro está tentando definir seu caminho, para poder trilhá-lo até o final.

Reprodução/Amazon Prime Video

Acompanhando a história narrada por Mahnke, o primeiro episódio já se inicia com uma animação diferente, mas que consegue ser intensa a todo o momento, mostrando a todos tudo que será trabalhado no decorrer do episódio. Como parte da história, acompanhamos o drama vivido pela família Brown, que enfrenta um tempo marcado pela peste branca, atualmente conhecida como tuberculose. Com isso, vemos uma época em que apesar do avanço científico ser notável, a medicina continuava precária e sofria com diversas mudanças a todo momento, em uma era pós revolução americana. Dessa forma, lendas e crenças foram sendo criadas e se espalhadas por todo o continente, nos levando até onde nos encontramos agora.

Por quarenta minutos nós enfrentamos a luta de um homem para salvar seus filhos de uma doença até então incurável, a qual já havia levado para a cova boa parte de sua família. Se juntando a isso, temos a lenda daqueles que morreram, mas não estavam mortos. No começo, acompanhamos o caso de uma mulher enterrada viva, cujo acontecimento pode ter influenciado diretamente no que veio a seguir. Como é comum em séries de épocas, somos apresentados à algumas criações completamente estranhas aos olhos, como um caixão onde, se a pessoa ainda estivesse viva quando enterrada, um sino soaria alertando a todos. Isso não apenas mostra a situação em que as pessoas viviam, como também nos leva de volta há um tempo em que tudo era incerto, até mesmo a morte.

Além de todo o questionamento científico e as lendas, nos deparamos com a dita alma e toda a sua filosofia. Afinal, há algo no coração além do sangue que é bombeado por nossas veias? Há algo no pulmão além do ar que respiramos? E, por fim, há algo no ser humano além do amontoado de células que formam a vida que conhecemos nos dias de hoje? Em um episódio com uma duração relativamente curta para o tema apresentado, nós acompanhamos todos esses questionamentos durante a história da família Brown, sempre deixando que as pessoas que estão assistindo tirem algumas das conclusões. Ao final, é possível ver como a medonha forma que a história é contada se encontra com nossa realidade, mostrando que monstros podem ser reais, mas nem sempre da forma que imaginamos.

Reprodução/Amazon Prime Video

No momento, Lore é uma série que eu indicaria com gosto para quem deseja ocupar seu tempo livre aprendendo mais sobre o passado e até mesmo o presente. Com apenas seis episódios, ela se torna ideal para aproveitar em um fim de semana, mesmo que o tema não seja tão agradável aos olhos de alguns.

 


E você? O que achou do episódio? Não se esqueça de deixar sua opinião e continuar acompanhando as reviews aqui, no Apaixonados por Séries.


Lucas de Siqueira

Apaixonado por Tom Holland, séries históricas, documentários sombrios e guerras. 19 anos de pura imersão em diferentes universos através da leitura e pronto para criar outros através da escrita.

Santa Branca/SP

Série Favorita: Game of Thrones

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×