Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

White Collar – A temporada até aqui

Por: em 15 de janeiro de 2014

White Collar – A temporada até aqui

Por: em

É difícil chegar na metade de uma temporada sem tomar conclusões precipitadas ou, ao menos, palpitar sobre o que será da história daqui pra frente. O negócio é que White Collar nos surpreende e nos decepciona ao mesmo tempo. Quando comecei a escrever essa review, não tinha assistido e nem pretendia incluir o episódio 5×10 em meus pensamentos, mas depois de vê-lo é impossível falar da série até aqui sem citá-lo.

É interessante como o arco de Rebecca foi posto em prática ao longo das semanas. Quando a personagem chegou, meus olhos brilharam e pensei “Que lindo, estava mesmo com saudades de interesse romântico para Neal.” Acontece que conforme os episódios foram passando me peguei intrigada em como uma personalidade tão ingênua (aparentemente) poderia simplesmente aceitar um criminoso do colarinho branco como amante?

neal-rebecca

A revelação da Rebecca como vilã não foi exatamente surpreendente e sem dúvida veio em boa hora, até porque eu mesma não estava esperando por isso naquele momento. A morte de Hagen foi uma confusão a parte. Será que ele se tornou tão impertinente que Rebecca teve que matá-lo? Uma teoria válida é que Rebecca tenha matado Hagen para proteger Neal, afinal, se ele estiver na cadeia não há como decifrar o Codex sozinha.

Falando de Siegal, ainda me pergunto porque colocaram o personagem apenas para morrer. Está mais do que na cara de que ele estava perto (muito perto) de desmascarar Rebecca e suas intenções – ainda não completamente claras pra gente, mas ainda assim penso que ele deve ter mais nesa história do que conhecemos. Gosto desse plot e até aposto que Siegal possa voltar em alguns flashbacks não tão distantes por aí.

Sobre Peter uma coisa tem me entediado essa temporada: sabemos que Peter não vai deixar a divisão White Collar! Pronto é isso. Sem ele não tem série, não tem casinho da semana dos dois resolvendo e brigando juntos e nem nada. Agora essa proposta de trabalho em DC é melhor nos levar ao um plot bem interessante envolvendo os conflitos até agora expostos na temporada, porque não vejo outra saída. Ou vocês vão me dizer que Jones vai ser o novo supervisor de Neal?

peter-jones

Outra discussão a ser pontuada é que após cinco temporadas a rixa entre Peter e Neal já deveria ter sido amenizada. A sensação que o último episódio passou é de que Neal é apenas mais um criminoso que está empacando a vida de Peter e sabemos que isso não é verdade (não completamente, pelo menos). A reação do Peter a respeito da verdade sobre sua liberdade e os meios para esta são exageradas, pois, mesmo indo de encontro à suas verdades toda a ação de Neal foi somente para proteger o amigo – mesmo que seja a seu próprio modo.

A conversa de Peter e Jones sobre Neal é simplesmente um tapa na cara pra quem vem acompanhando a série. Se na temporada passada Peter, Neal e Elizabeth eram praticamente uma família, agora tudo isso foi desconstruído. Espero de coração que os produtores fiquem de olho nessas atitudes, porque como telespectadora não posso simplesmente aceitar que daqui 3 ou 4 episódios seja só amor entre os dois novamente. Muito dano já foi causado nesse relacionamento e eles não podem voltar disso par ao bromance mais uma vez.

O que eu quero dizer é que apesar de toda a confusão em que se metem Peter e Neal são aqueles amigos que mesmo não sendo amigos são amigos (The O.C feeelings).

Paro e penso: porque os roteiristas acham que assistimos essa série? Pelas falsificações e pelos ovos de dinossauro? Claro que tudo isso é divertido, mas no final é tudo voltado para Peter e Neal. Peter passou por um inferno para provar aos superiores do FBI que Neal era mais que apenas um criminoso e agora é ele que precisa de provas disso? Por mais divertido que seja ver Peter desconfiado, não estamos mais nas temporadas iniciais. Dizer que Neal roubou alguma coisa simplesmente porque estava lá é um ultraje. Se vamos decidir que Neal é um criminoso que só quer roubar pro resto da vida é melhor jogarmos ele de volta para a cadeia.

Por fim, penso que Peter está sendo meio hipócrita por dizer que Neal agiu pelas costas do sistema que ele tanto acredita. Não sei se vocês se lembram, mas lá na segunda temporada ele até fez Diana roubar a “Caixa de música”. Entendo por que ele fez isso. Porque ele precisava. Mas o mesmo conceito se aplica nesse caso para Neal.

Não estou dizendo que a série vai super mal das pernas. Não é isso. Até porque já abandonei séries por muito menos. Mas é que em algum momento vemos uma crise de identidade que pode levar a perdas maiores. O único personagem que continua em seu lugar é Mozzie. Mesmo porque se ousarem transformar o jeito carismático do nosso vigarista favorito a série morre.

Considerações finais:

– Espero que Neal possa encontrar o amor.
– Aonde está Diana, minha gente?
– Alguém mais acha que Neal talvez precise mesmo de terapia depois do episódio 5×04?


Aline Pavani

Estudante de jornalismo esperando pelo dia em que descubram um universo paralelo e possa finalmente trabalhar na Fringe Division.

Jaguariúna/SP

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Smallville

×