Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Survivor 20×10 – Going Down In Flames

Por: em 23 de abril de 2010

Survivor 20×10 – Going Down In Flames

Por: em

Survivor Heroes Vs Villains Parvati

É sensacional o jeito que Survivor possibilita reviravoltas gigantescas no acampamento em um único episódio, mudando em questão de segundos a maneira como toda aquela galera se alia e se engana. Tão bom como toda a temporada anda sendo até agora, Going Down In Flames confirma o posto de Parvati como uma das melhores estrategistas do reality, mostrando como suas atitudes dependem muito mais de sua inteligência e capacidade de analisar as pessoas do que de truques de edição que supervalorizam alguns outros blindsides. Parvati tomou as rédeas do programa sabendo ler como ninguém as jogadas de Russell, Amanda, JT, da tribo dos heróis como um todo… E se a gente acreditar que a surpresa geral no Tribal Council foi verdadeira, podemos afirmar sem medo que ela conseguiu a proeza de armar tudo aquilo so-zi-nha. Sério, quem acha que ela não merece o auto-título de Rainha de Survivor, com certeza vai me odiar nessa review, mas desde o começo da temporada eu venho babando em cada decisão dessa mulher… Dez episódios depois, eu já tô afogado na minha própria baba — e com a frase mais nojenta que eu já escrevi em um texto, chega de enrolar e bora falar porque Going Down In Flames foi tão perfeito.

A convicção de JT de que sua estratégia da carta com o Hidden Immunity Idol tinha funcionado seria patética se não fosse hilária. A comoção geral que deve ter rolado na produção depois de cada depoimento confiante do caipira deve ter sido contagiante — ERA UMA PÉROLA ATRÁS DA OUTRA! Até depois de Rupert trazer a informação fresquinha, perfeitinha que a Sandra vazou, JT — e pior, todos os outros heróis — continuavam dispostos a confiar no Russell. A desconfiança surgiu só na prova de imunidade, que com a desistência da Parvati, colocou uma pulga atrás da orelha a respeito de um possível HII não utilizado. E foi aí que a jogada de Parvati começou a brilhar. Vamos por partes:

Parvati sabia que tava ameaçada desde que colocou os pés na tribo dos heróis. Russell, numa jogada óbvia — mas não exatamente burra — entregou o ídolo pra Parvati se salvar e eles poderem eliminar algum dos heróis. Só que essa era justamente a intenção deles. Parvati descobriu isso conversando com Amanda, que temporada após temporada não aprende a mentir direito. Por mais que eu queira, eu não consigo respeitar essa mulher. Eu tenho uma impressão gigante de que ela só chega mais longe se arrastando na aba dos outros ao invés de colocar as mãos no jogo de verdade. Vai ver esse é o mérito dela, mas pra chegar no Final Tribal Council e continuar se arrastando? Pff… Parvati, por outro lado, com a informação de que os heróis só queriam que ela jogasse o ídolo descarga abaixo, usou de sua segunda imunidade pra evitar todos os cenários possíveis na eliminação de um vilão. Danielle não seria votada porque venceu a prova, Russell não seria votado porque ainda tinha a confiança dos azuis, ela própria escaparia porque eles imaginavam que ela usaria o ídolo consigo mesma… Sobram Sandra e Jerri. Bingo.

Survivor Heroes Vs Villains Parvati Sandra Jerri Danielle Russell

A jogada só não confirma os 5 vilões na final dessa temporada por causa de um nome: Russell. Primeiro porque a gente não sabe até que ponto o ego inflado dele vai ser afetado pelo fato de Parvati ter escondido a informação sobre o segundo ídolo. Será que ele chega a ser estúpido de se virar contra a Rainha por causa disso? Vai saber… Acredito que não, até porque sem Parvati ele fica sem aliado nenhum, já que os heróis nunca que vão voltar a confiar no careca — a impressão que ficou, inclusive, foi a de que os heróis creditam o Tribal Council histórico muito mais ao Russell do que a Parvati… Além disso, Sandra ainda guarda rancor, e num dos depoimentos mais sensatos do episódio, ela falou como ainda queria eliminá-lo, mas que, por enquanto, continuava presa ao Russell. Não sei se semana que vem ela ainda vai se sentir presa ao cara, mas essa é outra incógnita essencial no que diz respeito a estratégia de Parvati de manter os 5 vilões intactos.

Russell pode acabar sendo a única peça responsável pela estratégia de Parvati não se provar muito eficiente a longo prazo, mas eu não aceito ouvir que a jogada foi burra ao colocar pra fora dois ídolos de uma vez. James em China já foi prova suficiente de que é incrivelmente estúpido carregar ídolos sem usá-los, achando que eles fazem mágica sozinhos. Além disso, escolher só uma entre Sandra e Jerri seria uma jogada de sorte — e sorte em Survivor não é exatamente uma estratégia prioritária. Por último, ainda vale lembrar que todo ídolo utilizado acaba voltando ao jogo mais cedo ou mais tarde… Claro que dessa vez só um deles irá voltar, já que as tribos finalmente se uniram, mas ainda assim é uma peça que Parvati ainda pode acabar se aproveitando mais uma vez.

Survivor Heroes Vs Villains Rupert JT

No final das contas, a eliminação não podia ter sido mais justa. JT mereceu sair não por ter sido ingênuo no episódio passado, mas por ter INSISTIDO NA BURRICE! Até o Rupert ficou mais inteligente do que o cara! Tirar o caipira do jogo nesse momento ainda acaba sendo uma mão na roda, porque daqui pra frente ele teria boas chances de dominar boa parte das provas de imunidade individual. Dos 9 restantes, é difícil separar algum favorito pras provas físicas. Colby e Rupert viraram lendas do que um dia já foram. Candice, Parvati e Danielle mostraram nesse episódio que têm forças bem semelhantes. Jerri e Sandra nunca vão se dar muito bem em provas do tipo… Sobra o Russell, que acaba me passando a impressão de maior força física do jogo após a eliminação de JT. Aliás, não exatamente de maior força, mas de maior segurança, maior regularidade.

Mas quem tá interessado nas provas? Quero ver mais estratégia, mais aliança, mais briga, mais queixo caído. Amanda e Parvati conseguem retomar o que construíram em Micronesia? Sandra e Rupert voltam a se aliar como em Pearl Islands? Russell finalmente aprende que Parvati não é igual à Natalie? Sei lá! Mas tô empolgado demais pra descobrir.

_____

P.S.: Yin-Yang? YIN-YANG? Ahhh, a tradição de nomes toscos das Merged Tribes… Minha sugestão preferida foi a da Jerri: All-Villains. Mas “Hillains” até que seria engraçado também.

P.S. 2: Banana Etiquette falando forte de novo. A psicologia informa: brigar por causa de bananas é uma desculpa barata do inconsciente pra xingar seu inimigo.

P.S. 3: A temporada continua pegando fogo — como o próprio título desse episódio sugeriu — mas no fundo eu ainda sinto falta de ver o Boston Rob participando disso tudo.

P.S. 4: Teorias pra Candice ter desistido da prova de imunidade daquele jeito?


Guilherme Peres

Designer

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×