Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Primeiras Impressões: The Exorcist

Por: em 25 de setembro de 2016

Primeiras Impressões: The Exorcist

Por: em

Chegou a hora de falar de The Exorcist, a nova aposta da Fox. Baseado no filme de 1973, que por sua vez é baseado no livro homônimo de mesmo nome, a série promete contar uma história mais moderna sobre exorcismos, sendo tão inteligente e assustadora como seus antecessores. Mas, logo no início do piloto, percebemos que esse é o primeiro problema: a série só promete.

The Exorcist - 6x01

A série conta com Alfonso Herrera (Sense8), Ben Daniels (House of Cards) e a maravilhosa Geena Davis (Grey’s Anatomy) no elenco principal. Mas, apesar desse elenco de peso, a sensação que fiquei após assistir esse episódio foi de insatisfação. O motivo? O roteiro peca pelo excesso de informações que são jogadas ao público. Ao invés de cobrir um ou dois plots, como é costume nas séries e desenvolver os demais nos episódios seguintes, The Exorcist simplesmente apresenta tudo de uma vez para cativar o público, o que não funciona muito bem.

The Exorcist - 6x01

Herrera interpreta Tomás, um padre bem carismático – com algumas dúvidas dos dogmas da Igreja – que é atormentado por alguns sonhos estranhos. Davis interpreta Angela, uma mãe empresária que precisa lidar com o marido com problemas mentais, suas duas filhas, sendo uma delas bem problemática, e com os estranhos acontecimentos que ocorrem em sua casa.

O problema dos personagens citados é que o roteiro simplesmente corre com eles. Sempre vemos casos de possessões demoníacas ou de atividades paranormais sendo investigadas, a princípio, pelo meio científico, o que indaga o telespectador. Já nesse episódio, a história vai direto ao ponto, o que de começo causa estranhamento e parece no mínimo forçado.

Ainda nos primeiros vinte minutos do episódio, já conseguimos saber alguns detalhes do passado de Tomás. Sendo algo que poderia ser apresentado um pouco mais para frente, essa insistência em mostrar que a história tem profundidade passa a sensação de que a série não conseguirá segurar mais de uma temporada, algo bem semelhante ao que senti vendo a premiere de Damien.

Geena Davis - The Exorcist

Daniels, por sua vez, interpreta Marcus, um padre exorcista que difere bem dos padres que vemos em outras séries e filmes. Atormentado por um caso que deu errado, ele acaba perdendo cada vez mais a fé em seu trabalho. Ainda, para incomodá-lo mais, o mesmo tem problemas com a Igreja, o que seria algo interessante de ser aprofundado nesse episódio, mas que apenas foi colocado de lado.

E já nesse episódio, deixando o desenvolvimento dos personagens para mais tarde, Marcus e Tomás cruzam seus caminhos para formar a famosa dupla improvável, que me lembra muito Kyle e o Reverendo em Outcast. E assim como nela, em primeiro momento, os dois não parecem ter química alguma e o piloto não da indícios de que isso possa vir a mudar.

Ben Daniels - The Exorcist

E ainda, para aumentar a lista de falhas, a série usa como recurso elementos já desgastados no gênero de terror, o que gera desinteresse por parte do público. Salvo pela sequência final, o lado sobrenatural da série não parece muito promissor. A aposta mesmo será nas relações entre os personagens, já que a carga dramática em cima de todos foi extensa e todos, já de início, parecem bem desgastados.

Confesso que quando vi a impressão positiva da crítica, cheguei a assistir novamente ao episódio para ver se deixei passar algo, mas minha opinião continuou a mesma. Mas, claro, a série ainda tem seus pontos positivos, como as diversas referências ao filme, com direito até a trilha tema original do mesmo. A fotografia, os planos sequência e as cenas de exorcismos também são incríveis, mas são ofuscadas por conta do roteiro.

Alfonso Herrera e Ben Daniels - The Exorcist

Se me pedissem para indicar alguma série, no momento The Exorcist não estaria na lista, mas levando em conta a opinião da crítica, seria interessante que todos assistissem ao piloto para tirarem suas próprias conclusões. Já eu, no entanto, só espero que os próximos episódios deem uma segurada para apresentar os fatos com mais calma e não causar confusão no público em geral.


E você? O que achou do episódio? Não se esqueça de deixar sua opinião e continuar acompanhando as reviews aqui, no Apaixonados por Séries.


Lucas de Siqueira

Apaixonado por Tom Holland, séries históricas, documentários sombrios e guerras. 19 anos de pura imersão em diferentes universos através da leitura e pronto para criar outros através da escrita.

Santa Branca/SP

Série Favorita: Game of Thrones

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×