Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Arrow – 1×22 Darkness on the Edge of Town

Por: em 11 de maio de 2013

Arrow – 1×22 Darkness on the Edge of Town

Por: em

Eu queria muito saber como expressar o que estou pensando depois de assistir a esse último episódio de Arrow, mas a única palavra que vem a minha cabeça é: CARALHO. Sério, como a série está conseguindo se manter nessa crescente constante, chegando ao seu grande clímax que será desenvolvido na próxima semana? O interessante é como tudo vem se ligando de uma maneira cuidadosa, aliando isso ao desenvolvimento dos personagens e também uma mudança geral no cenário. Oliver é nosso herói, mas até que ponto seus atos se justificam? Até que ponto tudo que ele faz vai ajudar a resgatar a memória que tem de seu pai? E, acima de tudo, qual o preço que ele está pagando por tudo isso, deixando sua vida de lado para viver algo que não o faz bem/feliz? Esse episódio veio para mostrar que o episódio final será alucinante e que provavelmente muitas coisas mudarão daqui para a frente, o que pode ser muito interessante para a já confirmada segunda temporada da série, sendo que a principal mudança que eu apostaria seria Tommy tomando o lugar de seu pai na luta contra o arqueiro, mas isso é um ponto que conversaremos mais a frente. Vamos ao episódio?

vlcsnap-2013-05-11-12h21m42s41

O envolvimento catastrófico de Moira no Undertaking que vai derrubar os Glades chegou ao ápice com esse episódio. Ela não tinha mais como esconder as coisas que se envolvera e até mesmo seu filho Oliver já estava a questionando sobre isso. O que foi interessante foi ver como os sentimentos de Oliver estiveram suprimidos durante todo o episódio. Ver todo o seu sofrimento com a descoberta de que a mãe não era quem pensava foi algo bem bacana simplesmente pelo fato de vermos como Oliver é correto com tudo – afinal ele ta fazendo justiça na sua cidade – e ter de lidar com que o maior mal seja a sua mãe, deve ser bastante complicado.  E eu cheguei a me assustar quando vi aquele ataque a Oliver e sua mãe dentro da sua casa, porque não fazia sentido nenhum os dois serem capturados por alguém aleatório, até que o plano por trás disso foi exposto e tornou a cena seguinte genial.

Diggle na pele de arqueiro colocou Moira em frente ao seu filho e usou este como o grande motivo para que ela abrisse a boca. E funcionou. Ao ver seu filho tomando umas boas porradas do arqueiro, Moira não se conteve, despejando todo o medo que vem passando por todo esse tempo e seu envolvimento com a grande queda dos Glades. E aquilo foi arrasador não só para a própria personagem, como também para Oliver que mal conseguiu olhar em sua cara depois de toda a confissão. O que vale ressaltar é que, apesar de não se justificar, Moira parece mesmo estar fazendo tudo isso por puro medo de algum ataque a sua família por parte de Malcolm. Claro que isso é muito para Oliver agora, mas em algum momento ele deve aceitar a situação.

vlcsnap-2013-05-11-12h22m58s24

E não foi só com Oliver que Moira teve de encarar consequências.Walter mal voltou a vida real e já não suportou ficar mais ao lado daquela que o fez passar por todo o sofrimento de um sequestro. Era bem claro que isso ia acontecer, porém achei que a cena mostrou o desprezo que Walter ganhou por sua ex-mulher no tempo que foi mantido refém – sendo que a única coisa que não gostei foi o jeito como ele se despediu de Thea. Já que falamos na Queen mais nova, vale explorar um pouco do seu relacionamento conturbado com Roy. Essa sina do garoto atrás do arqueiro começa a tomar uma forma que eu não previa – pausa para ressaltar que eu não tenho conhecimento nenhum da história em quadrinho e também não quero spoilers – com ele querendo ser treinado para não perder mais pessoas na sua vida. Quero muito ver essa história se desenvolver e, principalmente, como Thea estará envolvida no meio de tudo isso. Curti muito Oliver dando uma de irmão mais velho e protegendo Thea, mas curti mais ainda Roy não ter ligado para nada e continuar com sua meta definida: encontrar o arqueiro – que mal sabe eles, está bem mais perto do que eles imaginam.

A ação do episódio foi sensacional e, desta vez, todos estiveram envolvidos, o que tornou tudo ainda mais legal. A invasão ao prédio das empresas de Malcolm foi minuciosa e super perigosa, porque a qualquer momento o plano poderia ir por água abaixo – e quase fez muitas vezes. Eu estou curtindo muito como Felicity vem se envolvendo nessa parte de ação, porque ela é muito nerd, então suas cenas são quase sempre cômicas. O problema é que seu nome agora chegou até a polícia e isso pode não ser nada bom para a nossa equipe de heróis – por sinal, como eles conseguem descobrir quem quis invadir um outro computador?. E no meio dessa invasão toda, Oliver colocou o ponto final na situação constrangedora entre ele e Tommy. E eu achei a atitude do personagem super correta. Ele podia mesmo ter errado em inúmeras coisas nessa amizade, mas Tommy perder Laurel foi uma escolha dele, então que não houvessem arrependimentos depois. E com a proximidade do fim na sua missão de salvar Starling City, Oliver se permitiu ser levado pelos sentimentos e, finalmente, se entregou a Laurel – em uma das melhores cenas dos dois na série com uma trilha sonora ferrada de boa. Problema: Tommy viu toda a ação no quarto de Laurel pela janela e não pareceu nada satisfeito.

vlcsnap-2013-05-11-00h40m42s53

Ao meu ver, tudo se encaminha para um épico final entre Oliver e Malcolm que descobriu a identidade do arqueiro depois de uma das melhores cenas de luta da série. O que eu acho é que provavelmente Malcolm vai levar a pior nessa luta, mesmo que agora isso não pareça que vai acontecer e Tommy vai querer se vingar de Oliver, tomando o lugar de seu pai nessa luta para acabar com os Glades ou, até mesmo, se tornando o arqueiro negro. Só que até isso se confirmar, veremos Oliver sofrendo um pouco nas mãos de seu principal inimigo que parece estar mesmo um passo a frente pois até o dispositivo já havia sido removido para que não houvesse perigo de alguma coisa no plano dar errado. Nos flashbacks, a história vai tomando formas bem diferentes também. Depois de serem sequestrados por Yao Fei, estava claro que tudo isso ia terminar da pior maneira possível. Quando eles falaram de derrubar um avião, eu juro que não queria, mas foi impossível não lembrar de Lost. E o tal exercito aparentou ter uma chefe, mulher, por trás de tudo isso. Após Yao Fei assumir a culpa pela queda do avião, ele se tornou inútil e ganhou de presente um belo tiro na testa. Isso deve ser o catalisador para muitas das coisas que podem acontecer daqui para frente enquanto os personagens buscam sair do purgatório que é aquele lugar.

E nesse jogo de luta, ficamos assim: Oliver preso com seu pior inimigo, Roy querendo achar o arqueiro, Tommy irado com seu melhor amigo, Felicity sendo caçada pela polícia e Moira sozinha no mundo. Os próximos passos serão os finais. Depois, teremos que esperar um pouco para saber mais. Te deixo com o vídeo promocional de ‘Sacrifice’ e o espaço para comentar o quanto quiser.


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×