Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Terra Nova – 1×02 Instinct e 1×03 What Remains

Por: em 12 de outubro de 2011

Terra Nova – 1×02 Instinct e 1×03 What Remains

Por: em

Depois do episódio piloto em dose dupla, Terra Nova conseguiu manter um bom público em Instinct, que muitos estão chamando de terceiro episódio. O site oficial do seriado da Fox está considerando Genesis (Parte I e Parte II) como um episódio só, por isso seguiremos esta numeração, conforme o título desta review. Um dos meus medos com relação a Terra Nova – e que acredito compartilhar com muitos – é a chance do seriado não conseguir manter seu nível de qualidade, tanto em relação a roteiro quanto em relação à produção, por ser bastante custoso financeiramente falando. A boa notícia é que, ao menos por enquanto, isso não aconteceu.

Em Instinct vimos o casal Shannon lutando para conseguir um tempo a sós. Eu fiquei bastante agoniada com isso. Claro, era esse o objetivo do episódio, fazer o espectador sentir aquele alívio no final, pensando “ufa, até que enfim”. Mas foi um bom mote pra apresentar os pterossauros “amiguinhos” do episódio. É bastante óbvio (teoricamente) que reações da natureza acontecerão se você simplesmente inserir o ser humano num ambiente em que ele ainda não está presente, mas é interessante ver como ele pode lidar com isso.

O episódio começou mostrando a morte misteriosa de dois militares, e isso me lembrou bastante o começo de… bem, de vários seriados nos quais a cada episódio surge um mistério novo a ser desvendado. Foi bastante óbvio desde a primeira aparição dos dinossaurinhos alados que eles eram os culpados, mas isso não fez diminuir meu interesse pelo caso. Fazer todos os episódios com dinossauros gigantes andando por aí não deve ser fácil, e em no segundo episódio nenhum espécime desse porte deu as caras. Mas essa falta nem foi notada, já que os bichinhos voadores vieram num bando tão grande que conseguiram se mostrar bastante perigosos.

Além desse fator tensão, outro foi inserido nesse episódio: Dr. Malcolm Wallace (Rod Hallett), ex-namorado de Elisabeth e chefe do departamento de ciência de Terra Nova. Quase fiquei com raiva dele quando percebi a razão de Elisabeth ter sido recrutada justamente quando Jim estava preso, mas o ar nerd-sem-jeito do moço quebrou tanto a minha resistência quanto a do marido da sua amada, que levou tudo numa vibe “vou rir pra não sentir pena”.

Enquanto tudo isso está acontecendo, parece que a única coisa que os filhos do casal Shannon podem vivenciar é descoberta de novos amores, o que deixou a pequena Zoe sem muito o que fazer neste episódio além de se esconder embaixo da mesa. A participação que deram para a pequena em Genesis foi muito mais bem elaborada, ainda que simples, então me decepcionei ao vê-la deixada de lado. Josh e Skye ainda me deixam sentindo uma mistura de tédio com reprovação: a menina rebelede mas tão “bem resolvida” que vai de mansinho fazer o rapaz também rebelde, mas este sem causa, esquecer sua namorada que parece já estar bem esquecida.

Por outro lado, temos Maddy, linda e apaixonada por Reynolds (Dean Geyer), que vem o tempo todo “conferir a segurança” da adolescente da família Shannon. Amei o comentário de Jim para sua filha : “É assim que você sabe se um rapaz gosta de você”. Confesso que os momentos que mais gosto de Jim são quando ele está dando uma de super pai. Passou pela minha cabeça que Maddy leu todos os livros do mundo e sabe sobre todos os assuntos, mas esqueceu de ler Dating for Dummies. Acho bonitinho. Mas – comentário isolado – por que não mostraram Reynolds se recuperando? Fiquei numa agonia sem saber como ele estava até vê-lo lépido e faceiro no seguinte episódio, What Remains.

O terceiro episódio da trama também começou com o mistério da semana e com um grande dinossauro comendo alguém que nem sabíamos quem era, nem sabíamos onde estava. A única coisa que sabíamos, por causa do ambiente ao redor, é quando ele estava – 85 milhões de anos atrás. Assim nos foram apresentadas as bases de pesquisa de campo de Terra Nova. Quem mais sentiu uma certa nostalgia das escotilhas do projeto Dharma? Não estou de maneira nenhum reclamando disso não, quero deixar bem claro que eu sou muito fã desse tipo de história.

Então Jim, o único policial de Terra Nova, acaba percebendo que sua esposa e o Comandante Taylor devem estar envolvidos em algum tipo de problema, e quem ele escolhe pra ajudá-lo? O ex-namorado da sua mulher, aquele que continua apaixonado por ela. Isso reforça o que eu disse antes, ele não está nem um pouco preocupado com o desajeitado Dr. Malcolm, pois sabe que não corre perigo. Achei que os dois entrariam na base desprotegidos e que acabariam contraindo o vírus também, iniciando assim um círculo vicioso de pessoas indo até lá e perdendo suas memórias. Então respirei aliviada quando vi os dois chegando de máscaras na base. Mas a razão pra você ir de máscara até um lugar em quarentena e tirá-la logo depois é algo que só podemos imaginar.

Enquanto isso, Maddy continua sua paquera com o menino Reynolds e Zoe só apareceu pra passar a gripe pro seu pai. Uma gripe muito importante, mas quero muito mais cenas lindas dela como em Genesis. Josh está apaixonadinho por Skye mas sente um misto de carinho e responsabilidade por Kara que é bizarro pra um adolescente bobinho como ele. Isso introduziu na história o ser procurado por Taylor: o traidor de Terra Nova, aliado aos Sextos. As perguntas que ficam neste momento é: Josh vai mudar de time? Skye sabe disso ou ela acha simplesmente que o dono do bar é um cara legal?

Com o problema da perda de memória recente, vimos Taylor voltando à sua época de guerra e perguntando por sua mulher. Seu filho foi mencionado muito rasamente, e quando ele decidiu se matar ao descobrir que sua esposa estava morta nem lhe passou pela cabeça perguntar se seu filho estava por ali ou imaginar que deveria viver por esse filho. Será que eles já tinham problemas muito antes de Terra Nova? Os símbolos ou cálculos encontrados na pedra e feitos pelo filho do Comandante foram rapidamente comentados por Josh, mas logo esquecidos em prol da sua recente paixão.

As perguntas que ainda estão no ar se somarão a muitas outras por vir, disso não há dúvida, e ainda é cedo pra começar a ficar ansioso pela resolução deles, mas espero que não cozinhem muito essa história dos sinais nas pedras. Tenho esperança de que o bom ritmo de mistérios criados e resolvidos se mantenha durante o seriado, sem nos fazer perder o interesse. Até agora, estou bastante satisfeita.


Luana Lied Zapata

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×