Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Suits – 1×02 Errors and Omissions

Por: em 6 de julho de 2011

Suits – 1×02 Errors and Omissions

Por: em

Após a surpreendente estréia, Suits apresentou novamente um bom episódio nesta semana, solidificando, ainda mais, a idéia de que o show foi uma das melhores novidades da summer season.

Em Errors and Omissions a trama se desenvolve sob o pano de fundo do caso da semana, que se trata de uma reinvidicação de patente para aparelho eletrônico. No início do desenrolar do processo, Harvey (Gabriel Macht) designa a Mike (Patrick J. Adams) as tarefas mais “burocráticas” do caso, pois, segundo o advogado, o seu pupilo ainda não possui as bases necessárias para “sentar na mesa dos adultos” . Entretanto, por um erro/omissão de Mike, o processo não se dá como o esperado e outra empresa acaba registrando a patente antes.

É notória a insegurança e vontade de agradar de Mike ao longo do episódio. Novamente, percebemos o quanto o jovem é imaturo na profissão, apesar de sua inteligência. Essa inexperiência foi evidenciada em diversos momentos, como na “troca” de tarefas que realiza com Gregory, em que Mike se responsabiliza por revisar mais de 4140 páginas de um processo em troca de Gregory solicitar uma patente. Mas, principalmente, no modo manipulador que Louis (Rick Hoffman) garante a ajuda do jovem para conquistar um novo cliente.

A interação entre Louis e Mike foi o ponto alto do episódio e culminou no momento mais divertido deste, em que Mike é persuadido a se drogar a fim de ficar mais próximo do futuro cliente. As reações dele high no escritório são impagáveis, mas geram um grave conflito com Harvey, que não admite a sua irresponsabilidade e por ter deixado-se levar na manipulação de Louie.

Tanto o desfecho do caso da semana quanto à resolução do problema Mike/Louie, se dão através de ótimas estratégias de, digamos assim, chantagem: Harvey ameaça o juiz do processo a assinar a revogação do pedido de patente para não revelar seus outros casos de corrupção; o cliente, a mando de Harvey, expõe para a empresa que conquistou as garantias de patente que, se não chegassem a um acordo, ele disponibilizaria na internet todas as especificações do produto; e Mike afirma para Louie que, se ele contar para alguém sobre o seu resultado no exame de drogas, falaria sobre os seus atos para conquistar o novo cliente.

Achei ótima a dinâmica do Suits de, até então, não dar ênfase principal ao caso da semana, o que evidenciamos com certa freqüência em séries jurídicas. Obviamente, esses casos são de extrema importância, entretanto o aprofundamento dos personagens deve ser priorizado, principalmente no início da série em que estamos tentando nos identificar com os protagonistas.

O que me parece é que, pelo menos nestes dois primeiros episódios, o “tema” central de Suits é a adaptação de Mike a sua nova vida, e a série está sendo muito bem sucedida no que se propôs.

A série obteve leve queda na audiência em Errors and Omissions, registrando 3,89 milhões de espectadores.

 

P.S.1: Adorei a forma como Gregory se refere a Mike ao longo do episódio: Golden boy. Vou adotar a nomeação!

P.S.2: Muito boa a música de abertura da série e já escrevi esta review ao som de Ima Robot – Greenback Boogie.


Gabriela Carvalho

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Big Love

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×