Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

RuPaul’s Drag Race – 8×07 Shady Politics

Por: em 20 de abril de 2016

RuPaul’s Drag Race – 8×07 Shady Politics

Por: em

Quando a soberba e o excesso de autoconfiança se sobrepõem ao talento, o resultado quase sempre é um: tudo se perde. E em se tratando de um reality de competição como é RuPaul’s Drag Race significa estar fora do programa que caminha cada vez mais próximo de coroar a vencedora de sua oitava edição.

Sem grandes acontecimentos, o episódio da semana impressiona na capacidade em que suas participantes têm de se superar, ou melhor, algumas delas. Shady Politics propõe que as queens trabalhem em duplas e montem suas campanhas eleitorais em cima de muito shade da candidata de oposição. O tema não poderia ser mais atual em se tratando da situação atual do Brasil, mas na verdade é uma referência direta às eleições que estão rolando nos Estados Unidos #facts. As escolhas das duplas, feitas por RuPaul, se sustentavam pelas diferenças criativas que aconteceram ao longo do show. E mesmo com o clássico minichallenge repleto de homens em suas underwears, o grande destaque fica de fato para a runway inspirada no cinema preto e branco.

 

Bob the Drag Queen VS Derrick Barry #ShadyPolitics
Há algumas semanas o shade entre as queens vem aumentando e dividindo opiniões entre os fãs de RPDR. Quase a antítese uma da outra, Bob, que se mantém como a provável vencedora da edição, entende que é preciso saber explorar da melhor forma as capacidades de Barry, enquanto a Neyde de Vegas precisa provar que todo aquele discurso digno de Oscar tem de fato algum sentido. E que o momento tem que ser este.

De longe, a melhor dupla a performar. Foi delas a vitória pelo melhor desempenho, dando uma nova injeção de ânimo em Derrick e ao mesmo tempo, reafirmando a estratégia de Bob na corrida.

Naomi Smalls VS Kim Chi #ShadyPolitics
A dupla mais fofa a desfilar! As queens tiveram que demonstrar criatividade e, no caso de Kim Chi, superar alguns velhos traumas – como seu problema de dicção e a oratória. O desafio na verdade ia um pouco além disso, já que sua oponente, Naomi Smalls, continua em uma crescente desde o último challenge. Demonstrando consistência e qualidade na forma como vem desenvolvendo sua performance na Drag Race, provando que foi uma das que mais cresceu até agora.

O que certamente as manteve a salvo foi que, mesmo sendo preciso produzir sua campanha em cima da desmoralização da oponente, o desafio ainda era em dupla. Pontos pra elas!

Thorgy Thor VS Chi Chi DeVayne #ShadyPolitics
Diferente da dupla anterior, Thorgy – mais preocupada em provar para si mesma que era melhor que Bob – comete o erro mais clássico e fatal de uma competição, ao negligenciar a força de sueus adversários e, principalmente, esquecer que se trata de um desafio em dupla.

Enquanto isso, Chi Chi parece ter consciência de que seu fraco desempenho a levará direto para o Bottom Two. Porém, existe a insegurança travestida de arrogância de Thorgy. E o problema foi justamente este. A falta de foco e determinação do trabalho em dupla, prejudicou as queens, que seriam salvas apenas se apresentassem algo surpreendente na passarela. Mas a julgar pelos episódios passados…

A proposta da passarela inspirada no cinema preto e branco inspira às queens a usarem produções à Detox na final da Season Monsoon como inspiração. O que nos leva direto para as análises da runway da semana.

 

Bob the Drag Queen
Category is: O Close da Palhaça
Bob apostou em uma produção inspirada no universo circense, saído direto do clássico de terror Freak’s. O uso do corpete ajudou a dar forma ao corpo da queen, que desfilou sem grandes problemas. O ponto positivo aqui foi vê-la reconhecendo que, por maior que sejam as diferenças entre ela e Derrick, esta se dedicou para que a dupla pudesse ganhar a prova. Atitude muito diferente de outra participante. E desde a derrapada na última runway, Bob percebeu que é preciso ir com mais calma. Servindo um look sólido, mas longe de algo memorável. Ela se mantém como a grande vencedora desta edição com quatro vitórias até agora.

Ps: mais uma vez Bob surpreende, no untucked, ao tentar ajudar as prováveis queens que iriam direto para o Bottom Two.

Derrick Barry
Category is: Wendy Del Rey Reallness
Como eu disse, foi nítido o esforço de Derrick para se destacar desde o último lip sync. Isso certamente dá a ela mais energia para tentar se manter na disputa. O problema é que agora as provas ficam cada vez mais difíceis, pois o nível das candidatas é alto. Mas diferente de tudo o que Barry vinha apresentando até aqui, foi interesse ver algo diferente, como a sacada da roupa dupla face. Achei o vestido feat. camisola algo como se Wendy se encontrasse com Lana Del Rey na Terra do Nunca.

Ps: ponto positivo pra quem sabe fazer piada de si mesmo, com a escolha de usar Chad Michaels como o patrocinador da sua campanha eleitoral.

Naomi Smalls
Category is: The other Raven
Desde que Naomi venceu Acid Betty, ou melhor, depois de vê-la vencendo o desafio passado. Sou obrigado a me desculpar já que em muitas das análises não conseguia ver o quanto Smalls poderia crescer dentro da temporada.

Ao optar homenagear Raven, Naomi aumenta sua popularidade ao mesmo tempo em que demonstra respeito à história da Drag Race. De longe o melhor look da passarela, diria que se a avaliação fosse de fato o desempenho na ruwnay, seria injusto não dar a ela mais uma vez a liderança da prova. Reafirmando o papel da azarão desta season! Go Girl!

Kim Chi
Category is: O Sombra meeting Pierrot Reallness
Desde o primeiro episódio venho batendo na tecla de como o trabalho artístico da maquiagem de Kim Chi é fabuloso, colocando-a como uma das queens mais criativas a passar pela história da Drag Race. O problema é que dificilmente ela se safaria em um embate de lip sync. Por isso, confesso que sofri ao ver que ela poderia estar entre as piores da semana dado o desempenho do vídeo. Isso, somado a toda pressão da competição fizeram com que a queen se emocionasse ao ter que lidar com seu trama com a própria dicção.

Diferente dos outros looks era como se este trouxesse de certa forma um ar mais triste e introspectivo à runway. Como bem colocado por um dos jurados, a maquiagem estava perfeita. Porém, me perdi um pouco na concepção da roupa.

Chi Chi DeVayne
Category is: Do Lixo ao Luxo
Semana passada a queen foi duramente criticada – e com razão, depois de apresentar um look um tanto quanto whore pra Doroty de Kansas. Esta semana, Chi Chi trouxe seu look mais glamouroso até agora, o que a favoreceu desde as últimas críticas, mas como seu desempenho no challenge foi tão ruim ainda seria preciso um milagre pra salvá-la do Bottom Two.

Comentei aqui que por mais que DeVayne se apoiasse por vezes na atitude de queen humilde, o discurso cansou e já foi demonstrado pelo discurso de Visage que não serve como justificativa para ser menos criativa ou competitiva. Chi Chi sempre que colocada na berlinda mostrou o quanto quer se manter na disputa pela Drag Race. Seja pela edição, como pelo próprio desempenho, Chi Chi fez um excelente trabalho ao dublar um dos clássicos mais tristes dos musicais, And I Am telling You I’m Not Going, de Dreamgirls. Mantendo a queen na competição por mais uma semana e mostrando como se faz um lip sync de qualidade.

Thorgy Thor
Category is: None Sex and The City
Sempre considerei Thorgy como uma das fortes candidatas a chegar ao Top 3 desta season, porém como já tinha adiantado em outras reviews, a maior concorrente de Thorgy era ela mesma. O resultado que vimos neste episódio foi uma candidata arrogante, mais preocupada em se colocar como boa demais para um lip sync e para a crítica dos jurados.

Como disse no começo do texto, faltou humildade e tato para Thorgy. A comedy queen errou no tom da campanha, fazendo com que o discurso de “já ganhei” a levasse direto para o Bottom Two da semana. Seu look inspirado no ícone fashion Carrie Bradshaw e na diva sensual do cinema preto e branco Mae West, conhecida pelos seis fartos, parece não sido suficiente para salvá-la da berlinda. Sem algo memorável para alguém que precisava ser salva do Bottom Two, talvez o excesso de confiança da queen não a deixasse notar isso.

A escolha de um clássico, conhecido por parte do público da Drag Race graças à versão cinematográfica de Dreamgirls, na voz de Jennifer Hudson. O fato é que faltou emoção e gana na hora de dublar Holliday (a Jennifer “original”), e um dos hinos da cultura gay. A sensação que tive foi de que os pontos já tinham sido entregues antes mesmo de começar a batalha. Isso somado à forma em como vi Thorgy se comportar nos bastidores – mais preocupada em fazer shade que em se preparar – decepcionou, quando na verdade as vozes ouvidas eram tantas, mas ao mesmo tempo apenas de Thorgy Thor. Sashay Away pra senhora e sandálias my dear!

 


Restam agora cinco candidatas, e a corrida fica cada vez mais acirrada. E aí, quais são suas apostas para esta season? Dada às últimas mudanças, este é meu Top3: Bob / Naomi / Kim Chi. Até a próxima review!


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×