Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Being Erica – 4×11 Dr. Erica (Series Finale)

Por: em 18 de dezembro de 2011

Being Erica – 4×11 Dr. Erica (Series Finale)

Por: em

É impossível um começo sem um final. Esse é o clima do encerramento da série Being Erica, que teve um series finale digno de suas quatro ótimas temporadas. O episódio esteve todo centrado na importância de encerrar uma fase para iniciar outra, em todos os aspectos da vida. Esse centro não poderia ser mais apropriado, considerando que se tratava do último episódio da série.

Dr. Erica mostrou os últimos momentos da formação de Erica e seus primeiros passos como nova terapeuta. Mostrou também os últimos momentos de Dr. Tom como terapeuta. A ligação entre Erica e Dr. Tom se fortaleceu durante essas quatro temporadas e nesse último episódio assistimos aos dois concluindo suas jornadas. Erica não se sentia segura ao se tornar terapeuta e Dr. Tom estava hesitante em abandoná-la neste momento. Graças a Dra. Naadiah, Erica vai encontrar Leo, e é a situação dele, nos últimos 15 anos que faz Erica enxergar o quanto está sendo injusta ao tentar manter Dr. Tom estagnado.

O arrependimento envolvendo Leo foi um dos mais importantes para a série e para o desenvolvimento de Erica. Desde a primeira temporada, o assunto da morte do irmão mais velho da protagonista não era mais abordado. Erica já havia aceitado que não cabia a ela saber mais do que já sabia. Achei curiosa a escolha de um corredor para ilustrar a situação, já que tantos diferentes já foram usados para contextualizar as diferentes escolhas que levam a diferentes presentes e futuros dos personagens. Não pude deixar de notar a semelhança entre o corredor de Leo e o corredor onde a Erica do futuro apareceu no episódio Please, Please Tell Me Now – aquele em que ela vai falar com a Erica do presente e conta que não vai morrer em 2019. Será que essa Erica do limbo só apareceu pra acalmar a Erica do presente e tentar fazer com que ela viva sua vida sem se preocupar com a morte? Agora que a série foi encerrada, essa é mais uma dúvida que permanece.

Voltando a Leo, ele escolhe permanecer nesse corredor do limbo por mais de 15 anos, e aparentemente, a visita de sua irmã faz com que ele resolva encarar o novo começo. Dra Naadiah deixou claro que quando ele estivesse pronto, aceitaria o novo começo. Achei que a cena em si não era tão necessaria, a menos que Erica presenciasse esse acontecimento.

Duas mudanças que eu faria, se fosse roteirista: acho que a forma como Dr. Tom lidou com sua aposentadoria foi retratada de forma superficial. Seria bom assisti-lo contando aos outros pacientes, principalmente por retratar melhor a diferença dos laços que ele construiu com Erica. Além disso, acho que a cena em que Erica assiste o consultório do Dr. Tom desaparecer, poderia ter sido feita com ele. Ok, ela é a protagonista, todos sabemos disso, mas é fato que a sala e tudo que ela continha significava muito mais a ele do que a Erica.

Em um plot paralelo, Julianne e Brent ficaram responsáveis pelos momentos engraçados do episódio, mostrando que Brent tem mais alguém importante em sua vida, sua cadelinha Duchess, e que ela não gostou muito de Julianne – algo que não parece muito difícil pra ninguém.

E já que muitos encerramentos aconteceram no episódio, os tais começos também foram muito bem retratados. Os flashs que Erica teve de sua primeira paciente me deixaram um tanto assustada no início, mas depois de tudo explicado pelo Dr. Tom, só aumentava a curiosidade por saber quem seria essa paciente. E o circulo se fecha, sendo Sarah essa paciente, faz sentido esse laço mais forte envolvendo Dr. Tom e Erica. É claro que sendo Sarah a paciente de Erica, seria garantida a presença de Dr. Tom na série, caso houvesse uma continuação. Ele apareceria em boa parte dos arrependimentos mais antigos de Sarah, fazendo Erica, ao menos, matar um pouco da saudade.

Além desse começo, o começo de Erica e Adam morando juntos em um novo apartamento, também foi muito bom. O apartamento novo deles e o consultório de Erica me deixaram curiosa. É claro que são cenários e que nós espectadores apenas vemos as partes que interessam a série, mas se esses cenários fossem preservados para os fãs visitarem, eu certamente daria um jeito de ir até lá conhecer.

Being Erica vai fazer muita falta. Foi lindo acompanhar essas quatro temporadas, e é claro que todos os fãs gostariam de mais temporadas de Being Erica (six seasons and a movie) mas como essa series finale mostrou muito bem, é tempo de todos nós partirmos para a próxima aventura.


Bruna Antunes

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Battlestar Galactica

Não assiste de jeito nenhum: Sex and the City

×