Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

White Collar – 5×01 At What Price e 5×02 Out of the Frying Pan

Por: em 27 de outubro de 2013

White Collar – 5×01 At What Price e 5×02 Out of the Frying Pan

Por: em

Qual o preço que você pagaria pela justiça?

No episódio At What Price que marcou a volta de White Collar para as telinhas, Neal Caffrey mostrou que quando se trata dos seus não há desculpas, não há argumentos, faz-se tudo para que a verdade (ou uma meia verdade) prevaleça.

White Collar - Season 5

É muito bom ver todos de volta em ação, Mozzie esteve especialmente carismático e sua cena no telhado junto com a policial que falava de teorias da conspiração foi simplesmente sensacional. Mas ele brilhou mesmo no começo, quando provou que é verdadeiramente amigo de Neal e codificou sua tornozeleira. É uma pena que Peter tenha trocado ela posteriormente, mas já chegaremos nesse ponto.

Trazer um personagem da primeira temporada pode ser um sinal de que coisas do passado Neal também serão trazidas de volta, e se não me engano serão mesmo. Neal é um criminoso e por mais que tente fugir desse mundo, sempre acaba voltando pra ele, mesmo que, nesse caso, os fins justifiquem os meios (a própria Elizabeth disse para Neal fazer o que tivesse que ser feito para tirar Peter da prisão). Essa temporada tem potencial de desenvolver o passado de Neal como criminoso e um novo olhar de Peter sobre isso.

Uma coisa que não me canso de perguntar é: como Neal ainda não percebeu que Peter sabe quando tem alguma coisa errada?

É válido Peter desconfiar de Caffrey a essa altura do compeonato, afinal, não é todo dia que vamos gerenciar uma divisão do FBI. Peter tem muito mais a perder. Ele saiu da prisão direto para uma promoção e isso só o faz aguçar seus sentidos, principalmente quando se trata do forjador. Peter não pode permitir que alguma coisa dê errado, e é por isso que desconfia e troca a tornozeleira de Caffrey. Não é que ele não o considere seu amigo (acho que as quatro primeiras temporadas já provaram isso), mas Burke tem a chance de construir um novo rumo para sua vida.

Desenvolver a saída Peter legalmente sem a figura de James foi uma inteligente parte da trama, mas de encontro a isso me pergunto como Neal não sacou que Hagen iria pedir algo (e não qualquer coisinha) em troca? Perde essa inocência Neal!

Peter não sabe os verdadeiros motivos de sua liberdade, por ser um homem que acredita na justiça e em como ela trabalha, o que fará quando a verdade vir a tona?

An innocent man was set free by illegal means. – Neal Caffrey

Em Out of the Frying Pan os produtores conseguiram planejar um episódio brilhante que satisfaz tudo que acredito White Collar ser.

Diretamente de The Following, Warren Kole chega como David Siegel, o novo responsável por Neal. A impressão que passa ao falsificador é que é um agente encantado com suas habilidades e disposto a se adaptar ao seu jeito para trabalharem juntos.
A verdade é que David vem com a melhor das intenções, mas não sabe verdadeiramente como lidar com Neal.

White-Collar-502

Não é atoa que dizem que por trás de todo grande homem há uma grande mulher. Peter não seria nada sem Elizabeth, e esta faz por merecer seu papel e sente quando o marido precisa colocar sua vida em ordem e de uma vez por todas esclarecer seus novos interesses e sentimentos voltados para Neal.

Peter, apesar de tudo, voltou para a quinta temporada mais desconfiado de Neal do que nunca. Felizmente nosso criminoso favorito sabe como lidar com situações perigosas e mentir como ninguém. Mas até quando vai conseguir esconder tantos segredos de Peter?

A questão mais importante e porque não surpreendente do episódio foi Mozzie, ou devo dizer Theodore Winters? Depois de quatro temporadas, vamos finalmente ver ação em suas graças e esse plot não acaba nesse episódio, mas acredito ser trabalhado por muito durante essa temporada.

Mozzie é um personagem querido e faz cortar o coração vê-lo frágil. Quem diria que ele manteria seu nome verdadeiro em caso de seus pais biológicos virem a procurá-lo? É o que faz ainda mais difícil sua decisão de matar sua verdadeira identidade. Peter por muitas vezes fez vista grossa a respeito de suas atitudes, mas não estando mais em ação não sabemos o que pode acontecer com o futuro de Mozzie.

Já a viciada em trabalho, Diana, não poderia escolher um momento melhor para dar a luz ao seu filho do que bem no momento em que sai (apesar das recomendações) a procura de Ted Winters. Mozzie é um homem bom e jamais deixaria Diana sozinha naquela hora. Fiquei extasiada quando ela nomeia seu filho de Theo, isso só prova que Mozzie sabe mesmo chegar ao coração das pessoas.

Apesar de tudo, a quetão só levanta ainda mais as suspeitas de Peter.

“I have a feeling that it is just the beginning” – Neal Caffrey

Eu também, Neal, eu também!

white-collar-5x02

White Collar inicia sua nova temporada mostrando pra que veio e o medo em torno de ambos Mozzie e Neal poderem ser presos nos angustia cada dia mais. Diana mentindo para Peter é outra coisa que eu não esperava ver tão cedo e certamente trará consequências para ela, uma vez que mais cedo ou mais tarde Burke irá ligar os fatos.

Considerações finais:
– Alguém mais com saudades da Sara?

Até a semana que vem!


Aline Pavani

Estudante de jornalismo esperando pelo dia em que descubram um universo paralelo e possa finalmente trabalhar na Fringe Division.

Jaguariúna/SP

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Smallville

×