Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

V – The Visitors 2×01 – Red Rain

Por: em 6 de janeiro de 2011

V – The Visitors 2×01 – Red Rain

Por: em

Se V precisava de um episódio bom para conquistar a audiência, podemos afirmar que a season premiere da segunda temporada foi esse episódio. Não sou fanático pelo gênero no qual V é classificado, mas a série me conquistou principalmente por Elizabeth Mitchell. Sua atuação fantástica em Lost me fez querer assistir a série e hoje posse dizer que não sinto raiva de ter feito isso. Durante todos os promos da segunda temporada, eu tentei não me empolgar com o que estava por vir por medo da decepção. Mas agora os produtores, escritores, seja lá quem for tem a obrigação de manter a qualidade em cada episódio que está por vir e fazer dessa a melhor temporada da série (nem que seja a última).

A cena apocalíptica do começo do episódio me assustou, tinha um quê de Flash Forward que me traz péssimas recordações. Erica procurando desesperada por Tyler em meio ao caos que os visitors tinha implantado no mundo. Depois de muito andar, ela o encontra e seguida de uma chuva vermelha, vê seu filho se desintegrando em seus braços, uma vingança do que fizera com os bebês de Anna. Achei sensacional que quando a personagem rainha dos visitors aparece, ela está em cima de um globo terrestre, bem no centro, uma apologia ao seu maior desejo de controlar o nosso planeta e enfim ser a rainha das duas raças. Mas tudo não passou de um pesadelo de Erica, causado pela culpa. E o clima no departamento de polícia não anda nada agradável. Apesar de diversas tentativas de contato com Anna, nenhuma fora bem sucedida e o céu ter se tornado vermelho, só fazia o caos se espalhar na face da Terra.

Anna também não é mais a mesma. Depois da explosão que teve no season finale, quando seu exército foi assassinado, a rainha levantou muitas dúvidas sobre sua habilidade de continuar governando um povo tão grande e com tantas ambições. E o que vimos em todas as suas cenas é que ela mesma tenta se convencer de que ainda não foi tomada pela pele humana, o que prova ser o contrário diversas vezes, já que ela foi realmente dominada pela ira. Ryan também foi tomado por um dos piores sentimentos humanos: vingança. Saber que sua mulher fora assassinada friamente, fez com que ele arriscasse qualquer loucura para tentar ao mesmo salvar sua filha. E então conhecemos o primeiro híbrido (visitante + humano) da história (e como o bicho é feinho, né não?), mas Ryan nem tem tanto tempo com a filha e logo é capturado por Anna que acaba o libertando, numa sacada genial. Ter Ryan na Terra e dentro da Quinta Coluna é um ponto fortíssimo para ela, já que a qualquer momento ela pode usar a filha como método de chantagem.

O genial de V é isso. Os personagens botam planos em ação que estão quilômetros a frente do que seus adversários possam imaginar e isso gera uma dinâmica na série que pouco se vê em outros seriados. E então choveu vermelho, ou o céu começou a sangrar, e é nesse momento de desespero geral que Erica aproveita a oportunidade para se infiltrar na nave mãe com um motivo um tanto quanto besta. Atacando diretamente aquela que todos queriam atacar, Erica leva um tapa na cara quando Anna fala do ‘real’ sentido do céu e chuva vermelhos para toda a população. Cura do aquecimento global? Limpeza dos oceanos? Hã? Será que o povo do planeta é tão idiota ao ponto de acreditar cegamente em tudo isso? Sim. Num momento de desespero, qualquer pessoa que mostre um pouco de conforto é elevada ao cargo de Deus. E o engraçado é como Anna é comparada a Deus a todo momento.

E se Anna acha que é a única que comanda o jogo, está enganada. A Quinta Coluna recruta soldados importantes e que farão a diferença no futuro dessa guerra. O primeiro recruta a se apresentar foi Chad. Buscando a redenção por tudo que vivenciou dentro da nave mãe, o jornalista quer se aliar a Quinta Coluna como forma de represaria a Anna, que o enganou e fez com que divulgasse uma imagem dos visitantes muito diferente da realidade. Depois de alguma discussão e contrariedade aos vídeos que Chad possuía, sua entrada no grupo foi liberada, desde que sua missão fosse ser o contato com Anna, aquele que estaria por perto para transmitir as informações para os aliados em Terra. Lisa se tornou outra fiel a Quinta Coluna e não negou ajuda a Erica quando a loira precisou. E foi a filha de Anna que cantou a bola do Dr. Ellis Watts para Erica, que foi atrás do cientista imediatamente.

Conhecer o inimigo é um ponto estratégico em uma guerra. Anna conhece intrinsecamente os humanos. Agora é a vez dos humanos saberem um pouco mais dos visitantes. E para isso contam com a ajuda do cientista que anos atrás achou a ossada, chamada de Alfa, de um ser que estava longe de ser humano. E duas descobertas são feitas graças a ajuda do cientista: a chuva vermelha lotou o planeta de fósforo, o que pode ser um indício de que os visitantes querem transformar os corpos dos humanos, de modo que possam procriar entre as espécies sem maiores problemas e que talvez, quando estava grávida, Erica tenha sido alvo de experiências dos visitantes e, por isso, Tyler tenha essa grande importância para Anna.

Ainda tivemos a volta do Joshua, desmemoriado, que pode ser de grande importância para o que está por vir nessa guerra entre espécies. A que lado ele irá se aliar desse vez é o mistério que teremos que esperar para ver. A busca do entendimento de como controlar os sentimentos leva Anna a um lugar estranho, escuro e que esconde uma pessoa que pode nos levar a muitas respostas: a mãe de Anna. Por que ela está naquela ‘prisão’? Cenas dos próximos capítulos.

E eu não me esqueci da Anna e seu rabo gigante que mata. Só não quero comentar sobre para não estragar o episódio que foi além das minhas expectativas. V montou o tabuleiro, colocou as peças nos lugares, convocou os jogadores. Falta jogar o dado e ver quem começa essa batalha. Acompanhar isso está a cargo da sua consciência, mas uma coisa é certa: eles não vieram para trazer a paz. Não mesmo.

Aqui você confere o vídeo promocional do episódio ‘2.02 – Serpent’s Tooth’, que vai ao ar na semana que vem.


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×