Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Persons Unknown 1×08 – Saved

Por: em 4 de agosto de 2010

Persons Unknown 1×08 – Saved

Por: em

Ao se aproximar da reta final, Persons Unknown não apenas evoluiu como vem fornecendo elementos para a solução de alguns mistérios apresentados ao longo desta temporada. Entre esses segredos, o maior de todos (ou o mais comentado por aqueles que acompanham a série) é o que gira em torno da verdadeira identidade de Joe, curiosidade que é saciada em “Saved”.

Aqui descobrimos o que aconteceu com o personagem, sequestrado no capítulo anterior por membros do “Programa”. Essa atitude teria sido motivada pelo comportamento mais “rebelde” do personagem que, por causa do amor que demonstra sentir por Janet, resolve não apenas protegê-la como também renunciar àquilo que o fez “renascer”.

Porém, esse lado “abnegado” de Joe tem lá sua razão de ser, afinal no decorrer de “Saved” descobrimos que ele era anteriormente um padre que se preocupava não apenas com as questões espirituais, mas também com as terrenas, já que haviam especulações de que ele colaborava com a resistência da Nicarágua, país onde Joe vivia.

Essa informação “bombástica” saiu não de Joe, mas sim da única “sobrevivente” deste estranho confinamento: Angela Barragan, como o pai de Tori já havia adiantado no capítulo anterior. A médica, inicialmente apresentada como louca, deu mais sinais de lucidez do que muitos dos personagens da série. Entretanto, as mesmas câmeras que acompanham o dia-a-dia dos confinados parecem acompanhar também a rotina de Angela, o que desperta perguntas sobre qual o real nível de sua insanidade.

Mas, apesar de nos ser apresentado um pouco mais sobre o passado de Joe (bem pouco, diga-se de passagem), o ponto que mais atraiu minha atenção neste episódio foram as diversas torturas sofridas por ele para que seja concluída sua “reeducação” e consequente retorno à cidade-fantasma. Firme em suas convicções (e amor), Joe resiste aos castigos fisicos, enquanto nos revela detalhes sobre sua primeira “estadia” na cidade e os motivos que o levaram a ser escolhido como um dos “funcionários” do Programa (a capacidade de matar alguém conta diversos pontos positivos).

Entretanto, nem tudo é dor e perseguição em Persons Unknown. Em meio ao sofrimento de Joe e a caçada de Rembe pela verdade vemos (finalmente) o desfecho da aproximação entre McNair e Moira, que estava cada vez mais forte. O soldado não apenas se declara como também a beija mas… ela recusa, demonstrando que existe algo forte a impedindo de aceitar seu amor.

Seria Moira, assim como Joe, mais um dos membros do “Programa”? Afinal, estamos vendo que a paixão não é algo muito “aceito” por esta misteriosa iniciativa.

Outra resposta importante fornecida por este capítulo foi quanto ao destino de Tori que, ao contrário do que foi exibido, não apenas está viva (é ela quem cuida de Joe durante seu “retreinamento”) como também enxerga os “benefícios” que o sequestro trouxe à sua vida.

Assim como ela, outro que parece estar inclinado a “ir para o outro lado” é Bill, que aparenta estar “arrependido” de seu comportamento e mesmo conseguindo sair da cidade decide voltar e servir aos interesses da organização.

Persons Unknown está chegando ao seu final, com algumas perguntas respondidas e outras lançadas ao ar. Uma delas é quanto ao destino, novamente, de Joe, que desaparece da maca antes do final do capítulo. Teria sido ele “reprogramado”? Qual será o destino dos personagens? Quem será o próximo a ter seu passado revelado? Façam suas apostas.


Rosangela Santos

São Paulo - SP

Série Favorita: Smalville

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×