Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Torchwood 4×06 – Miracle Day: The Middle Men

Por: em 14 de agosto de 2011

Torchwood 4×06 – Miracle Day: The Middle Men

Por: em

Depois de uma infiltração mal planejada (se é que existe alguma bem planejada), a maior parte do time de Torchwood ainda se vê preso dentro de um ou outro campo de concentração. Gwen em Gales, Esther e Rex em São Pedro e parecia quase impossível os dois saírem dali sem ser percebidos. Mas como a série está passando o tempo de uma forma lenta, isso foi muito bom para Torchwood, que está só melhorando.

A cada episódio os roteiristas nos mostram mais e mais a semelhança entre a época do nazismo e o dia do milagre. Tem quem realmente queria que todo o mal acontecesse, tem que estava só por ali, cumprindo ordens, construindo forcas, transportando presos, cavando valas rasas, ou classificando como 1 ou 2.

Enquanto a primeira é claramente política, governamental, do “dia do milagre” não temos nem pista do que seja, vemos claramente o lado político, mas alguém está usando a burocracia e a ganância do ser humano como forma de conseguir algo. O que? Quem? Alguém que conhece Jack, alguém com conhecimentos maiores que os que estão aqui. Não é alguém humano, não pode ser isso ou Russell T. Davies seria apedrejado quando saísse nas ruas.

Mas o jogo é tão bem feito que mesmo quando esse novo diretor de operações assume a Phicorp, ele de dentro tenta descobrir algo e não consegue. Ele vê um beco sem saída. E o seu contato que seguiu a pista usa o único meio que conhece e que a mídia tem divulgado tão bem de como conseguir ficar inconsciente.

A Phicorp é uma empresa que se aproveitou do fato, não planejou nada disso, mas alguém sabia, alguém com certeza absoluta sabia o que iria acontecer. Como? De quem era aquele aparelho como um celular que se comunicava com todos? Tem tempos que aquilo não aparece (pelo menos dois episódios) em nenhum momento, nenhuma referencia. Antes estavam plantando muitas ideias sobre aquilo, som “está em todo lugar” “sabe tudo”, foi o motivo de terem se mudado para Los Angeles, mas não disseram mais nada sobre aquilo. Não seria bom terem pesquisado a tecnologia? De onde é ou coisa assim?

Jack nesse episódio não ficou tão em foco, mas descobriu coisas importantes e teve ideias boas para mudar o rumo da investigação que Torchwood está fazendo. Torchwood nunca se envolveu com burocracias, com politicagem, e estava indo por essa vertente, agora o querido capitão Jack Harckness percebeu o erro e vai mudar de estratégia, passar a buscar a verdade.

Achei esse episódio bem mais sombrio e agoniante que o episódio passado. Posso até não gostar do Rex, mas ele dizendo que está com Torchwood, não com a CIA ou sozinho, foi compensador por algumas coisas que ele fez. Enquanto ele estava ali, tentando fugir, ou tentando convencer o gerente que precisava sair, fiquei do lado de cá falando para Esther sair do escritório, porque ela demorou tanto? E quando saiu, não tinha uma desculpa melhor? Ainda tive que falar “porque ela não está com uma arma?” ela é fugitiva da CIA, procurada, está invadindo o lugar e não uma arma? E o que ela fez o dia inteiro? Trabalhou de verdade? Essa parte parece que durou metade do episódio, tamanha a ansiedade de vê-los fora daquele lugar horrível.

Acho que está na hora de começarem a nos dar pistas de quem fez isso, ou pelo menos temos que ter certeza que não é terrestre. Afinal, além de saber das lentes que estavam com a Gwen, sabia como funcionava e conseguiu passar por cima do servidor do Torchwood e se comunicar com ela.

PS: Ponto negativo do episódio: Gwen explodindo o centro de recrutamento. Ficou muito BatGirl.

PS.2: Por outro lado, pelo menos agora estão expondo as barbaridades que estão sendo feitas. Será que colocaram o vídeo da Dra. Vera sendo queimada para todos verem?

Ps.3: Senti falta do Jack flertar com a Janet, não de convencê-la porque o Sr. Owen a engana…

PS.4: Nada do Oswald Danes ou de sua assessora, Jilly…. Será que no próximo serão mais focados? Acho que não.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×