Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Persons Unknown 1×03 – The Way Through e 1×04 – Exit One

Por: em 5 de julho de 2010

Persons Unknown 1×03 – The Way Through e 1×04 – Exit One

Por: em

Depois de dois primeiros episódios “mornos”, Persons Unknowns parece finalmente estar “pegando o ritmo”, especialmente após o terceiro episódio da série, “The Way Through”, quando finalmente algo sobre o passado dos personagens é revelado. E que revelação!!

Tudo começa com mais uma tentativa dos reféns de sair da cidade-fantasma. Essa tentativa, aliás, culmina não só em fracasso mas em um jogo psicológico que parece colocar os personagens no limite de sua sanidade, quando, após a “visita” de um helicópeto, são lançadas máscaras de gás suficientes para apenas parte dos que estão ali. Dentre os excluídos está Janet que, assim como nos episódios anteriores, dá demonstrações de ser capaz de atitudes extremas para sair dali e ver sua filha novamente.

O jogo continua a cada toque da sirene, despertando não só o medo da morte como também a violência contida dentro de cada um, terminando com um “toque de mestre”: a presença do gás tóxico dentro das máscaras, e não fora, como haviamos de esperar. Estratégia no mínimo brilhante, e que resultou em momentos de adrenalina mais forte. Na minha opinião esse foi um dos pontos altos do capítulo. Assim como a revelação de informações importantes sobre o passado de alguns personagens.

Dentre os mistérios esclarecidos estão o destino da esposa de Charlie, a quem ele sufocou com um travesseiro para amenizar o sofrimento que ela experimentava devido aos inúmeros tumores que tinha. “Depois de anos, percebi que nem todo o dinheiro do mundo seria capaz de salvar alguém a quem se ama”. Explicação comovente mas, verdadeira? Ainda não sei, afinal ali nada é o que parece.

Como Rembe, o sensacionalista repórter de um jornal de São Francisco e que passa a ter uma obsessão pelo desaparecimento de Janet e a quem descobrimos (será verdade mesmo?) se tratar do marido “bandido e bêbado” da personagem. Isso talvez explicasse como ele saiba tantas informações sobre o passado dela sem nunca ser mostrado conversando com pessoas que conheçam a família da moça.

Para dar um “respiro” aos momentos de adrenalina ficamos conhecendo um pouco mais sobre o passado “sofrido” de Moira, sua estadia em um hospital psiquiátrico (por vontade própria, ao que parece) e até vemos surgir um certo envolvido dela com o soldado (estaria um romance se desenhando?).

Porém, é no quarto episódio da série, “Exit One” que a adrenalina se intensifica pois, como o próprio título (e o sinistro gerente do hotel) diz, um dos personagens sairá de cena. Definitivamente ou não, só teremos certeza nos próximos episódios.

Assim como no primeiro capítulo, este é centrado em Janet, e na interação que ela tem com Joe, não só dentro como fora da cidade, já que ela é a primeira “selecionada” para deixar o hotel, após um misterioso táxi aparecer para buscá-la.

Após um estranho acidente no meio do nada, os dois personagens passam a vagar pela estrada e terminam passando a noite em uma cabana abandonada que, à primeira vista, parece aconchegante, mas que se revela, ao amanhecer, um pesadelo repleto de abelhas. Algo mortal para Joe, já que ele é alérgico à picada destes insetos.

A cena com as abelhas, aliás, foi uma das mais angustiantes do episódio. Um sinal de que a série está melhorando. Assim como a sintonia entre os dois personagens, embora a química entre eles ainda seja um pouco estranha.

Enquanto os dois tentam de todas as maneiras permanecer longe da misteriosa cidade e sobreviver, Rembe revela a verdade sobre seu passado, ao mesmo tempo em que recebe ameças de um desconhecido. Talvez um sinal de que exista muito mais a ser revelado.

Contudo, a maior revelação da série é feita no final do capítulo quando descobrimos a identidade de um “agente duplo” que é… Joe!! (O que, cá entre nós, não deveria ser novidade, afinal o personagem, desde o início, se recusou a comentar detalhes sobre sua vida).

Ele, aliás, começa a dar sinais de já não ter mais tanta convicção em fazer parte da iniciativa, talvez por seu evidente envolvimento emocional com Janet, já que está claríssimo que ele se apaixonou por ela (e a recíproca parece ser verdadeira). Mas, como alguém tinha de deixar o hotel hoje, a escolhida foi Tori. Até quando ela ficará longe? Isso saberemos no próximo capítulo. Até lá!


Rosangela Santos

São Paulo - SP

Série Favorita: Smalville

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×