Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Primeiras Impressões: Sob Pressão

Por: em 25 de julho de 2017

Primeiras Impressões: Sob Pressão

Por: em

Imagino que você é um fã de dramas médicos, certo?

Provavelmente já flertou com uma série aqui ou lá, curte algum grande hit, como E.R. ou Grey’s Anatomy, e acabou esbarrando com a nova estreia da Globo, que retoma um gênero há muito não explorado na emissora. Pois bem: deixe seus conhecimentos médicos de lado (sim, todo mundo aqui tem um pouco de experiência, vai?), deixe toda a tecnologia dos melhores hospitais dos EUA de lado. Estamos falando do Sistema Público de Saúde brasileiro e Sob Pressão não pensa duas vezes antes cutucar a ferida que dói em todos nós.

Divulgação/Globo

Derivada de um filme homônimo de 2016, a premissa da série é bem simples: traçar um retrato cru e extremamente fiel a realidade enfrentada nas clínicas públicas brasileiras. E esse panorama é determinado desde a precária (e proposital) ambientação até a fotografia.

Quem nos conduz na história é Evandro, interpretado por Julio Andrade, um médico apaixonado pela profissão e pelo ato de salvar vidas. Sua dedicação tem um fator motivacional forte: ele perdeu sua mulher na mesa de cirurgia devido a precariedade do atendimento público, fazendo o possível e o impossível para que isso não se repita na sua presença.

E quando falamos do impossível, leve a sério: durante o primeiro episódio são muitos os momentos que os médicos tentam lidar com uma situação e precisam pensar em diferentes abordagens para contornas as carências da clínica que trabalham – e isso vai desde simples instrumentos até a falta de luz, por exemplo.

Divulgação/Globo

O elenco principal também conta com Marjorie Estiano, que encontra o tom perfeito para a novata Carolina, e Bruno Garcia, outro dos médicos atendentes na clínica. Interessante que, diferentes de algumas obras de dramaturgia, Sob Pressão não tem medo de conduzir sua trama, deixando para que as apresentações dos personagens aconteçam junto com seu desenvolvimento sob os olhos dos espectadores.

A realidade é pontuada exatamente como deveria ser: dura e cruel. Nenhum médico é colocado como perfeito e logo vemos do que eles são capazes para salvar uma vida – incluindo decisões certamente contestáveis. Curti também a abordagem ciência vs. fé que o roteiro deste primeiro episódio parece flertar. Claro que seria muita informação para um primeiro momento, mas é bem legal saber que estamos diante de um trabalho corajoso o suficiente para mexer com temas certamente polêmicos.

Divulgação/Globo

Eu, que me encaixo perfeitamente naquele público que descrevi lá em cima, fui bastante surpreendido pela produção. Há tempos não acompanhava uma série nacional e a qualidade me impressionou bastante, combinando roteiro ágil com boas atuações.

O improviso na hora dos procedimentos me lembrou um pouco Off the Map, exatamente por ser inusitado demais – porém, em nenhum momento, a série “foge” da realidade. Muito pelo contrário, mantém seus pés firmes no chão, no lembrando de um problema que está aqui, do nosso lado, mas que tentamos deixar de lado até que seja preciso lidar de fato.

Divulgação/Globo

Claro que é muito cedo para pontuar se Sob Pressão dará certo ou não mas, sem dúvida alguma, causou uma boa primeira impressão. Se você viu o filme e curtiu, eu te garanto que a série é melhor.

E aí, se animou para assistir? Vai dar uma chance para a nova produção da Globo? Depois conta para a gente o que achou!

 

 


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×