Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Following – 1×02 Chapter Two e 1×03 The Poet’s Fire

Por: em 5 de fevereiro de 2013

The Following – 1×02 Chapter Two e 1×03 The Poet’s Fire

Por: em

Depois do excelente texto da Camila com as primeiras impressões sobre The Following, que necessariamente excluiu os spoilers do episódio piloto, eu, Andrezza, assumo as reviews, nas quais pretendo não poupar nenhum detalhe. E quando algo passar despercebido por mim, conto com a ajuda de vocês, desde que seja sobre o(s) episódio(s) da review ou teorias não confirmadas por nenhuma fonte confiável sobre The Following. Em geral, acompanho notícias sobre o futuro das séries que gosto, mas abro exceção quando a ausência de spoilers torna tudo mais excitante.

The Following não inventou a roda, mas sabe usar clichês de forma convincente, atraente e até surpreendente, mantendo um ritmo fascinante durante 3 episódios. A pedido de Kevin Bacon, a primeira temporada terá apenas 15 episódios, que serão exibidos sem pausa até abril. O ator não queria se comprometer tanto tempo seguido com a televisão, por isso uma temporada menor, nos moldes da TV paga americana. Ainda não temos notícias de renovação, mas se depender da audiência, é bem provável.

O segundo episódio registrou 10.1 milhões de telespectadores e 3.3 pontos na audiência qualificada, contra 10.4 milhões e 3.2 pontos da estreia. No terceiro, houve uma pequena queda, mas nada preocupante: 8.92 milhões e 2.9 na qualificada. The Following ocupa o segundo lugar na audiência americana de segunda-feira na faixa 21h-22h, perdendo apenas para as comédias da CBS: 2 Broke GirlsMike & Molly.

1×02 Chapter Two

Por enquanto, o cenário da série na temporada parece bem delineado: Carroll comanda uma seita de dentro da prisão e a cada minuto Ryan Hardy percebe que a influência do psicopata sobre as pessoas é grande, assustadora e tem um único objetivo: afetar o próprio Ryan e sua ex, Claire. O terror do momento é o sequestro do filho, que nem sonha com o tamanho do perigo que corre. Pensei que o menino estaria a salvo por ser filho do grande ídolo dos assassinos, mas quando falaram na hipótese de usarem o pequeno Joey numa espécie de sacrifício, fiquei assustada com a possibilidade. Jordy está vivo e preso, seria relevante pra ajudar Ryan a recuperar Joey?

Kevin Bacon e James Purefoy continuam sendo o ponto alto do episódio. Tenho vontade de levantar da poltrona e bater palmas a cada embate. É arrepiante a tensão que surge e vai além dos diálogos.  Natalie Zea é que precisa evoluir como Claire, mas talvez eu esteja muito exigente comparando a atuação da moça diante dos protagonistas. Aos poucos, começamos a descobrir como o ex-casal de gays e a babá se relacionam com Carrol. Nesse episódio o grande destaque foi pra Emma, uma personagem que se mostra cada vez mais fria e ao mesmo tempo passional. Joe não só arrebanha súditos, mas age como cupido! E vamos combinar que a química entre Emma é Jacob é gritante.

Não é preciso ler spoilers pra perceber que o ciúme de Paul (seja lá qual for sua natureza), ainda causará muitos estragos.  Conhecemos a nova agente do FBI que vai liderar a equipe: Debra Parker, uma mulher que levanta muitas suspeitas. Seria a moça parte da seita? Exceto por Ryan, não confio em ninguém e todo o roteiro leva a crer que a influência de Joe ultrapassou as paredes do FBI.

1×03 The Poets Fire

O episódio anterior terminou com um seguidor de Carroll queimando um homem vivo em plena luz do dia. Eu não tinha tanta repulsa por uma máscara desde os tempos do Pânico. As referências a Edgar Alan Poe estão cada vez mais vivas nos planos da seita, o que traz curiosidade de conhecer melhor a obra do escritor para, quem sabe, entender a simbologia da série além das explicações dos personagens. Quem acompanha o último trabalho recente de Kevin Williamson, The Vampire Diaries, sabe que não se pode apegar a nenhum personagem porque a morte ronda a todos, sem dó, nem piedade. Riley não tinha muito espaço em cena, mas era um dos personagens que mais apoiava Ryan dentro do FBI. Descanse em paz, sua equipe não sossegará enquanto não frustrar todos os planos de Joe.

Jacob e Paul tiveram um affair durante o tempo em que estiveram disfarçados com o casal gay amigo de Sarah. Só mesmo um relacionamento mais forte justificaria tanto ciúme e irritação do Paul com a Emma. De boba ela não tem nada, já notou os sentimentos dele com o Jacob. Já imaginaram como será quando ela descobrir a traição do amado? Crueldade não tem limites pra essa turma. Quer melhor maneira de torturar Ryan e Claire do que plantar a sementinha de um assassino no coração do pequeno Joey?

Parker continua muito suspeita, ela caiu muito fácil na lábia da Maggie, que desde o começo dava pinta de ser bandida. Apesar disso, as cenas na casa dela continuaram com suspense total, sempre na expectativa do que ia acontecer. Interessante que alternaram os flashbacks de Ryan com o desabafo de Parker. Seria uma tentativa de nos despistar das verdadeiras intenções da chefe da equipe? A mulher é especialista em seitas, seria bem lógico que era estivesse encantada pelo charme de Carroll.

A maior falha do Carroll foi não perceber que todos os sentimentos fortes que unem os pupilos aos seus interesses também podem e provavelmente serão a ruína dos seus planos. Rick morreu fácil, Paul sequestrou uma mulher nos arredores do lugar  onde está Joey, Jacob não resistiu aos encantos de Paul, Emma é uma mulher super ciumenta, Jordy não morreu quando devia e acabou dando com a língua nos dentes e Maggie, bem, essa ainda saiu praticamente ilesa, precisa mais tempo antes dela cometer uma burrada.

Ps.1: Que medo daquele policial na primeira cena do 1×02! Eu jamais ia deixar um homem estranho daqueles entrar na minha casa, muito menos na calada da noite!

Ps.2: Ainda estou revoltada com a morte da Sarah!

Ps.3.: Alguém mais assustou com o ataque do mascarado ao Ryan no 1×02?

Ps.4: Fiquei chocada com a cena do suicídio do Jordy. Estou muito sensível?

Agora é a sua vez de comentar, especular, reclamar ou elogiar. Capriche no comentário!


Andrezza

Mineira apaixonada por séries policiais, dramas jurídicos e séries teen de qualidade (Saudades, Greek!).

Belo Horizonte - MG

Série Favorita: Grey´s Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: House

×