Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

RuPaul’s Drag Race – 9×03 Draggily Ever After

Por: em 8 de abril de 2017

RuPaul’s Drag Race – 9×03 Draggily Ever After

Por: em

Draggily Ever After tinha tudo para ser um episódio fabuloso, mas em vez de nos levar para um reino de fantasia, acabou chegando mais perto de um trem fantasma.

Pode ser pela quantidade de queens ainda na disputa, pode ser uma forma do programa tentar ser menos corrido, mas não tivemos mini-challenge e nem um desafio avulso. O tema da semana era criar uma personagem mítica, seu mascote e apresentar tudo na passarela: a roupa, o conceito, a história e o mascote. Não tivemos nem mesmo uma amostra do processo de gravação no fundo verde. Se a passarela por si só tivesse sido espetacular, nada disso seria necessário, mas não foi o caso.

Cynthia parece não ter aproveitado o ano entre uma temporada e outra para melhorar sua drag (o que até  faz sentido, considerando a doença). O look rosa não tinha nada de lúdico, aquele coelho foi completamente aleatório e a Princesa Cuculina é a única coisa que ela sabe fazer: trocadilhos usando Cucu no meio. A princesa do fogo de Peppermint tinha um bom conceito, uma história de superação e um mascote simples, mas que ficou bem legal na tela. Apesar disso, não acho que tenha merecido o top 3. E podem me chamar de doida, mas eu facilmente colocaria Farrah em um top 5, porque apesar da saia tosca e do mascote de olhos fechados, o look dela conseguia transmitir a “magia” do desafio e a história da Princesa Pacifica era criativa e divertida.

Charlie Hides é a queen mais subestimada dessa competição – inclusive por ela mesma. Não teve nenhum look descuidado ou feio até agora, e merecia muito mais a vaga de Peppermint no top 3 da semana. Vestido, maquiagem, peruca e até a mascotinha estavam no ponto. Pode não ser o suficiente para uma final, mas neste ponto da competição já é o suficiente para se destacar. Eureka fez um trabalho péssimo essa semana. Quando ela falou da princesa do esgoto, eu imaginei algo na linha do que Violet apresentou na final da season 8, mas quando ela subiu na passarela com aquela bagunça de roupa, aquelas baratas coladas na cara e aquele mascote sem graça, foi só decepção. Alexis Michelle acertou muito no visual, mas o conceito da sua princesa do metrô ficou confuso, e aquele mascote também não convenceu.

Por onde começar a falar dos erros de Kimora Blac? Do look sem graça? Daquela banana gigante estranha? Da passarela totalmente desanimada? Do macaco chatíssimo que ela escolheu como mascote? Da história de superação que foi subir ali sem seus enchimentos? Ela sabia que tinha perdido, tanto sabia que fez um dos lipsyncs mais borocoxôs da história, merecendo muito a eliminação. Nina mais uma vez tentou fazer um look impactante, mas faltou um pouco de tudo ali: um pouco de graça, um pouco de refinamento, um pouco de originalidade e um pouco de tecido, pra não esmagar tanto os peitos. A história da princesa de Sasha era encantadora, mas o look parecia desconectado do mascote e da mitologia, faltou coesão, e talvez uma mudança na roupa para marcar o momento de libertação da princesa Uglina.

Shea teve problemas para andar com o vestido, e até aí ok, mas mais uma vez: o look não era lúdico, o mascote não parecia ser do mesmo universo que a sua princesa e a história era chata. Quando tudo parecia perdido, surgiu Valentina para salvar a semana. Eu juro que tento ser imparcial, mas ela não colabora! O look era lindo, mágico, a maquiagem estava maravilhosa e o mascote era engraçadíssimo, tinha uma personalidade totalmente diferente da sua princesa Vira, mas claramente pertencia ao mesmo mundo que ela. Aja, por sua vez, estava tão confiante no seu look e nas suas habilidades de costura que esqueceu de se olhar no espelho antes de subir na passarela, porque só isso explica uma roupa tão feia, uma maquiagem tão mal acabada e uma peruca mal encaixada daquelas.

Quando a vitória de Valentina parecia certa, Trinity veio cumprir a promessa de tira-la do topo, e fez tudo direitinho. Conquistou Ru com sua Princesa Aquapussy desde a workroom, fugiu do seu estilo de drag de concurso e apresentou um look conceitual belíssimo, além de um mascote super carismático. No meu top 3, ela ainda ficaria atrás da Valentina, mas não dá pra considerar a vitória injusta, ela realmente mandou muito bem.

A melhor parte do episódio, na verdade, foi o Untucked. Começou com os tradicionais palpites de quem estaria no top e no bottom, mas logo elas entraram em um debate divertidíssimo sobre quem pegaria quem e a lista da Shea tinha mais nomes que a list de Schindler. Aja ficou possuída pelo ritmo do recalque para cima da Valentina e Trinity fez um dos discursos mais sensatos da história do programa sobre como e por quê se deve aceitar as críticas dos jurados com humildade e cabeça aberta. Até Kimora conseguiu sair com uma imagem bem mais fofa e menos entojada depois de expressar o carinho e a gratidão que ela teve com suas companheiras antes de ser eliminada.

Algumas observações:

– Todo mundo tem um amigo que nem a Aja, que parece uma beleza nas redes sociais, mas pessoalmente…

– Trinity chamou a responsabilidade de ganhar pra ela e cumpriu o que prometeu, mas será que vai conseguir manter esse foco até o fim?

– Apesar do tom leve e bem humorado do programa, um dos pontos altos do episódio foi a conversa sobre a tragédia da Pulse. Todas devem ter se sentido atingidas de alguma forma.

– Shea topzêra, heim?

– A edição está claramente construindo a imagem de Valetina como a queen linda, inexperiente e talentosa que se torna alvo das outras por inveja.

– Vamos combinar, a Farrrah podia ter feito um cursinho de corte e costura antes de entrar pro programa, né?

– “O que é um adjetivo?” (BLAC, Kimora)

– Meu top 3 da semana: Valentina, Trinity e Charlie. Bottom: Kimora, Aja e Eureka.

O que achou do episódio? Concorda com a vitória de Trinity? E com a eliminação de Kimora? Deixe seu comentário e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×