Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Pillars of the Earth 1×04/1×05 – Battlefield/Legacy

Por: em 19 de agosto de 2010

The Pillars of the Earth 1×04/1×05 – Battlefield/Legacy

Por: em

O episódio 1×04 – Battlefield foi realmente um campo de batalha e não apenas batalha campal.

Claro que tivemos um relance dos 4 anos de guerra, certamente financiada com os impostos pagos por um povo morto de fome, com Maud encurralada no castelo de Lincoln à espera das tropas do irmão enquanto os seus morrem de fome, de sede ou pela guerra e são jogados para apodrecer além dos muros da fortaleza sitiada. Vimos a batalha de Richard – que deixou de se esconder atrás das saias da irmã e virou um combatente feroz – pela devolução do Condado que é seu por direito. Vimos Stephen, o Rei Louco, travando uma luta pelo poder e com a sua sanidade mental.

episódio 1x04 Maud

Em Shiring, a louca Regan Hamleigh não hesita em matar o marido para que o filho possa ficar com o título de Conde, e mesmo assim vê o título ameaçado quando Richard tenta reaver o condado. O que resta é uma nova confabulação com o sempre prestes a ferrar com a vida de Philip bispo Waleran, que resultou na perda da licença para o comércio de Kingsbridge e numa matança na pedreira, que agora está fechada para os monges. Ou seja, Philip duplamente ferrado.

E vale lembrar a excelente cena onde Waleran absolve os pecados passados, presentes e futuros de William para que ele mate ao seu favor. Tipo: “Você se arrepende de matar as pessoas que ainda não matou?” “Sim, me arrependo.” “Então tá, te absolvo. Pode matar.” Sei que é revoltante, mas chega a ser hilária também tamanha cara-de-pau.

Já em Kingsbridge tivemos a rixa entre Jack e Alfred alcançando um novo e perigoso nível: o amor de Aliena, que certamente está pendendo muito mais para o lado de Jack. E também pudemos nos deliciar com a cara abobalhada de Waleran com a beleza da catedral que ele está lutando para destruir.

episódio 1x04 Jack Alfred Aliena

Nos arredores do castelo de Lincoln, vimos um Philip desesperado para reaver a licença para o comércio, arrastando consigo o pobre Jack que acaba sofrendo um atentado somente por ter aparecido nos sonhos do Rei Doido.

E para completar, com a queda de Stephen, feito prisioneiro no campo de batalha, e com o irmão de Maud refém de Richard, fomos transportados até a masmorra do castelo onde Waleran não apenas consegue que Philip seja torturado e condenado à forca como também trama a volta de Stephen ao poder.

Episódio com um roteiro que conseguiu amarrar todas as pontas de uma história intrincada e cheia de ligações.

Já o episódio 1×05 – Legacy tratou das tramóias de Waleran para tirar Stephen das masmorras e recomeçar a guerra. Afinal, como ele mesmo disse, quando uma guerra está acontecendo todos estão muito preocupados com suas batalhas e ele pode fazer sua escalada clerical em paz. E também para acalmar os ânimos mostrando que dois dos personagens mais queridos da minissérie e que estavam à beira da morte estão muito bem, obrigado.

Na verdade, Legacy foi um episódio dividido em duas partes distintas: a que serviu para mostrar que Maud não foge ao estereótipo do nobre tirano e que Alfred é muito mais mesquinho e invejoso do que já aparentava, e aquela outra parte que comprova que a estupidez humana desconhece limites.

episódio 1x05 Maud

Quem esperava que Maud lutasse pelo trono porque considerava o reinado de Stephen injusto re ralou, ela só queria sentar a buzanfa no trono real e receber os pagamentos por concessões de títulos e licenças. A guerra entre Maud e Stephen foi essencialmente uma Guerra de Sucessão, sem nenhum motivo nobre, nenhum propósito maior. Realidade nua e crua. E a agora Imperatriz Maud não brinca em serviço: conseguiu surpreender até Waleran mandando matar o menino que foi enviado por Richard como sendo o herdeiro de Stephen.

Já em Kingsbridge tivemos a comprovação de que Alfred é aquele tipo de pessoa que ama destruir aquilo que não pode ter. Já havia mentido para terminar a relação do pai com Ellen, agora tentou agarrar Aliena à força, destruiu todo o trabalho de Jack por ciúmes do pai e causou uma briga que resultou em danos à catedral e em Jack sendo expulso da comunidade, tudo no mesmo episódio. Lembro que o Alfred do livro tinha um motivo para ser tão transtornado e invejoso, mas estamos no 5º episódio e isso ainda não foi mostrado, então só nos resta pensar que o menino tem má índole mesmo, já que o pai e a irmã são gente boa.

E as cenas de Tom com o Little Brother Jonathan? Me emocionaram e fizeram soltar aquele aaawwww toda vez que Jonathan falava algo para o Tom. Sério, o menino é um fofo e conseguiu fazer a ponte direitinho para todo o arrependimento de Tom por tê-lo abandonado e não tê-lo criado como filho. Sem falar que a cena dos dois no alto da catedral ficou lindona.

episódio 1x05 Tom Little Brother Jonathan

Aí chegamos à parte chata.

Não bastasse Philip azedo e resmungão o episódio todo, ainda transformou o Jack em monge. Em MONGE. Ele não deveria saber que para tornar-se monge o cara deve ter no mínimo uma vocação para tal? E ficou aquela coisa: quer teu emprego de volta? Simples, vira monge. Monge chantagista é dose. Espero que ele abandone a batina logo. Jack é um artista, de espírito livre e apaixonado por uma menina que corresponde ao seu amor, a última coisa que precisa é ficar andando de saias para cima e para baixo, rezando e pagando penitência.

Outra coisa: o que o Tom ficou fazendo do lado de fora do mosteiro? Os capangas do William já tinham matado uma galera, incendiado a lã do povo, acabado com a feira, todo o resto da galera já tinha se escondido porque sabia que iria morrer se ficasse dando sopa, e o Tom fica lá de peito aberto esperando a morte. Te esconde meu filho! Quem não é visto não é lembrado. Mas foi-se. Cumpriu-se a profecia proferida por ele mesmo: Tom não verá a catedral pronta.

E para finalizar, sei que é recurso do roteiro para nos deixar completamente indignados com a falta de caráter e humanidade de William, torcendo para que ele pague pelas injustiças que cometeu, mas está cansando já esta história de em todo episódio vermos William se armando, subindo no cavalo, levando junto mais uns 5 ou 6 capangas e fazendo a estripulia que bem entender. 5 episódios até agora e ele já encabeçou 3 massacres: no castelo do Conde Bartholomew, na pedreira e em Kingsbridge, sem falar do estupro de Aliena.

Enfim, apenas mais 3 episódios pela frente e muita coisa precisa acontecer para alcançar o final do livro. Mal posso esperar.


Iraia

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×