Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Lie to Me – 2×14/2×15 React to Contact/Teacher and Pupils

Por: em 8 de agosto de 2010

Lie to Me – 2×14/2×15 React to Contact/Teacher and Pupils

Por: em

Como a grande maioria dos episódios da série, React to Contact começa com uma cena chocante: um pai de uma criança pequena atiraria pra dentro de sua própria casa sabendo que acabou de acordar seu filho, sem nem olhar pra quem mirou? Se fazia necessário mostrar o quão doente o Sgt. Jeff Turley, condecorado com uma estrela de prata ao voltar do Iraque, estava. Me soou sensacionalista.

A temática dos traumas de guerra é, sem dúvida a mais repetida na série, e isso com certeza se deve ao passado de Lightman: além dele próprio ter vivenciado, nesse episódio sabe-se que o pai dele também foi combatente em alguma guerra. Forçado foi a Emily só saber com 16 anos sobre a existência de seu avô paterno!!

Esse episódio me deixou por muito tempo confusa sobre o que exatamente eles procuravam, porque partindo do fato que se tratava de um ex-combatente do Iraque, ele certamente teria visto coisas que mudaram sua foram de reagir. Gillian testa seu simulador de guerra que tem exatamente os cenários em que o Sgt. Jeff Turley esteve. E esse simulador me deixou um tanto confusa. Tantos investimentos para tratar a saúde mental de homens que voltam de uma guerra que nem precisava ter acontecido? Ok, deixando a política de lado, o que interessa mesmo é que sempre que combatentes do Iraque aparecem em Lie to Me, o episódio não me parece tão intrigante.

Mesmo com todo o empenho do simulador maluco de Gillian, o Sgt. Jeff Turley só consegue desvendar o mistério da sua agressividade e da sua fobia quando é levado junto ao Coronel e a outro sargento que estavam em batalha com ele quando o trauma ocorreu, e mais uma vez vem a pergunta:o que mesmo eles queriam saber? Ele finalmente lembrou do fato que havia mudado a sua vida: Não matar um menino resultou na morte de um colega seu, uma troca justa, aos meus olhos.

E quem mentiu? O coronel, seu superior, que omitiu essa falha do Sgt. Jeff Turley no relatório sobre a missão que estavam.

Em Teacher and Pupils, o policial Nick Hardy leva um tiro nos primeiros minutos do episódio: mais uma vez eu me sinto ludibriada achando que é apenas isso, um policial se meteu onde não foi chamado (mas na verdade esse FOI chamado), levou um tiro e entrou em coma. Mas não, em Lie to Me, as histórias que parecem simples são sempre complexas!

Dr.Cal se comunica com Nick Hardy, em estado semi-vegetativo. Sim, você leu certo, ele se comunica. Fala sério, roteirista! O Dr. Paul Ekman, que foi a inspiração para a criação dessa série, certamente deve ter achado uma PIADA! Cal entendia as respostas de Nick Hardy, apenas baseado na pupila e na movimentação do globo ocular dele!

Esse tipo de episódio é revoltante, porque, por mais que alguns episódios sejam muito bem explicados e a ciência pareça séria e importante, episódios como esse apenas estragam a credibilidade do assunto.

Nesse episódio, a série denuncia um tipo de extorsão feita por policiais, para manter apenas “pessoas de bem” em seus territórios. E os pobres meninos interrogados, não tinham nada a ver com o crime, só pra variar um pouco.

Em paralelo a toda essa cena do crime e denuncia de corrupção, Cal aceita a proposta de Clara (uma advogada, sua cliente) para ser “seguido” por ela em algumas investigações, para que ela entenda a ciência dele: o que parece ser apenas mais um joguinho sexual que não vai levar a nada, porque o único casal que realmente faz algo nessa série é Cal e sua ex-mulher, escondidos da filha!

Depois de todo um episódio de perseguição, foi um tanto óbvia a declaração de Clara sobre ser a futura sócia de Cal e Gillian. Muito rica, inteligente e sacando o ótimo negócio deles, porque não investir?

E quem mentiu? O policial “chefe” da investigação, que sabia de todo o envolvimento de sua equipe com a corrupção e o motivo de Nick Hardy ter sido baleado e só abriu o jogo quando os outros policiais da equipe o entregaram!


Bruna Antunes

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Battlestar Galactica

Não assiste de jeito nenhum: Sex and the City

×