Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Criminal Minds – 8×02 The Pact

Por: em 16 de outubro de 2012

Criminal Minds – 8×02 The Pact

Por: em

Um episódio um pouco diferente do que estamos acostumados a ver, com direito a uma das melhores jogadas que eu já vi em Criminal Minds. É isso, nunca vou me cansar de constatar o quando eu sou fã de uma série que não hesita em tentar inovar ou surpreender o seu público.

Logo no inicio tivemos a constatação de que tínhamos uma dupla de assassinas, causando certo impacto no episódio. Mas aos poucos somos apresentados aos ‘motivos’ de ambas estarem prendendo pessoas ainda vivas e as arrastando de carro pelas ruas  até a morte. Foi o tipo de episódio que nos faz pensar até onde o unsub teria sua ‘razão’ em agir de modo tão frio. Duas mulheres fazendo justiça com as próprias mãos. Ellen queria vingar a morte do sobrinho, que atropelado por uma alcoólatra, viu a mesma se livrando da justiça por ser filha de pessoas influentes. Uma dor que a mãe da criança não aguentou e terminou morrendo de depressão.

A outra assassina está um pouco mais próxima na nossa realidade – emocionalmente falando. Sua garotinha foi abusada e morta e o corpo nunca foi encontrado. De repente elas resolvem fazer o que sistema não fez com louvor: Punir os assassinos de suas crianças. Impossível não parar pra tentar entender o sofrimento dessa mãe. E por mais errada que ela estivesse quem no lugar dela resistiria à tentação de vingar a morte de um filho?

Costumo dizer que é um pouco chato quando a série mostra logo quem é o assassino da vez, mas até nesse detalhe o episódio acertou. Com a informação de que mais pessoas participaram do abuso infantil, a dupla chega a mais um psicopata. Mais um, porque é justamente quando nos fica claro que Ellen, não queria apenas fazer justiça como sua parceira, na verdade, ela tinha a necessidade de matar e usava justiça como desculpa.

Outro destaque do episódio é a mudança radical de comportamento daquele que seria a última vítima das mulheres. Todo aquele discurso dele de ter mudado e viver tentando ser uma pessoa melhor convenceu até a hora que ele mostra seu verdadeiro lado psicopata. É onde mais uma vez o sofrimento daquela mãe é explícito. Uma mãe que além de ter que lidar com o estupro e a morte da filha, agora sofre ao ouvir todo o relato detalhado do que foi feito com sua garota. Se colocar no lugar dela não é fácil em momento algum.

Ao longo dessa série, nós passamos a entender um pouco do comportamento de psicopatas. E confesso que não me lembro de ter visto em algum outro episódio um psicopata reconhecendo o outro e tentando colocá-lo do seu lado da situação. Esse diálogo entre Jason e Ellen chamou muito minha atenção. Darlene conseguiu matar o assassino da filha, mas continuou com o sentimento de vazio e de culpa que iria atormentá-la pelo resto da vida, enquanto Ellen não sentia remorso algum.

Esse também foi um episódio onde os unsubs dominaram, deixando o time em segundo lugar. A investigação foi normal e o único detalhe a mais eram as referências às férias que o Rossi seria obrigado a tirar, levando-o ao México para prender a dupla. Ponto negativo do episódio: Como duas mulheres procuradas pelo FBI, conseguiram sair do país de forma tão rápida? Mas o episódio teve tanta coisa interessante que esse erro pode ser ignorado facilmente. No fim, Ellen foi presa e Darlene conseguiu escapar. O interessante é que eu realmente não sei se queria que ela fosse pra cadeia, por mais que ela merecesse.

Com relação à integração de Blake ao time, os roteiristas estão fazendo da forma correta. Sem alardes, aos pouco vamos conhecendo um pouco da vida dela. Dessa vez, descobrimos que ela é casada, mas vive em um relacionamento à distância. Ela também continuou um pouco mais perto de Reid, como era esperado. E deve ser assim ao longo da temporada. Quando a gente parar pra analisar, nós já estaremos acostumados com a Jeanne Tripplehorn.

Quem esperou alguma dica ou referência ao arco da temporada, se decepcionou. E desde já deixo claro que esse não é o forte de Criminal Minds. Passamos vários episódios sem referência ao Ceifador na 4ª temporada. E algo parecido aconteceu na 5ª. Por enquanto só sabemos que tem um psicopata na cola do time. Quem é ou o que ele pretende, vamos precisar de paciência pra descobrir.

Eu realmente gostei de The Pact, então posso ter deixado passar alguns detalhes e me apegado apenas à parte boa. Mas reafirmo que se Criminal Minds continuar nesse nível de episódios, teremos uma temporada louvável pela frente. E você, o que achou do episódio? O que espera dessa temporada? Não deixe de comentar e de assistir a promo do episódio 8×03 Through the Looking Glass:

  • As citações em The Pact:

“Se ganhar, não diga nada. Se perder, diga menos ainda.” Paul Brown

“O mal está sempre planejando a mais corrosiva miséria, através da necessidade do homem de se vingar pelo seu ódio.” Ralph Steadman

 


Pollyanna Barreto

Vitória da Conquista / BA

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×