Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Following – 1×10 Guilt

Por: em 26 de março de 2013

The Following – 1×10 Guilt

Por: em

Na noite de ontem, a NBC derrotou com folga a concorrência com a premiere de The Voice superando a da última temporada. The Following alcançou um series low, ou seja, teve o episódio com a menor audiência de toda a série: 6.63 milhões de telespectadores e 2.3 na audiência qualificada. Depois de assistir Guilt, não consigo entender porque alguém perderia o retorno do melhor reality musical do momento pra ver um show de incompetência do FBI. Sim, essa parte da série consegue ser pior a cada episódio.

Carroll, nosso vilão manipulador, parece esquecer do sabor de simplesmente matar e segue obcecado em reunir sua família trazendo Claire para a mansão dos X-Killers. Quem duvidava que ele conseguiria? Apesar de todos os esforços de Ryan, único agente com um mínimo de competência policial nessa série, a tapada da Claire se entregou aos capangas do Carroll logo depois de uma declaração de amor. A única coisa que me agradou nesse plot foi matar a saudade do David Zayas, meu querido Sargento Batista em Dexter, interpretando Tyson, mais um homem da lei e amigo fiel, pronto pro que der e vier. Quando ele matou o primeiro follower atraído pelo rastreador, tive esperanças de um final feliz pro trio, juntos, sãos e salvos.

Quanta inocência, Andrezza! Estupidez é mato em The Following. Eu entendo que a seita não pode ser desmascarada agora, nem Carroll preso de vez, mas um desenvolvimento crível da investigação do FBI é o mínimo um telespectador inteligente espera. Desse jeito, a série perde a credibilidade e nesse nível, não vai sobrar nada até a season finale. Quando Ryan percebeu que a Claire tinha um rastreador nela, por que não sair e encontrar um esconderijo de novo? A decisão de ficar na casa do Tyson com a Claire não fez nenhum sentido.

Na casa, ao invés de se unirem, os dois começaram a correr aleatoriamente e Tyson acabou baleado. A prioridade do Ryan era proteger a Claire, né? Não, ele tinha que deixar a surtada sozinha mesmo sabendo que ela tem tendência a se sacrificar pra que outros não sejam feridos. Alguém duvidou que ela se entregaria com tudo dando errado pro Ryan? Joe havia matado outras Claire Matthews, os agentes que cuidavam da segurança dela também foram abatidos e o melhor amigo do Ryan foi baleado. Motivos mais que suficientes pra moça querer parar o banho de sangue e se oferecer ao altar do sacrifício.

Ryan é cercado de paranoias, não me surpreende ele acreditar em maldição. O termo é pesado, mas vamos combinar que sorte é algo que passa longe da vida de tudo que o cerca. Quando mostraram flashbacks dele em Mad Love, eu podia jurar que aquela era uma namorada e cúmplice do Carroll.  Com tanto trabalho pra infiltrar pessoas na vida de Claire e Sarah, porque ele não vigiaria o agente que o prendeu bem de perto? No meio daquele episódio descobrimos que a mulher era irmã do Ryan. Agora, sabemos que a mulher que ele chegou mais perto de amar depois da Claire, faz parte da seita de Joe. Detalhe: irmã, Claire,  Molly, todas do mesmo biotipo ou eu tô muito enganada?

O clima esquenta entre Roderick e Joe. Apesar do comparsa ter acatado as ordens de ir buscar a Claire, ficou claro que ele não gostou de ser mandado daquele jeito, ainda mais na frente de outros membros da seita. O que aconteceria se a missão falhasse mais uma vez? Havia punições? Eu não vejo Roderick como um homem capaz de se oferecer pra morrer por culpa de um fracasso. Ele me dá mais medo que Carroll e virou meu vilão preferido nos últimos episódios. Ansiosa pra saber como a trama dele será desenvolvida daqui pra frente. Outro plot querido, mas que me deixa receosa é a evolução do Jacob.

Depois de chegar na mansão com um olhar venenoso pra Emma, o moço simplesmente ignorou a ex e foi passear pela casa com o pequeno Joey. Um gelo que durou pouco tempo, já que, segundo Carroll, o clima na mansão deve ser harmônico. Achei bizarro ela querer se explicar pro Jacob logo após desenhar o Joe. Aliás, os sentimentos da bicth ainda são bem confusos na minha cabeça, ela parece separar essa obsessão carnal pelo Carroll do amor romântico pelo Jacob. Então porque ela não retornou as ligações quando estava na mansão, com Joey são e salvo?

As visões de Jacob me deixaram com medo de que a culpa por matar seu melhor amigo o consumisse pouco a pouco. Mas se naquele momento o assassinato esteve mais pra suicídio assistido, na mansão ele praticou um crime consciente e, se estava falando a verdade pra Emma, gostou do que sentiu ao matar. Jacob se tornou um assassino perigoso, especialmente pra mulher que o traiu? As visões da Emma assassinado na banheira mostram um futuro próximo? Ainda não sei se Jacob é mesmo capaz de matar alguém a sangue frio e abraçar a causa de Carroll de corpo e alma.

Pra não dizer que não fez nada de útil, o FBI  descobriu a porta de entrada do recrutamento dos X-killers. Conseguiriam, a essa altura da trama, inserir um infiltrado na seita? Por um lado, Joe pode ficar receoso em dividir segredos com estranhos, mas vamos combinar que a alta taxa de mortalidade de seguidores pode ser um ponto a favor do FBI. Ryan perdeu Claire e com isso seu incentivo pra atuar no novo livro de Carroll. Terá essa Molly um papel importante na vida do ex-agente a a partir de agora? Quer saber mais sobre o que está por vir? Confira promo e sinopse de Whips & Regret, por mais que a série tenha me irritado essa semana, é impossível não empolgar com algumas cenas:

Sinopse divulgada: Ryan e Parker tentam se recuperar depois de perder Claire para os seguidores de Joe. Claire tem um encontro inesperado ao tentar se ajustar à vida na mansão. Jacob luta com a traição de Emma.

O site tv.com fez uma enquete pra discutir com os leitores: Qual a coisa mais estúpida desse episódio?

  • Claire se entregando aos capangas de Carroll
  • O FBI não mover a Claire assim que soube que o Joe havia rastreado o esconderijo
  • Claire escolher aquele momento pra falar com Ryan sobre o relacionamento dos dois
  • O agente do FBI em frente à porta do apartamento com arma na mão esperando os assassinos acertarem ele pela porta
  • O Poe mascarado no vídeo de recrutamento
  • Emma desenhando Carroll
  • A tatuagem do Jacob

Agora é a sua vez de compartilhar impressões o episódio e os rumos da série. Aguardo seu comentário!


Andrezza

Mineira apaixonada por séries policiais, dramas jurídicos e séries teen de qualidade (Saudades, Greek!).

Belo Horizonte - MG

Série Favorita: Grey´s Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: House

×