Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Life Unexpected 2×11 – Stand Taken

Por: em 20 de janeiro de 2011

Life Unexpected 2×11 – Stand Taken

Por: em

Que belo episódio de Life Unexpected, né? Estava tudo ali, de forma simples, mas estava. Os personagens, o drama, tudo no seu devido lugar e com isso, a única sensação que fica é a do saudosismo premeditado. Se já me emocionei bastante com esse episódio, não quero nem ver o que será de mim no series finale. Voltamos ao ponto final de Thanks Ungiven. Tasha estava sendo acusada por agressão e invasão de propriedade. Como havia adiantado, logo o passado de Lux iria vir a tona e foi exatamente isso que aconteceu. Em busca da proteção da amiga, Lux teve mais uma vez que engolir o seu orgulho e abrir a boca para contar o que havia lhe acontecido de pior na sua vida, e não foi a agressão do seu pseudo-pai, foi sim o fato de sua mãe Valerie não ter acreditado em suas palavras.

Lux sempre foi a personagem mais densa da série, lógico, até por ser a protagonista, mas muitos não a compreenderam. A garota mimada e cabeça dura era a casca de um mundo de fragilidades adquiridas na infância. O medo que tinha de voltar para o reformatório a fazia suportar coisas que não deveriam sequer ser suportadas por uma criança. Seu primeiro beijo não fora na roda de verdade ou desafio da escola, fora com o pai que ela tinha que suportar. E gritar para o mundo isso seria a mesma coisa que perder tudo que ela tanto tinha lutado para conquistar. Lux era e sempre foi tomada pelo medo de perder. E agora ela tinha esse medo dentro de si mais forte do que nunca, porque diferente da outra vez, ela tinha muito mais que uma mãe a perder, ela tinha um pai, avós, amigos e um amor. Seria a devastação total perder tudo isso, seria o fim do seu mundo e Lux não queria arriscar.

Tanto que tenta ao máximo não precisar contar tudo aquilo, Tenta convencer até Trey de não abrir a boca, assim ela ficaria calada também. Acordo fechado, Lux pensou estar livre de expor seu passado. Mas para livrar Tasha seria preciso muito mais do que Trey calado, seria preciso acabar com a imagem daquele homem perverso que um dia abusara de sua inocência. Como mentia para esconder tudo, Lux fora desacreditada pelo tribunal e sua palavra começou a ter pouco valor, devido a tamanha confussão do seu depoimento. Nada, nem ninguém conseguia chegar perto de Lux, até que Eric apareceu. No começo, pensei que esse seria só um plot aluna-professor para agitar a trama da série, o que acabou se tornando muito maior que isso. É Eric que puxa Lux da escuridão sempre, tornando-a uma pessoa bem melhor. E foi ele mais uma vez que a convenceu de mostrar a realidade para todo aquele tribunal, se livrar de uma vez das memórias que tinha daquele péssimo dia. Ninguém ali a amaria menos por isso.

Então Lux falou. E seu depoimento foi uma das coisas mais emocionantes que tivemos na série. Arrepiado com o que estava vendo, acho que teria a mesma reação que Baze teve. Ouvir sua filha dizer que tinha medo de ser abusada sexualmente por aquele que devia ama-la e protege-la é devastador. Lux assumiu o risco de acreditarem nela ou não naquele momento, mas estava falando pela primeira vez toda a verdade. Baze explodiu com razão. Partiu para cima de Trey e nem foi considerado tão culpado por isso. A importante chance no julgamento foi a de reaproximação entre Baze e seu pai, que haviam trocado farpas no dia de ação de graças. Longe dos problemas, os dois tiveram uma conversa sincera e o pai decidiu superar a relação entre o filho e sua funcionária.

Até Cate que é cheia de problemas ficou mais tranquila nesse episódio. Mostrando a calma que Lux necessitava, a mãe deixou bem claro que nada iria tirá-la dali, não importa o que houvesse, Lux fazia parte de uma família agora, que estava ali para dar todo o suporte que lhe for necessário. Cate, grávida, mostrou-se bem emotiva e teve uma das atitudes mais nobres até aqui: conversar com Valerie para que a mesma pudesse repensar seus atos. E o argumento foi um só: ser a mãe que um dia prometera a Lux que seria. E foi exatamente isso que Valerie fez. Ao contrário do esperado, a mulher foi até o juiz e confirmou tudo que a loirinha tinha deposto contra seu marido, inocentando assim Tasha de maiores acusações, sendo só castigada com dois meses de reformatório.

O reencontro de Lux com Valerie também foi uma cena marcante. Lux agradecer por tudo que ela fizera, por tudo que lhe foi negado, foi de apertar o coração. Mas tudo é escrito por linhas tortas. Lux precisou de todo esse percurso para encontrar a felicidade que tem hoje. E num grande brinde, a homenageada foi a própria garota que, de um jeito ou de outro, é um marco na vida de todos presentes, mudando-os e fazendo com que amadurecessem mais rápido, tornando-os adultos como deviam ser. Agora eu só quero fazer a dancinha do ‘i told you so’ para vocês. Lancei que Emma tinha tido um caso com o pai de Baze na primeira vez que os vi e, nesse episódio, isso foi confirmado. Ciúmes ou medo do passado, os motivos para o pai de Baze impedir esse relacionamento logo virão a tona e agora mais alguém está em posse desse segredo. Revelar ou não caberá somente ao julgamento de Lux. Guardem as lágrimas, nosso próximo encontro será o derradeiro, Life Unexpected está acabando.


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×